O Vitara não é um exemplo de economia de combustível. Médias de 7km/l a 8km/l na estrada são normais. Mais que isso é lucro. Menos, precisa de reparo.
[]s.
O Vitara não é um exemplo de economia de combustível. Médias de 7km/l a 8km/l na estrada são normais. Mais que isso é lucro. Menos, precisa de reparo.
[]s.
Fiz uma outra pesquisa, uns disseram que a média é de 15 outros de 10, acho que o meu gasto com ele vai ser algo entre 9 e 10 km/L mesmo e obrigado pelas outra resposta.
Obrigado a todos, vocês me ajudaram muito, devo ver o carro na quinta, vou postar depois o resultado, já estou me apaixonando por ele sem nem ter dirigido ainda.
Mauricio
O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?
Você está se referindo a alavanca de acionamento da tração integral (o 4x4). Repare que vai haver as indicações 4x2, 4x4H, N, 4x4L, nesta sequência. Verifique se o modelo tem roda livre manual ou automática. Fácil de descobrir: olhe no cubo (centro) de uma das rodas dianteiras. Se não houver nada (ou ter uma calota com o logotipo da marca Suzuki), é porque as rodas livres tem acionamento automático. Por outro lado, as rodas livres manuais tem uma "chave" no cubo com duas possições possíveis: Lock (roda livre acionada) e Unlock (ou Free, para roda livre desacionada).
ATENÇÃO: se o carro estiver trafegando com a alavanca da tração na posição 4x2, a roda livre manual deve estar com a chave na posição Unlock ou Free, ou seja DESACIONADA. Isto vale para as DUAS RODAS DIANTEIRAS.
A roda livre serve para acoplar a roda ao eixo de tração. Desacionada, faz a roda girar livremente, sem conecção mecânica com o eixo de tração.
Já quando estiver usando o 4x4, a roda livre tem de estar ACIONADA (Lock). É fácil: basta descer do carro, acionar a roda livre, acionar a tração 4x4 e encarar os obstáculos que a vida trás. Obviamente, isso somente tem sentido se o carro tiver roda livre manual; no caso da automática, basta engatar a tração. E não precisa sair do carro, lógico...
IMPORTANTE: não trafegue em pistas com elevada aderência (asfalto seco, por exemplo) com o 4x4 acionado. O Vitara é um 4x4 part time, ou seja a tração 4x4 somente deve ser usada em situações de pisos com baixa aderência (normalmente, no off road), com lama, cascalho, areia, pedras soltas, entre outros.
Na tração 4x2, o carro tem somente a tração traseira.
No 4x4H, a tração é integral (dianteira e traseira) e deve ser usada em situações de baixa aderência do piso.
No N (Neutral), a tração é desacoplada. É usado quando o carro tem de ser rebocado.
No 4x4L, há o acionamento da reduzida. É útil em situações de baixa velocidade e elevado torque (ladeiras com lama).
Espero ter ajudado.
[]s.
Postado originalmente por thejpedros
Mauricio
O vitara tem um segundo câmbio, acredito que seja para o controle do 4x4, acredito que esta seja a única coisa que "desconheço" para avaliar quando for ver o carro, pois como disse é o meu primeiro carro e nunca andei em um 4x4, como esse câmbio e o 4x4 funcionam?
A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
A do que estou em vista é automática
o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.
"A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira"
Quando selecionada a tração 4x2, as rodas de tração serão as do eixo traseiro. Assim as rodas dianteiras devem estar "livres" (free). Com a tração 4x4, as rodas dos dois eixos tracionam o carro. Desta forma, as rodas dianteiras devem estar "conectadas" (lock). Esta situação só é possível com a existência das rodas livres na dianteira.
"eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?"
Se o carro tem rodas livres automáticas, esta situação não ocorre (a roda livre somente fica conectada quando a tração estiver acionada). No entanto, com as rodas livres manuais, essa situação pode ocorrer (esquecimento do condutor).
Com tração 4x2 e roda livre conectada, as rodas dianteiras ao girar vão movimentar o eixo dianteiro, o diferencial dianteiro e o eixo cardã. Na melhor das hipóteses você vai estar "arrastando" um peso morto que não contribui para o movimento do veículo. Na pior, poderá danificar o sistema de transmissão.
"o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?"
Se a tração selecionada for 4x4H, em princípio, não. Mas não deve ser esquecido que o 4x4 somente deve ser acionado em pisos de baixa aderência. Não é uma boa idéia correr nestas condições...
"eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode."
Pode, se for o 4x4H. Ai sim existe um limite de velocidade. É cerca de 40km/h. Mas é melhor acionar em velocidades mais baixas, se possível, pisando na embreagem. Ajuda a preservar a transmissão.
No caso do 4x4L, ai não tem jeito: o carro tem de estar parado. Pisar na embreagem também ajuda.
As vezes, o 4x4 não vai querer desengatar. Não adianta forçar a alavanca. No caso do Vitara, basta parar o carro num local plano, engatar a marcha ré e andar por uns metros (devagar, obviamente). Isso costuma ser suficiente para liberar a alavanca e retornar ao 4x2.
Espero ter ajudado.
[]s.
na parte da alavanca entendi bem.
A roda livre que me embolei um pouco, vamos la:
A chave de roda livre só irá existir nas rodas dianteiras pois a tração é traseira
eu não posso andar com o carro na 4x2 com a roda acionada? o que acontece?
A do que estou em vista é automática
o 4x4 tem uma velocidade máxima para trafegar?
eu posso acionar o 4x4 em movimento? eu acho que vi em algum lugar falando que não pode.
"então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?"
O uso da embreagem para trocar de 4x2 para 4x4H e vice-versa não é obrigatório. Mas ajuda. Claro que haverá situações em que não é possível fazer isso, como estando trafegando com o carro em um lamaçal em 4x2. A troca de transmissão deve ser feita rapidamente e sem que as rodas motrizes parem. Neste caso, engate o 4x4H sem pisar na embreagem.
"no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?"
Não entendi muito bem a pergunta... A troca de tração de 4x2 para 4x4H deve ser feita em velocidade baixa, com baixa rotação se for possível. Mas você pode trafegar em velocidades mais elevadas com 4x4H, respeitando as condições de aderência do terreno.
"Isso de não engatar 4x2 ocorre com frequência? é normal?"
Depende do carro (individualmente) e do percurso feito. Mas não chega a ser uma "anormalidade". Porém se a tração 4x4 não desengatar com o procedimento descrito, ai há um problema.
[]s.
Obrigado.
então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?
no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?
Isso de não engatar ocorre com frequência? é normal?
"então ele quase como a troca de marcha, sempre utilizo a embreagem( para facilitar a troca no caso) correto?"
O uso da embreagem para trocar de 4x2 para 4x4H e vice-versa não é obrigatório. Mas ajuda. Claro que haverá situações em que não é possível fazer isso, como estando trafegando com o carro em um lamaçal em 4x2. A troca de transmissão deve ser feita rapidamente e sem que as rodas motrizes parem. Neste caso, engate o 4x4H sem pisar na embreagem.
"no caso do vitara por ser 4x4H eu tenho que usar a velocidade baixa então é isso?"
Não entendi muito bem a pergunta... A troca de tração de 4x2 para 4x4H deve ser feita em velocidade baixa, com baixa rotação se for possível. Mas você pode trafegar em velocidades mais elevadas com 4x4H, respeitando as condições de aderência do terreno.
"Isso de não engatar 4x2 ocorre com frequência? é normal?"
Depende do carro (individualmente) e do percurso feito. Mas não chega a ser uma "anormalidade". Porém se a tração 4x4 não desengatar com o procedimento descrito, ai há um problema.
[]s.
Fala Chê!
Acho bom conferir a info. No Vitara, engata-se a 4x4H ou L com o carro parado (no Grand Vitara e no Tracker é que se pode engatar com o carro andando). Para desengatar é preciso parar o carro em linha reta (direção reta), voltar a alavanca e depois tem que andar em marcha à ré por uns metros para a RL desacoplar.
Eu nunca tive o problema de a alavanca não voltar no meu Vitara. Acho que isso só acontece se as rodas não estiverem em linha reta.
Abs de ex-niveiro.
LFC
Fala Chê!
Acho bom conferir a info. No Vitara, engata-se a 4x4H ou L com o carro parado (no Grand Vitara e no Tracker é que se pode engatar com o carro andando). Para desengatar é preciso parar o carro em linha reta (direção reta), voltar a alavanca e depois tem que andar em marcha à ré por uns metros para a RL desacoplar.
Eu nunca tive o problema de a alavanca não voltar no meu Vitara. Acho que isso só acontece se as rodas não estiverem em linha reta.
Abs de ex-niveiro.
LFC
então sempre que for ativar o 4x4 eu tenho que parar totalmente o carro? o que acontece caso eu tente acionar em movimento?
sobre a ré e as rodas retas, é só caso não desengate né? para desengatar normalmente eu paro e mudo?