x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
    Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Agradecimentos: 0

Cambio automático não troca marcha quando frio

Bom dia!
    Estive em viagem neste carnaval, e durante uma trilha precisei atravessar um pequeno rio. Cerca de 15m de largura com água a 50-60cm de altura. Atravessei sem problemas, notando um pouco de água que entrou pela porta do passageiro.
    Estacionei e saí cerca de 1h depois. O carro engasgava um pouco, mas ao final do dia desapareceu. Mas desde então, sempre que o carro está frio, o cambio automático não muda marcha, o que também desaparece após alguns minutos parado em ponto morto.
    Pesquisei na internet e não encontro problema similar para me ajudar. Alguém sabe o que pode ser, e qual a gravidade do problema?
    obrigado!

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Agradecimentos: 102
    Olá,

Vou dizer o que sei sobre o óleo do cambio automático de uma fielder.

Foi chato de achar o óleo exato do fabricante para trocar, só achei, com muita burocracia em uma concessionária.

E descobri que se por alguma coisa similar ou, principalmente, de outra marca o bixo pega (velha briga atf-iv x dexron III).

Ou seja, qquer coisa diferente do especificado pelo fabricante muda o funcionamento do cambio.

Deve ter entrado agua no seu cambio e o óleo não é mais aquele.. eu trocaria todo o óleo.

Tem que abrir, tirar o carter, trocar o filtro, a junta e com o carro levantado existe uma máquina que tira todo o óleo das mangueiras. Dai colocaria óleo novo totalmente..

Se mesmo assim persistir, pode ser solenoide.

A grande pergunta é: como poderia ter entrado óleo no cambio (já que é bem vedado)? Ou vareta com folga?

Por outro lado, pode ser algum simples sensor com mal contato. Tente desconectar tudo que é fio ligado ao cambio e recoloque depois de lubrificado com wd-40.

Boa sorte
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Bom dia amigo,

Qual modelo do cambio automático? Vitara 3 ou 4 marchas?
    Se for 3 marchas, é o th180 igual o do meu.
    Uma pergunta, esse rio que atravessou, agua corrente ou tinha barro, lama??
    Para ter entrado agua no cambio, a forma mais comum é pelo retentor do conversor de torque, o que praticamente se desmancha em contato com muita lama (passei por isso esses dias).
    Quando quente, vazou um pouco de óleo pelo cambio?

Outra questão bem mais simples, pode ter apenas rachado a mangueira do vácuo do cambio, que aciona a troca de marchas, problema comum nos vitaras também. Geralmente ela racha na curva próximo do motor, basta cortar a ponta e engatar novamente dai. Quando isso acontece, as trocas de marchar só são feitas com o motor quente e em altas rotações.
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Olá,

Vou dizer o que sei sobre o óleo do cambio automático de uma fielder.

Foi chato de achar o óleo exato do fabricante para trocar, só achei, com muita burocracia em uma concessionária.

E descobri que se por alguma coisa similar ou, principalmente, de outra marca o bixo pega (velha briga atf-iv x dexron III).

Ou seja, qquer coisa diferente do especificado pelo fabricante muda o funcionamento do cambio.

Deve ter entrado agua no seu cambio e o óleo não é mais aquele.. eu trocaria todo o óleo.

Tem que abrir, tirar o carter, trocar o filtro, a junta e com o carro levantado existe uma máquina que tira todo o óleo das mangueiras. Dai colocaria óleo novo totalmente..

Se mesmo assim persistir, pode ser solenoide.

A grande pergunta é: como poderia ter entrado óleo no cambio (já que é bem vedado)? Ou vareta com folga?

Por outro lado, pode ser algum simples sensor com mal contato. Tente desconectar tudo que é fio ligado ao cambio e recoloque depois de lubrificado com wd-40.

Boa sorte

Chuva, obrigado pelo retorno. Vou verificar esta questão do óleo. Nos dias seguintes ao ocorrido verifiquei o óleo e não apresentava nenhuma diferença em relação ao normal (nível, cor, viscosidade, brilho,etc). Conversarei com o mecânico sobre esta possibilidade. Nós achamos que os contatos molhados fazem mais sentido...
    Grande abraço

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Citação Postado originalmente por tjflorindo Ver Post
    Bom dia amigo,

Qual modelo do cambio automático? Vitara 3 ou 4 marchas?
    Se for 3 marchas, é o th180 igual o do meu.
    Uma pergunta, esse rio que atravessou, agua corrente ou tinha barro, lama??
    Para ter entrado agua no cambio, a forma mais comum é pelo retentor do conversor de torque, o que praticamente se desmancha em contato com muita lama (passei por isso esses dias).
    Quando quente, vazou um pouco de óleo pelo cambio?

Outra questão bem mais simples, pode ter apenas rachado a mangueira do vácuo do cambio, que aciona a troca de marchas, problema comum nos vitaras também. Geralmente ela racha na curva próximo do motor, basta cortar a ponta e engatar novamente dai. Quando isso acontece, as trocas de marchar só são feitas com o motor quente e em altas rotações.
    tj, valeu pela ajuda.
    Meu carro é um Sidekick 93, cambio 4marchas.

Vamos lá...
    O rio era de água corrente, bem limpa.
    Não houve vazamento de óleo. Segui acompanhando o nível do óleo nos dias seguintes e nada baixou.

e vou verificar a mangueira de vácuo. Bela dica também.

abraço

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Outra informação complementar...
    O câmbio volta ao normal não apenas quando é aquecido ligado. Se eu ligo o carro à tarde por exemplo, depois de ficar aquecido no sol, funciona normalmente. O problema aparece quando o motor está frio e pela manhã.
    Não sei se ajuda ou muda a opinião de vocês.
    Abraços

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    zinabre! kkk

Usuário
    Entrada
    16/03/2014
    Local
    Apucarana/PR
    mrcost...
    conseguiu descobrir qual o problema do seu cambio.?
    tenho um Grand Vitara 1.6 16....99 e está apresentando o mesmo problema...e o mecânico já me tomou R$ 4500,00....estamos 4 meses em cima...e sempre volta o mesmo problema...
    Já tive a certeza que o mecânico que mexeu nele me enganou....e continua tentando me enganar...
    diz que trocou todos os discos ...
    agora me disse q identificou um problema no solenoide...foi trocado a peça, mas problema continua...
    agora está me dizendo que existe outros problemas....e vendo o seu post o meu está apresentando o mesmo problema.
    estou na luta, pedindo meu dinheiro de volta....
    vamos ver oque consigo fazer...
    se puder postar o desfecho do seu problema...que acredito que já tenha alguma solução.
    se alguém também, se tiver alguma opinião, sugestão...estou todos a ouvir...

Usuário
    Entrada
    30/01/2018
    Local
    Americana/SP
    Agradecimento: 1
    Olá, estou com o mesmo problema na minha cherokee xj.
    Pelo relato de vocês desconfio muito da solenóide pq o piloto automático também não está funcionando.

Onde fica a solenóide e como posso testa-la?

Abraços

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Será q estão colocando o óleo certo??

Pergunto pq já peguei mais de um carro q o óleo estava errado (cheiro, cor, gosto e densidade) e os sintomas a quente são falha em engate no tempo das marchas e desgaste prematuro (mais limalha q o comum). Isso digo de uma gv3 (só pode ATF 3309 ou ATF3317), q é o único câmbio que aprendi a mexer.. mas se for gv2 acho q é o mesmo, né? Igual TR4..

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
      Última resposta: 08/04/2017, 02:28
    2. Respostas: 18
      Última resposta: 22/12/2016, 23:18
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 28/04/2013, 21:44
    4. Câmbio automático - falhando quando frio
      Por mdaminello no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 15/05/2006, 15:32

Permissões de Postagem