Eu por exemplo tenho 2 veiculos 4x4, e os custos (manutenção, combustivel, óleos, pneus e etc) de ambos os veículos são completamente diferentes !!!
O principal é saber para que você quer um veículo 4x4, para andar na cidade, sinceramente os custos (no meu caso) são iguais ao de um carro de passeio comum com motorização parelha ao 4x4.
Ex. Eu tinha um Palio 1.0 que usava na cidade (dia a dia), troquei por uma Tracker 2.0, o palio gastava na média de 8km/l na cidade com ar condicionado ligado, a Tracker esta fazendo uma média de 7.5km/l.
Se levarmos em consideração os pneus por exemplo, os do palio aro 14 custam em média R$ 280,00 cada um, enquanto que estou comprando os pneus para a tracker, colocando pneus mistos que custam na faixa de R$650,00 cada um, mas observe que os pneus do palio duram em média 50 a 60 mil km, os que estou comprando para a tracker se bem cuidados duram entre 90 e 100 mil km.
Por outro lado tenho um GV (igual a tracker) que uso em trilhas, ai ja muda tudo, ja gastei quase o valor do carro em equipamentos, upgrades, modificações. O carro consome aproximadamente 4,5 a 5,0 km/l tanto na cidade quanto na estrada. Os pneus recapados de trilha custam na média de R$ 800 cada um e devem durar aproximadamente 15 mil km ou pouco mais que isto.
Enfim, você precisaria descrever exatamente o uso que pretende fazer com o carro, o nível de modificações pretendidas (se for fazer), entre outros fatores !!!
[]´s