Só o que posso postar é minha experiência prática... naum entendo tecnicamente da parte interna de amortecedores....
Prefiro sempre os amortecedores a gás pois naum abro mão do conforto que eles proporcionam...
Uma vez caí na tentação do baixo preço e instalei amortecedores convencionais de marajó na traseira de um vitarinha 3P.... o carro ficou quase um samurai de tão duro.... e em areias fofas com o carro desatolando (rodas um pouco mais rápidas que o carro) as rodas sempre pulavam um pouquinho fazendo costeletas na areia no traçado do pneu....
Com amortecedores a gás o carro fica mais macio, treme menos nas estradas de terra sem perder a estabilidade nas curvas.... além disso, praticamente não acontece a trepidação das rodas na areia que descreví acima, só em casos extremos...
Estou muito satisfeito com os que instalei no sombra.... foram os Gás Premium para a traseira do Opala/Comodoro mais novo...
O custo?
Foi bem mais barato que os originais, porém bem mais caro que qualquer modelo convencional naiconal que sirva nos vitaras...
Paguei R$290,00 pelo par dos amortecedores Gás Premium para Opala...
Um par convencional de Opala custaria por aqui uns R$ 150,00
Um par convencional de Chevette uns R$80,00
Como depoimento final...
Tenho o Escuridão que usa os amortecedores e molas Originais (tudo testado funcionando 100%).... E o sombra que usa os amortecedores de Opala....
O sombra, mesmo mais alto e com molas de chevette, está melhor de andar que o escuridão a ponto que quando os amortecedores traseiros do Escuridão derem pau vou trocalos pelos de Opala....
Os amortecedores com reservatorio em separado como foi falado são mais para o uso pesado em off-road rápido, justamente pela maior refrigeração.
Mas temos muitas S-10 e principalmente Trollers usando os HDS em competições Cross Country como os Sertões.
(...)
Isso mesmo
Sem contar q tem a vantagem de regulagem de pré carga em alguns modelos com pressurização externa, o q não seria possível se a pressurização fosse interna.
Gasoso, a adaptação desses amortecedores de opala à gás é muito complicada?
Sem querer complicar mas já tumultuando tudo.... Depende da sua definição de instalar....
Se for só pendurar o danado no carro... instalar os amortecedores de opala será sempre plug and play... os encaixes são identicos....
A questão é que o ponto crucial da instalação do amortecedor naum é pendurar ele na viatura... e sim a relação entre o tamanho do amortecedor fechado / aberto em função da altura de sua suspenção para que ele possa trabalhar de maneira adequada.... as vezes é preciso colocar um calcinho ou trocar uma molinha etc....
Para suspensões originais ou até 2" os de opala são Plug and Play literalmente....
Para quem levantou 3" ainda pode-se utilizar os de opala mas os de ômega, também são plug and play e dariam melhor resultado pois tem mais abertura....
Para quem levantou 4" ou mais nem se fala, este amortecedor naum serve.... ele é muito pequeno...
Em outras palavras, os amortecedores de opala (assim como os de Omega e Kadett) encaixam 100% no vitara sem adaptar nada, mas vc precisa ver se suas molas e calços vão deixar eles trabalharem corretamente...
Superada a questão do tamanho .... retornaremos ao assunto do tópico A gás ou a óleo ??? Este ou aquele modelo ???
Os amortecedores são para os modelos de opalas mais novos....se naum me falha a memória para modelos produzidos de 1989 a 92, seja 6 ou 4 cilindros, opala ou comodoro....
Servirão em vitaras ou Sidekicks (de acordo com a altura da suspenção postada anteriormente)... tanto para modelos 3 ou 4 portas de qualquer ano...
Pô valeu vou ver se compro amanhã mesmo e vejo se instalam na loja pois sendo plug and play não havería dificuldades, o ideal são os Monroe Gás Premium, certo?