Vou dizer o que sei sobre o óleo do cambio automático de uma fielder.
Foi chato de achar o óleo exato do fabricante para trocar, só achei, com muita burocracia em uma concessionária.
E descobri que se por alguma coisa similar ou, principalmente, de outra marca o bixo pega (velha briga atf-iv x dexron III).
Ou seja, qquer coisa diferente do especificado pelo fabricante muda o funcionamento do cambio.
Deve ter entrado agua no seu cambio e o óleo não é mais aquele.. eu trocaria todo o óleo.
Tem que abrir, tirar o carter, trocar o filtro, a junta e com o carro levantado existe uma máquina que tira todo o óleo das mangueiras. Dai colocaria óleo novo totalmente..
Se mesmo assim persistir, pode ser solenoide.
A grande pergunta é: como poderia ter entrado óleo no cambio (já que é bem vedado)? Ou vareta com folga?
Por outro lado, pode ser algum simples sensor com mal contato. Tente desconectar tudo que é fio ligado ao cambio e recoloque depois de lubrificado com wd-40.
Boa sorte