Postado originalmente por
rogerjunior
mgnecco,
O Jimny é um Jipe... o Grand Vitara não! Passeios leves, trilhas leves com pequenas erosões e desnivéis de até no máximo 30cm o Grand Vitara vai de boa, não vai mais porque o entre-eixo é grande... erosões com desníveis é complicado para ele, pois exige muito do carro, o relevo faz torcer toda a carroceria...
Como lhe disse, passeios leves é bem tranquilo, eu fui Zequinha do Cocatriz no Suzuki Adventure BH, e os GrandVitaras passaram pelo trajeto com desenvoltura, entretanto, no trajeto, tinha era trechos íngremes que bastava a reduzida e o carro ia... sem erosões e desníveis...
Em viagens acima de 500km o Jimny fica um pouco cansativo, o carro é um jipe, sendo assim, é limitado na velocidade, acima de 120km/h começa a ficar perigoso e o ideia é ir entre 100km/h a 110km/h em trechos em reta... pista sinuosa nem pensar, é ir tranquilo ali por volta dos 70km/h
O GrandVitara é um SUV que possui todo o conforto e espaço... pode ter certeza que é um carro de manutenção mais cara e sujeito mais manutenção na suspensão no decorrer do uso.
AGora, o Jimny é diferente, trechos com erosões curtas, longas (trocas de óleo), desníveis em afloramentos rochosos de até 40cm e sair literalmente da estrada pegando mato descampado, trechos com valas, lugares ingrimes com descidas curtas a 70° (sempre entrando de frente na reduzida) o carro (principalmente o 4Sport por ter melhores ângulos de ataque e saída) vence com certa desenvoltura... aí vai da técnica e da coragem...
O Jimny suporta isso porque foi feito para isso, entre-eixos curto, carroceria sobre chassi e eixos rígidos na frente e atrás fazem com que o conjunto tenha uma boa resistência e durabilidade... então, o JImny além dos passeios leves, faz trilhas médias sem problemas... é jipe...
Então, vai depender muito do seu gosto... se você gosta de se aventurar e ir descobrindo o que tem ali (mesmo não havendo estrada), vai de Jimny... se você quiser um carro confortável, para família e longas viagens, e que consegue superar trechos mais chatos em estradas de terra, vai de GrandVitara...
Eu particularmente, adoro o meu Jimny, todos os dias é pura diversão... gosto do jeitão dele de "ser"... hoje mesmo, fizemos um trecho de trilha média de 1km aqui perto do trabalho, eu no meu Jimny e meu chefe na Defender 90... ajuda a desestressar aqui no trabalho...hehehehe
Abraços,
Roger