Mas só melhora, desconfiei de porque a luz do motor não ligou com as falhas registradas dos sensores lambda. Fui verificar, fusível da luz OK (senão nem liga o carro, porque tirei e não funcionou mais quase nada).
Ou seja, a luz OU está queimada OU foi deliberadamente retirada. Vou ter que abrir o painel para ver isso. Mas só vi dar problema nessas luzes de indicação quando minha mãe mandou lavar o cofre de uma Elba.
Eu tive o mesmo problema com esse motor, quilometragem parecida 60.000 e ano da viatura 2009. No meu caso, eu era o terceiro dono então não sei como era o estilo de troca de óleo dos donos anteriores e nem posso confirmar se esses 60.000 eram a quilometragem real. O motor estava muito carbonizado, tive que fazer uma descarbonização completa e troca dos retentores e juntas, o carro ficou zero e melhorou muito o consumo. Esse motor é muito resistente, mas é muito sensível a carbonização.
Estou com um problema bem parecido...
A minha também é 2009, uns 70k rodados e está com a luz de CHECK ENGINE acendendo.
Ta fumaçando um pouco na primeira partida e óleo está baixando mas não suja o chão da garagem.
O óleo está baixando bem devagar, tipo quando chega nos 5mil esta com o nível bem baixo mas não chega a acender a luz do óleo.
O consumo piorou muito. Caiu de 6,5 - 7 para 4,5 - 5.
Esse problema já vem a um certo tempo, comecou somente coma luz acendendo mas o carro nao falhava e o consumo foi piorando aos poucos. Pelo codigo de erro, que era algo relativo aos gases emitidos, o mecanico da concessinaria suspeitou do catalizador. Como era muito caro trocar e não estava afetando praticamente em nada o desemplenho resetei o erro e continuei. Fiz isso algumas vezes e a luz sempre voltava embora o carro estivesse "normal".
Mais recentemente fiz uma viagem e deixei o carro parado uns 20 dias. Quando voltei estava falhando, engasgando.
Estava tambem na época de troca de óleo. Levei na suzuki e o mecanico disse que precisa ir para retifica.
Ele simplesmente limpou as velas e colocou 2l de oleo e sugeriu que eu fizesse o servico no motor.
Fiquei de observar se estava fumacando e decidir sobre fazer o servico.
Depois que sai de la o consumo voltou para a casa dos 6,5 - 7 e o carro perfeito.
Agora, uns 2 meses depois, a luz já acendeu de novo e o consumo já esta na faixa dos 5,5 -6. Embora o carro não esteja falhando.
Gostaria muito de saber como resolveu o seu problema.
Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem vinda
lpalacio, se forem os retentores, é só abrir e trocar. Não deve falhar, mas vai descendo óleo por ali.
Sobre o consumo, as sondas lambda podem estar sujando com o óleo e não funcionando corretamente. Já tentou limpá-las?
Quais eram os códigos de erro do motor?
Estou com o mesmo problema galera, fiz descarbornização quimica e melhorou por um tempo, mas a fumaça voltou, ligando pela manhã e e ficar muito tempo parado na lenta..... Será que é possivel trocar os retentores sem retirar o cabeçote? Tem alguns carros que dá.
Estou com o mesmo problema galera, fiz descarbornização quimica e melhorou por um tempo, mas a fumaça voltou, ligando pela manhã e e ficar muito tempo parado na lenta..... Será que é possivel trocar os retentores sem retirar o cabeçote? Tem alguns carros que dá.
Rafa, neste motor j20a, tem que abrir o cabeçote para trocar os retentores.