Opa.... valeu Aviasom!!! Pow Ricardo não iria dar mesmo ficamos em 5 no hotel heheheheh.... Se tivesse ido sozinho... o Curso foi ali em Granja Viana na Sede da GE e fiquei hospedado a 14km dali... kkkkkk na sexta feira tive que levar um dos colegas pro aeroporto de congonhas... aindei 30km ida e volta para o hotel saí as 17:00 cheguei no hotel as 20:30.... que isso, não dá pra viver não... kkkkkkkkk
Pajero Full 3.2 Diesel 10/11 - ON
Pajero Sport 3.5 V6 10/11 - OFF
Tracker 08/09 - OFF
E como ficou a batida de pino, pois pelo que vi atrasou? Correto?
Abraço
Postado originalmente por MARCANGIANE
bom dia amigos!
após um longo teste de configurações de diferentes graus de avanço de ponto cheguei a conclusão de que o melhor ajuste do conjunto ficou na casa dos 10 GRAUS APMS,com esta configuração de ponto meu carro ficou com autonomia de 10 km/l na cidade andando normalmente sem forçar muito a RPM e 11,5 km/l na estrada até 120 km/h subindo ladeiras sem precisar reduzir marcha em algumas ocasiões sem falar que a marcha lenta ficou uma beleza e o motor bem silencioso.
bom dia a todos,,,,,este procedimento eu fiz com uma pistola de ponto(dá mais precisão) se forem mexer no ponto de suas tracker mande verificar o ponto em que o carro está pois caso o resultado não os agrade possa voltar ao ponto original
e para quem possua tracker e com bom desempenho e nunca mexeu no ponto original aconselho deixar como está
Obs:minha tracker não grila de jeito algum mesmo com 16 graus a cada 5000 km rodados ou quando vou andar em trilhas onde se exige mais do motor eu adiciono ao tanque um aditivo STP limpeza pesada(frasco preto)
amigos na minha tracker esta configuração funcionou uma beleza mais cada carro é diferente pode ser que em alguns o resultado seja diferente (não é regra).
Marcangiane,
Deu muito trabalho alterar o ponto?
Aqui no ES é meio tenso achar bons mecânicos e eles tem medo de fazer essas coisas...
O meu tá com uma boa autonomia, mas tem horas que perde potência. a rotação dele na lenta tá na casa de 900rpm e queria tentar aumentar um pouco.
Se tiver como me dar uma luz eu agradeço.
Valeu Marcangione!! O dificil vai ser os mecanicos da minha cidadezinha terem essa pistola de ponto só pra conferir.
Terra, aqui em sp o transito é uma lástima msm. Mas tudo depende do dia da semana, do clima, de como estão as greves e manifestações. Tirando a média desses eventos tem que se escolher um horario melhor para dar role.
Eu trampo em SP e pego a estrada as 5 da matina e volto as 16 horas. Se for no horario de hush sem condições msm, infelizmente..
qual o procedimento para esse ajuste de ponto aí? pq o motor da tracker (j20a) utiliza roda fônica, o qual não permite esse ajuste de ponto...
Falei com meu mecânico e o mesmo fez o mesmo informe. Você pode até alterar mas injeção eletrônica faz o ajuste automático da queima e para mais ou menos conforme a qualidade do combustível. Então teoricamente a informação aí não ta valendo nada.
bom MARCANGIANE...podeira explicar para nós este ajuste? onde foi feito, e como foi feito?
foi alterado algo na roda fônica/chaveta da mesma? como ter um ajuste preciso disso já que a injeção fica variando o ponto em função da temperatura e outros inúmeros fatores.....
Pages from 99500-65D20-01E_vol2.pdf aqui está o manual de como regular o ponto de ignição da tracker. muitos mecânicos não sabem que este motor possui um regulador de ponto "distribuidor" de ignição.
com o motor no ponto de ignição correto a queima de mistura (ar/combustível) será a mais perfeita e completa possível sendo assim o sensor de oxigênio informa a central a presença de oxigênio nos gases de escape,este sensor é responsável pelo equilíbrio da injeção, pois ele tem a função de enviar a informação de qual é o estado dos gases (mistura) do motor(mistura pobre ou rica),em função desta informação(Pulso Elétrico) que a unidade do motor(ECU) controla o pulso da injeção.
Sensor lâmbda: este é o grande nariz do sistema, ele fica dentro do escapamento “cheirando” os gases que são exalados, quando o resultado da queima esta fora dos padrões ele informa o módulo para corrigir a quantidade de combustível. Se mesmo assim o resultado continuar alterado, a luz da injeção acenderá, indicando o problema no sistema.
e é por isso que o ponto de ignição correto é crucial para um bom desempenho do motor
no meu caso o ponto ideal para o MOTOR DA MINHA TRACKER o ponto ideal foi de 10° APMS e ficou muito bom o desempenho e o consumo.
tsc tsc tsc.. o amigo ressaltando SEMPRE que na DELE funcionou e a galera toda crespa...
Marcangiane, você está certo.
Aliás, complementando de forma bem resumida, os ajustes deverão ser feitos sincronizados, atrás (distribuidor) e na frente (variando com a pistola). Tem que casar essa dupla.
Eu sei 'A' teoria e mas vi o procedimento ao vivo.