![Citação](https://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png)
Postado originalmente por
Luiz Castilho
Amigos
Hoje, domingão, estava em casa de bobeira, pesquisando sobre o tal scanner para descobrir ao certo o problema do carro e me ocorreu o seguinte: é quase uma unanimidade que o problema dessa luz check engine acesa passa pela sonda lambda. Se assim de fato for, é por que ela não está funcionando direito, ou seja, por algum motivo não está fazendo a leitura dos gazes que saem das câmaras de combustão. Isso, na minha humilde e ignorante análise pode acontecer por dois motivos:
1- O sensor dentro da sonda está de fato defeituoso.
2- Os gazes não estão chegando ao sensor, por alguma obstrução, entupimento ou sujeira.
Quem já viu uma sonda dessas ao vivo ou em foto, sabe que ela se parece um pouco com uma vela de carro, com umas ranhuras ou buracos por onde os gazes devem entrar e entrar em contato com o sensor. E se a sujeira e carbonização forem se acumulando nessas ranhuras até fechá-las? Será que isso ocorre? Será que é possível limpar uma sonda lambda, recuperando-a? Fui atrás dessas respostas e achei um video de um português ensinando a limpar um sonda lambda. O resultado antes e depois é impressionante. O vídeo é esse:
Aí pensei: vou limpar minha sonda lambda! Estou aqui com meu filho e ele foi me ajudar. Entrei debaixo do carro e achei a sonda, presa à parte final do catalizador. Com uma chave inglesa eu conseguiria com cuidado desatarrachá-la e proceder à limpeza. Era preciso antes, desconectar seu cabo que seguia para a parte superior do motor. Mexi no cabo e pedi para o meu filho ver aonde ele ia dar. "Pai, já vi onde ele chega mas tem outra sonda aqui na parte superior do catalizador". Oi??? Duas sondas. De fato nosso Grand Vitara tem duas sondas no catalizador, que numa breve pesquisa descobri serem chamadas de primaria e secundária. Segue foto mostrando as duas. Essa mais próxima é a de cima, a primária. Mais atrás é possível ver a segunda, aquela à qual tive acesso sob o carro:
E aqui, os conectores de ambas as sondas:
Aqui um plano mais aberto para localização dos conectores. Eles ficam logo acima do catalizador, onde estão as sondas:
Logo ficou claro que eu não conseguiria desenroscar a sonda de cima. Não havia espaço suficiente para a minha enorme chave inglesa. Vou limpar só a debaixo, a secundária, pensei. Primeiro passo, soltar o conector. Mexe pra lá, mexe pra cá, pressiona as presilhas, puxa, faz um pouco de força e nada! Não consegui soltar o conector. Fui até o limite de não quebrá-lo. Bem, a tal limpeza não seria feita. Já estava pra fechar o capot quando tive um pensamento meio troglodita. Pelo vídeo do português, vê-se claramente a sonda carbonizada. Se ela está envolta em carvão sólido, talvez um processo mecânico possa soltar parte dessa sujeira. Em silos de cimento se faz isso para soltar o material aderido às paredes. E há nesse processo também uma similaridade conceitual com a limpeza de bicos por ultra som. Peguei a chave inglesa e dei algumas batidas em ambas as sondas. Pouca força para não danificar. Era o máximo que eu podia fazer. Não tinha a ferramenta correta para retirar a sonda de cima e nem o conhecimento para o simples ato de soltar um conector.
Bem, vamos ligar o carro. Vai que... Viro a chave. O painel inteiro se ilumina. Giro o arranque. O motor funciona e... A CHECK ENGINE SE APAGA!!!!!
Foi a manipulação do conector? Foram as batidas nas sondas? Ela se apagou para sempre ou vai voltar a acender? A última pergunta o tempo responderá. As outras duas talvez nunca tenham resposta.
Achei que no estágio em que nos encontramos, com essa luz acesa e sem respostas confiáveis das concessionárias, qualquer informação a mais poderia ser importante então resolvi postar aqui. Espero que possa ajudar. Se alguém tentar esse método ogro empírico por favor poste os resultados ou a falta deles.
Em tempo, meu carro está com 110.000 km rodados e comprei zero.
Abs