Samurai 95-SPOA-Xcrowler5.00
Mitsubishi Pajero TR4 Flex Mec. 09 - Febrônio
Fabio boa noite ve se essas dicas te ajudam a resolver seu problema Manutenção da pinça de freio do Samurai |
![]() |
![]() |
![]() |
Por Felipe Marx |
10 de January de 2005 |
Realizar manutenção preventiva em nossos veículos é de extrema importância, e mais importante que manter o carro andando bem, é faze-lo parar bem, e para isso o sistema de freios deve estar em perfeito estado e com a manutenção mais do que em dia. A manutenção da pinça de freio é simples e pode ser feita em casa. Para evitar acidentes é conveniente fazer uma roda por vez. 1º - Alivie a pressão das porcas da roda dianteira, então, levante com o macaco; calce o carro com um cavalete (se não tiver, procure algo que possa segurar o carro, caso o macaco se solte, lembre-se de manter o carro engatado e com o freio de mão puxado); 2º - Após retirar a roda, retire a trava metálica que serve de apoio para as pastilhas. 3º - Atras do disco de freio, existem três parafusos (dois 16mm que prendem a pinça e um 14mm que prende o flexível de freio, este ultimo com duas arruelas bem fáceis de perder, então cuidado); solte o flexível primeiro, lembrando que para não vazar fluido, pode-se dobrar o flexível e amarrar com um barbante, sem apertar muito para não estragar o mesmo. Após este solto, pode-se soltar a pinça, e retirá-la para cima. 4º - Com a pinça na mão, retire as pastilhas com cuidado para que a trava do cilindro (quando houver) não estrague o guarda pó. 5º - Desmembre a pinça, deixando apenas o conjunto cilindro/pistão em mãos. 6º - Com um pino ou parafuso, bata com cuidado na parte de trás do pistão, dentro do buraco deixado pela retirada do flexível, até que o cilindro saia completamente. Retire então o guarda pó e lave o sistema com água e detergente. 7º - Verifique se há imperfeições no cilindro. Se este estiver muito sujo, limpe-o com escova de aço. Havendo imperfeições pode ser preciso substituir, sob risco de danificar o reparo, provocando vazamento de fluido e consequente perda do freio. 8º - Passe o dedo pelo reparo (sem retirá-lo do lugar) e procure imperfeições ou rebarbas. Se houver, é necessário trocar sob risco de vazamento de fluido. 9º - Verifique minuciosamente o guarda pó a procura de rasgos ou furos por onde água ou lama possam entrar. Se isso ocorrer haverá deterioração do cilindro e travamento da pinça, com perda da capacidade de frenagem desta roda. 10º - Com tudo limpo, seco e verificado, é só montar novamente. Um pouco de vaselina pode ajudar bastante na montagem. Não use óleos como WD ou diesel, pois estes “incham” o reparo e o guarda pó, inutilizando os mesmos. Inicie com a montagem/troca do reparo, coloque o guarda pó e então encaixe o cilindro. Esta etapa exige um pouco de trabalho e paciência para não danificar nada. Será preciso calçar a pinça para bater (com o cabo do martelo por exemplo) o pistão de volta, mas só depois de bem encaixado no cilindro 11º - Agora é só remontar a pinça, recolocar as pastilhas e montar de volta no lugar. Lembre-se de sangrar o freio antes de sair por aí. Repita na outra roda. Obs: O sangramento do sistema é feito para retirar o ar que ficou após a desmontagem da pinça. Peça para alguém bombear o freio até que este fique duro. Solte o sangrador (pequeno parafuso que encontra-se logo acima do flexível), até que o ar saia (coisa de ½ volta), fechando o mesmo em seguida. Repita até que saia apenas fluido por este sangrador (umas 4 ou 5 vezes). Lembre-se que será necessário completar o fluido de freio após esta operação. Este artigo trata da manutenção do Suzuki Samurai ano 92, mas pode ser utilizado como base para a manutenção das pinças de freio de Vitaras e Samurais. |
Samurai 97/98 de PU1 JYC César Augusto M Gomes
Samurai 97/98 de PU1 JYC César Augusto M Gomes
Mitsubishi Pajero TR4 Flex Mec. 09 - Febrônio
Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15
Samurai 97/98 de PU1 JYC César Augusto M Gomes
Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)