Boa tarde companheiros. Gostaria de relatar um ocorrido e verificar se alguém pode me ajudar...
Após uma viagem para "Tabuleiro - MG" em dias de chuva e barro, meu GV 2.0 começou a ter dificuldades na ignição, ou seja, toda vez que ia dar a partida o carro falhava um pouco, engasgava e finalmente funcionava, depois de funcionar ele anda normalmente, potencia boa e não falha.
Troquei as velas depois disso e a mesma situação persistiu (Revisão em dia).
No ultimo sábado peguei uma trilha com travessia de água, com nível relativamente baixo (+- 40cm), depois de atravessar, ele acendeu as luzes de bateria e freio de mão no painel, desliguei e liguei a viatura novamente, e continuei normalmente, voltei pra casa, estacionei, funcionei e andei no domingo e ele funcionou. Com a ignição falhando mas funcionou, andou normalmente. Já na segunda feira o "bixo" não ligou por NADA...
Dou a partida, a bateria tá boa o arranque funciona, mas é como se não tivesse combustível algum...
Achei que poderia ser a bomba de combustível, por causa das falhas que ja vinham ocorrendo e pelo fato de não ligar , porém, como a luz de "Check Engine" estava piscando sem parar, resolvi rastrear para ver se poderia ser outra coisa, e o rastreador só encontrou uma falha, que foi no "EGR".
De fato poderia ser que, com a água os contatos tenham oxidado, porém não sei se o EGR faz com que o carro não ligue, portanto gostaria de tirar esta dúvida, por gentileza... A válvula EGR ou complementos desta parte podem fazer com que o carro não funcione na partida???
Ou será que de fato é a bomba de combustível mesmo??
Gostaria de obter a opinião de vocês, companheiros de fórum e de 4x4!!!
Amigo, verificá-la é interessante. Leve o carro a um BOM eletricista ou chame-o até a sua residência com o teste de pressão de combustível. Caso tenha sido a bomba, troque-a juntamente com o FILTRO. Boa sorte.
Bruno,
Vixe, cara... Acabei de ter o mesmo problema.
Sabe dizer qual foi o problema, vou tentar resolver amanhã.
Ontem ele tava com dificuldade de ligar, e hj não ligou mais.
Liga luz, arcondicionado e não dá a partida.
Eu tenho uma Grand Vitara GV3 - 2008 ( motor 2.0 16v - Manual - Gasolina)
Eu estou com um problema que até o mecânico esta levando uma surra para descobrir o que é.
O problema: Quando da partida ela demorar a funcionar, chega ser um solo muito grande, as vezes pega na segunda ou terceira tentativa. O carro esta rodando é normal, não tem falhas na baixa ou na alta... Isso só acontece quando passa um certo tempo ele parado. Por exemplo: eu sair de casa pra ir no mercado, passar 10min parado, quando ligar pra voltar pra casa ele funciona de boa, pega super rápido. Mas se eu passar 1 Hora com ele desligado ele já vai precisar de um solo muito grande para ligar.
É como se não houvesse combustível na linha para ele funcionar.
O que já trocamos: Jogo de velas ( Colocamos de iridium), Limpeza de Bicos.
Testamos a bomba de combustível, a pressão dela estava boa funcionando, porem como o carro desligado ela não segurava a pressão do combustível na linha, como se o combustível tivesse voltando para o tanque. Ai fomos e trocamos a bomba. E o problema persiste. Quando passa 1 hora como carro parado ele tem dificuldade na ignição. E não acende nenhuma luz de injeção no painel.
...
...
A estanqueidade dos bicos está boa ?
As vezes o bico não esta fechando totalmente e fica gotejando bem devagar para dentro do coletor/cilindro deixando o carro afogado.
Geralmente quando é isso o sintoma é que quando desligado á pouco tempo ( 10min, meia hora ) o carro engasga para ligar por estar afogado, mas se for muito pouco tempo, como 5 minutos ou um grande período como meio dia ou um dia para o outro liga normal, pois ou nem deu tempo de vazar pelos bicos ainda para afogar ou já deu tempo do combustível evaporar ou infiltrar para o cárter.
Eu tenho uma Grand Vitara GV3 - 2008 ( motor 2.0 16v - Manual - Gasolina)
Eu estou com um problema que até o mecânico esta levando uma surra para descobrir o que é.
O problema: Quando da partida ela demorar a funcionar, chega ser um solo muito grande, as vezes pega na segunda ou terceira tentativa. O carro esta rodando é normal, não tem falhas na baixa ou na alta... Isso só acontece quando passa um certo tempo ele parado. Por exemplo: eu sair de casa pra ir no mercado, passar 10min parado, quando ligar pra voltar pra casa ele funciona de boa, pega super rápido. Mas se eu passar 1 Hora com ele desligado ele já vai precisar de um solo muito grande para ligar.
É como se não houvesse combustível na linha para ele funcionar.
Testamos a bomba de combustível, a pressão dela estava boa funcionando, porem como o carro desligado ela não segurava a pressão do combustível na linha, como se o combustível tivesse voltando para o tanque. Ai fomos e trocamos a bomba. E o problema persiste. Quando passa 1 hora como carro parado ele tem dificuldade na ignição. E não acende nenhuma luz de injeção no painel.
Moacir, meu carro está com o mesmo problema e realizei as mesmas intervenções que você fez em seu carro, conseguiu resolver o problema ?
Estou com problema semelhante no meu GV 2.0 2001 há 2 meses. Por fim troquei o módulo ECU, chave, módulo conforto que era de uma Tracker. Funcionou, saí da oficina (Suzuauto) andando bem e guardei o carro. Ontem a noite mesmo ia sair com ele e o carro não pegou. Mesmo sintoma: gira o arranque, tem combustível (bomba já tinha sido testada ok), mas não pega.
Agora nenhuma luz de erro no painel acende.
Alguém tem alguma dica pra verificar ? A EGR impede o funcionamento, por ex ? Outro ponto elétrico/eletrônico costuma dar pau nesse modelo ?
Gradeço o retorno dos feras ! Abs.
João Galhardo
Tbm estou com esse problema na minha GV 2015 2.0. Não é sempre que acontece. Me sugeriram girar a chave, aguardar o check e desligar. Refazer isso pelo menos 2x e só então, dar partida, pra poder ver se seria combustível que não estava chegando corretamente. Estou analisando o problema, por enquanto, e não levei na oficina ainda. Não sei como funciona no GV. Tive um Prisma modelo antigo que deu isso uma vez e deu certo com esse teste. Percebi que a abraçadeira da mangueira da bomba de combustível pro tanque estava frouxa e o combustível tava voltando pro tanque quando passava um tempo parado. Ao fazer esse teste, o combustível chegava pra fazer a ignição. Porém, fiz na GV e não adiantou. Demorou do mesmo jeito. Assim que levar na oficina, posto aqui o resultado.
Bom dia colegas. Resolvi o problema na minha GV3 ao fazer a limpeza do sensor de rotação. Removi ele, limpei com uma escova e WD40. Voltou a funcionar perfeitamente quando está fria. Para garantir, vou comprar um sensor reserva e deixar no carro.
O sensor fica localizado na parte de traz da tampa do cabeçote, perto da última bobina. É bem fácil de acessar. Basta desconectar o cabo de alimentação e tirar o parafuso com uma chave 10.