x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
    Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Agradecimentos: 0

Question Qual o custo mensal para manter o seu 4x4?

Boa tarde a todos.

Gostaria da ajuda dos participantes do fórum para saber o gasto mensal total necessário para manter o seu veículo 4x4. Isto incluiria os gastos com consumo médio, manutenção (pneus, óleo, mão de obra, etc.), IPVA, seguro obrigatório e seguro. Seria interessante citar o modelo do veículo, o ano e a quilometragem.

O Motivo

Há meses acompanho a seção Suzuki do fórum, recolhendo informações e "namorando" as viaturas dos outros membros do fórum. Acredito que vários outros usuários (registrados ou visitantes) como eu poderiam se interessar nesse comparativo para ajudar na decisão se é o momento de comprar o primeiro 4x4, ao descobrir exatamente o custo médio para mantê-lo antes de comprometer o orçamento.

Usuário Avatar de aleilario
    Entrada
    26/11/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Sabato, sua pergunta é muito ampla ! Dificil de responder.

Eu por exemplo tenho 2 veiculos 4x4, e os custos (manutenção, combustivel, óleos, pneus e etc) de ambos os veículos são completamente diferentes !!!

O principal é saber para que você quer um veículo 4x4, para andar na cidade, sinceramente os custos (no meu caso) são iguais ao de um carro de passeio comum com motorização parelha ao 4x4.

Ex. Eu tinha um Palio 1.0 que usava na cidade (dia a dia), troquei por uma Tracker 2.0, o palio gastava na média de 8km/l na cidade com ar condicionado ligado, a Tracker esta fazendo uma média de 7.5km/l.

Se levarmos em consideração os pneus por exemplo, os do palio aro 14 custam em média R$ 280,00 cada um, enquanto que estou comprando os pneus para a tracker, colocando pneus mistos que custam na faixa de R$650,00 cada um, mas observe que os pneus do palio duram em média 50 a 60 mil km, os que estou comprando para a tracker se bem cuidados duram entre 90 e 100 mil km.

Por outro lado tenho um GV (igual a tracker) que uso em trilhas, ai ja muda tudo, ja gastei quase o valor do carro em equipamentos, upgrades, modificações. O carro consome aproximadamente 4,5 a 5,0 km/l tanto na cidade quanto na estrada. Os pneus recapados de trilha custam na média de R$ 800 cada um e devem durar aproximadamente 15 mil km ou pouco mais que isto.

Enfim, você precisaria descrever exatamente o uso que pretende fazer com o carro, o nível de modificações pretendidas (se for fazer), entre outros fatores !!!

[]´s
    GV 3 portas - Todo preparado e TRACKER para o dia a dia mas com alguma preparação !

Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Aleilario, muito obrigado pela resposta.

Tentei deixar mais amplo para que mais pessoas pudessem usar as informações, mas vamos ao meu caso!

Casal sem filhos, moramos em Uberaba/MG e perto do trabalho, fazemos tudo a pé (trabalho, estudos, compras, etc.). Estamos há dois anos vivendo sem carro e relativamente sem problemas (eventualmente pegamos um táxi e raramente alugo um carro 1.0 sem ar), então a compra não precisa ser imediata.

Atualmente eu usaria o carro umas três vezes por semana para ir estudar e viajaria para Belo Horizonte (uma vez por mês ou a cada dois meses, 1000 km ida e volta). Eu e a patroa somos biólogos, gostamos muito de viajar e sonhamos com o dia em que teremos nosso 4x4.

O orçamento não está muito folgado mas lendo os tópicos do fórum eu percebi que dependendo da viatura e do uso, é possível ter um 4x4 e gastar em um ano algo próximo ou o mesmo valor de um carro popular. Estamos de olho em algum suzuki: o sonho de consumo é um Jimny 4Sport 0 km, mas no momento não dá... Mas quem sabe um Samurai / Vitara / Grand Vitara / Tracker não seja um bom começo?

Daí o motivo do tópico: 1) Comprar um carro, sim ou não? 2) Comprar um 4x4 ao invés de um carro popular, sim ou não?

Abraço!

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Agradecimentos: 102
    Oi Sabato. como o Ale disse é um assunto com muitas variáveis.. mas eu compraria carro 4x4 com certeza ao invés de carro popular! No meu caso tenho uma tracker 07 e uma fielder. Eu so uso a tracker a patroa a fielder. Revezamos e mesmo a fiedler valendo mais eu gosto 10x mais da tracker e evito ao máximo a patroa usando.. é minha segunda mulher.. kkk. Uso o carro para tudo e muito na cidade. Dei um upgrade básico no carro (lift de 2", pneus pra não passar nervoso e proteções inferiores) que deveriam vir de fábrica! Vale a pena para se divertir um pouco mais, sem abusar ou detonar a mecânica, uso com moderação; essa aliás acho q é a chave pra não furar o bolso com manutenção. Se meter o pé na jaca ou brincar de super man, qquer 4x4 quebra. O negócio é se divertir e respeitar, além dos limites do carro, o seu próprio limite. Preparado ou não esse carro é pau pra toda obra e na hora do enrosco vc não fica decepcionado. Tive pneus 90% pra asfalto qdo peguei o carro e achava q o carro era um carro normal mesmo.. aqui no fórum (aprendi e retribuio muito) descobri que dá para tirar mais leite de pedra, ou seja, melhorar a "originalidade". Há muitos modelos de 4x4 e eu comprei esse pq achava o carro bonito (mas muita tente acha velho e ridículo) e robusto, não tinha ideia do que o carro podia fazer e até hj desacredito em algumas coisas que já vi e outra que fiz. É muito parrudo e quebra pouco! Não troquei nada de importante até agora. Uma vez me preocupei com homocinética mas vi que era coisa boba. Pelo ano até é esperado não dar tanto problema, mas mesmo assim se achar algo bem cuidado vale a pena, pois a mecânica é um pouco melhor q de um carro popular. Sobre os custos eu nunca vi nada exorbitante, até qdo comparado com carro padrão de mercado, como um astra por exemplo. A não ser para achar algumas peças especificas (lata e vidro), mas muita coisa tem em desmanche ou é adaptável por 1/3 do preço... kkk Seguro eu não tenho pq em sp é fora da realidade e ipva completo tá na faixa de 1700 pra esse ano 2014. Dependendo do estado é possível fazer 10km/l com gasolina decente (andando na boa). O motor é 2.0 de 128 cavalos e só abre depois dos 3k rpm. Xoxo pro tamanho do carro, mas dá pro gasto. Manutenção preventiva bem feita é igual a de qquer outro carro, só que nesse caso vc realmente deve seguir o manual. Nada de pular passos do indicado pelos engenheiros. MAS se vc não sente falta e usa pouco por conseguir fazer tudo a pé aumente seu pé de meia e compre algo o mais novo que puder, é o que eu faria; ou seja, alguma coisa com ano acima de 2004 (10 anos de velhice no máximo; e tem q ver a km real tb). Esse motor vai com piloto moderado a uns 300kkm sem problemas em média. Tem q ter em mente tb que qquer 4x4 é um "jipão" que "pula" e tem o conforto bom, mas nada comparado com um carro na estrada, principalmente na velocidade. Esta, mesmo dependendo do estado, estando disponível, não deve ser abusada, já que esses carros mais altos tem pior centro de gravidade. Esse tipo de carro eu descobri que é um capitulo a parte no mundo automobilístico (descoberto e desfrutado com o tempo) já que une dois mundos até então separados pela guia. Espero que ajude! Boa sorte!
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

Tô com a Tracker há alguns meses e acabei de voltar de uma viagem ao Uruguai de quase 4 mil km por diversos tipos de terreno e agora gosto ainda mais do carro. A melhor média que fiz foi de 12,4Km/l de Montevidéu a Colônia entre 90 e 100 KM/H e vento a favor, ar 50% ligado; as outras médias foram na faixa dos 10,5 KM/L. Gosto do acerto original do carro. Ainda estou tentado a levantar e colocar pneuzão, mas acho que os contra são maiores pro uso. Acho a suspensão original bem confortável e nunca dei final de curso, apesar de muita gente reclamar da moleza. Gosto do comportamento do carro em baixa também. Faço conversões em ruas em terceira marcha e ela empurra de boa, sem pedir marcha. Com pneu maior isso talvez fique um pouco prejudicado por alongar a relação. Inicialmente tive alguns problemas até achar um mecânico que descobriu que um maldito barulho não era caixa nem diferencial, mas um defeito do cardã, que foi acertado. Antes de ontem rodei bastante pelas areias da região do Farol de Santa Marta, aqui em SC, e como é bom passar areião em terceira reduzida. É um tratorzinho mesmo. Saí de um Peugeot 308 pra Tracker por pura vontade de mudar de estilo, e não me arrependo. Ache uma inteira e seja feliz.

Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Obrigado pelos comentários, mas alguém tem uma ideia do gasto anual ou mensal?

O consumo que vocês relataram é com câmbio manual ou automático?

Valores na casa de 23 a 25 mil por uma Tracker/GV 2000/2002 com até 100 mil km são aceitáveis (para compra)?
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Agradecimentos: 102
    Então Sabato, custo anual só o ipva msm. Se passar da km pra trocar óleo tem isso tb, uns 150 reais. De resto só coloco gasolina. De vez em quando uma geral em todos os óleos do carro. (tracker 07 gasolina) São uns 5 lugares. São óleos caros mas se não colocar o carro dentro da agua duram muito, a grosso modo. O consumo do meu carro é referente ao cambio manual. Não existe Tracker automática. Só GV. Sobre o carro, verifique a tabela fipe e veja carros com valores nela ou acima, qquer valor abaixo desconfie. Va com seu mecânico ver o carro. O velocímetro é relativo, o pessoal muda. Tem q "ouvir" o motor e debulhar o der na vistoria. [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

Usuário Avatar de aleilario
    Entrada
    26/11/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    Sabato, voltei.

Então, pelo que vc descreveu, sinceramente acho que o carro ideal para vc seria realmente uma tracker. Se você pretende gastar até 25 mil em um GV, cara, coloque mais 5 a 7 mil em cima e pegue uma tracker.

O Gv é um excelente carro, tanto que eu tenho um, o meu esta com 160 mil km e sinceramente acho muito difícil eu vender este carro, até porque como ja disse ja coloquei quase outro carro (em termos de valores) em cima dele, de acessórios, equipamentos, melhorias e manutenção.

Mas este valor que eu coloquei em cima foram ao longo de 3 ou quase 4 anos, e uso o carro no dia a dia e em passeios e trilhas leves e pesadas. Ai com certeza se gasta pois por melhor que o carro seja, sempre tem algo a melhorar e as peças realmente quebram.

Comprei a Tracker para usar no dia a dia, viagem e expedições pois eu adoro este carro.

Quanto ao gasto anual, como o Chuva disse, pelo seu uso, vc vai gastar com manutenção preventiva apenas, troca de óleo, combustível e pelo menos a cada 50 mil km correia dentada. Por isto que digo, coloque um pouco a mais de grana, compre uma Tracker que é quase 9 a 10 anos mais nova que um Grand Vitara com certeza vc consegue comprar uma pouco rodada e com a manutenção em dia.

A minha é 2007 e comprei mes passado com 57 mil km !

Ah, quanto ao seguro, paguei 2.5K no meu perfil, 37 anos, usando o carro no dia a dia em SP e sem garagem no trabalho.

Mais dúvidas, vai postando ai que no que puder ajudar vamos tentando.

[]´s
    GV 3 portas - Todo preparado e TRACKER para o dia a dia mas com alguma preparação !

Usuário
    Entrada
    22/05/2010
    Local
    Campos dos Goytacazes/São Fidelis/RJ
    Agradecimentos: 2
    De uma olhada:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...impecavel.html (Tracker 2008 - impecável)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-000-00-a.html (GRAND VITARA 2 portas - baixei para R$ 20.000,00)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...4-93-93-a.html (Vendo Hilux SW4 93/93)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-97-98-rs.html (Suzuki Vitara 1.6 8V 2portas 97/98 (RS))

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...2-000-lbs.html (Vendo niva 91 amarelo com guincho 12.000 lbs)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...7-2-0-16v.html (Tracker prata 07 2.0 16v)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...urai-94-a.html (Vendo Suzuki Samurai 94)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-completa.html (Vendo Pajero TR4 2.0 16v COMPLETA!)

Seguro de veiculo diesel é caro, vc tem um perfil que roda pouco, entao gasolina ou flex, sobre tracker/GV sao bons carros, muita informação deles no forum, e outros locais, tem tanto pessoas como unico carro e pessoas com segundo carro. Usando para expedições, viagens e trilhas.

Seu uso seria trilha ou seria passeios em reservas ecologicas, expedições, viagens??
    Pois para passeio, viagens, a preparação é diferente, não precisa obrigatoriamente por pneu mud, da para andar com pneus mud ou mesmo all terrain (at - uso misto), mexer em altura do carro maximo um lift mas nao via de regra. pneu maior e tal tb acho que conforme seu uso nao demanda, sera mais proteger o fundo do carro (caixa carter transferencia), um snorkel pode ser util, mas pelo que li e comparando com meu exemplo um granvitara/tracker/Tr4 sao boas opcoes, mas o samurai bem conservado e tal pode ser uma solucao tb, eu nao sei espaço que vc demandara, e nem quanto de capital vc dispoe... seria bom vc citar o perfil completo, para tenhas um estudo de caso mais preciso...

Usuário Avatar de diegotmc
    Entrada
    25/06/2013
    Local
    Brasília/DF
    Comprei meu Vitara em agosto. é um 3 portas metal top 1995.
    Comprei como segundo carro, pra brincar no fim de semana e fazer algumas viagens aqui por perto (Chapada dos Veadeiros e tal).

O carro tem mais de 15 anos, então não paga IPVA. E como não uso no dia-a-dia, não tem seguro.
    O consumo dele tá na faixa de 10 km/l. Tem 175 mil km.

Comprei algumas peças assim que peguei o carro (rotor e tampa do distribuidor, velas e cabos de vela, tampa do radiador e troca do fluido), troquei todos os oleos (motor, caixa e diferenciais), e a próxima coisa que vou mexer é revisar a suspensão e reparo na coroa e pinhão, que está piando demais quando chego a 100 km/h (pra estrada tá cansativo demais).

Mas explique aí quais suas pretensões com um 4x4. Vai ser carro único? Vai querer preparar pra encarar caminhos difíceis?

Usuário Avatar de Ipiabas/RJ
    Entrada
    22/10/2013
    Local
    Barra do Piraí/RJ
    Sabato, vou lhe dar minha contribuição, quanto ao seu assunto de adquirir um 4X4.
    Atualmente tenho uma Pajero Sport HPE 2.5 diesel, cambio manual, ano 2007. Uso diariamente para o trabalho e dia a dia da familia, que gira em torno de 150 km. Seu consumo gira em torno de 9.6 km/l. Posso te garantir que com relação a sua manutenção no período de um ano ficou mais barato do que o valor do seguro e o IPVA. Resumindo, entre manutenção (troca de óleo, pneus, peças, etc.) despesas de combustível, IPVA e seguro, o gasto foi de R$19.720,00 anual. Somando-se ao valor de compra R$ 60.000,00.
    Posso te garantir que estou bem satisfeito.
    Compare e decida.
    Boa sorte.
    Mário
    # MITSUBISHI L200 TRITON 3.2 - DIESEL #
    # EX - MITSUBISHI PAJERO SPORT 2.5 - DIESEL #

Usuário
    Entrada
    13/11/2013
    Local
    -/MG
    Olá a todos e obrigado pelas respostas.

Continuando o perfil, não tenho carro atualmente e pretendo continuar sem depender de um para as tarefas do dia a dia.Porém, como pretendo viajar em estrada de asfalto e começar aos poucos me aventurando no barro e tenho interesse de manter o 4x4 por muitos anos, talvez algo do padrão Tracker/GV para equipar aos poucos fosse mais indicado ao invés de um Samurai pelado ou equipado. O 4x4 será um veículo único mas de uso baixo a moderado (até 3x por semana).

Como disse anteriormente eu não preciso do veículo imediatamente para nada, então não tenho pressa. Comecei comparando comparando meus gastos com Ônibus/Avião/Táxi com a compra de: 1) Um popular com 05 a 03 anos de uso completo mas com perspectiva de troca em até 05 anos; 2) Um 4x4 mais antigo (inicialmente entre 20 e 10 anos) sem necessidade de já estar preparado para trilhas mas que tolere algumas aventuras leves e que também desenvolva bem no asfalto (aos poucos eu aprendo mais sobre off-road e equipo o carro lentamente).

O veículo não precisa ser grande, mas a médio prazo (até 05 anos) pode ser que a família aumente. Estou inclinado a optar por um veículo 2005 ou mais recente pois tenho um amigo que comprou um Vitara 4 portas 1997 de um amigo da família e já teve que substituir Ignição e Injeção Eletrônica, na brincadeira foram R$ 1.300,00... Como o orçamento não está muito folgado, gostaria de evitar surpresas sem ter que pagar preço de "semi-novo".

Abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
      Última resposta: 29/03/2015, 23:46
    2. Qual o custo do imposto para as lojas de veículos?
      Por regis no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 5
      Última resposta: 22/10/2006, 23:55
    3. Custo para manter uma SW4 3.0 e uma Discovery 2.5
      Por Gustavo Luis no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 16/11/2005, 13:25
    4. Custo para manter uma SW4 3.0 e uma Discovery 2.5
      Por Gustavo Luis no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/05/2005, 15:08

Permissões de Postagem