x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 50
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/04/2009
    Idade
    67
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0

    Óleo da caixa de transmissão mecânica dos veículos Suzuki




    Eu gostaria de compartilhar uma preocupação relacionada ao óleo da caixa de transmissão mecânica que, segundo o manual do proprietário dos veículos Suzuki, deve ser trocado aos 50000Km e tem a seguinte especificação: 75W90 GL-4. Ao se aproximar o momento da revisão de 50000 Km, procurei a concessionária Suzuki de Belo Horizonte para me certificar da especificação exigida nos manuais, uma vez que o óleo que várias concessionárias Suzuki no Brasil estavam utilizando para a substituição prevista correspondia ao Mobilube 1 75W90 GL-5. Informado sobre relatos e registros em vários sítios eletrônicos especializados e listas de discussão (por ex.: Forum Club SX4 - EUA), contando, inclusive, com discussão específica aqui mesmo no 4x4Brasil, de que a utilização de óleos com essa especificação causariam danos aos componentes do câmbio, formalizei consulta à concessionária, até hoje não respondida. Assim, e considerando que são muitos os depoimentos sobre danos causados aos câmbios dos veículos Suzuki (novos e antigos) pela utilização de óleo com a especificação GL-5, e, sobretudo, que o desgaste de seus componentes pode se verificar em momento posterior à vigência da garantia, gostaria de saber se alguém pode elucidar a questão com propriedade e conhecimento técnico suficiente.

    Morel


    Responder com Citação

  • #2
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    existem óleos que prometem atender tanto às exigências de GL4 como de GL5.

    de acordo com o fabricante, MOBIL, esse é o caso do óleo supracitado:

    Mobilube 1 SHC 75W-90 meets or exceeds the requirements of the API Service MT-1/GL-4/GL-5 gear oil service classifications.

    FONTE:Mobilube 1 SHC 75W-90

    Na minha opinião, pode usar sem medo. Acho somente que deve ser um óleo caro.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #3
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Já apresentei essa informação em outros tópicos, mas vou repetir aqui para ficar registrado:

    22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?
    A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o Lubrax TRM-4. Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o Lubrax GL-5 e o Lubrax TRM-5, entre outros.

    A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.

    FONTE: Cartão Petrobras - Petrobras Distribuidora
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #4
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    35
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Morel,

    Na hora q vc for fazer a revisão na concessionária, se o óleo especificado no manual é GL-4 "os caras" vão ter q dar um jeito e colocar o especificado no manual. Como consumidor vc tem direito de exigir que a especificação seja cumprida e a concessionária tem a obrigação de atender.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5. O Wolf Gauer postou essas informações no tópico Suzuki SX4. Engraçado que na concessionária eles garantem que é GL-4. Se alguém conseguir mais informações ou ainda puder indicar onde comprar um API 75W90 GL-4 de marca boa postem, por favor...

    abss

    Thiago

    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    existem óleos que prometem atender tanto às exigências de GL4 como de GL5.

    de acordo com o fabricante, MOBIL, esse é o caso do óleo supracitado:

    Mobilube 1 SHC 75W-90 meets or exceeds the requirements of the API Service MT-1/GL-4/GL-5 gear oil service classifications.

    FONTE:Mobilube 1 SHC 75W-90

    Na minha opinião, pode usar sem medo. Acho somente que deve ser um óleo caro.

  • #6
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5. O Wolf Gauer postou essas informações no tópico Suzuki SX4. Engraçado que na concessionária eles garantem que é GL-4. Se alguém conseguir mais informações ou ainda puder indicar onde comprar um API 75W90 GL-4 de marca boa postem, por favor...

    abss

    Thiago

    Sempre compro os meus GL-4 no posto Ipiranga. Único lugar que achei.

    Óleo dos diferenciais NÃO é o mesmo da Caixa.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    O óleo que eles usam na concessionária é esse aqui:

    Mobilube 1 SHC 75W-90 1

    Mobilube 1 SHC 75W-90

    A especificação dele é para engrenagens e transmissões, para aplicação GL-4/GL-5.

    O Morel tá certo. Eu iria atrás de um GL-4 sem aditivos para substituir o da transmissão...


    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Sempre compro os meus GL-4 no posto Ipiranga. Único lugar que achei.

    Óleo dos diferenciais NÃO é o mesmo da Caixa.
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    50
    Posts
    2,073
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    O que tá escrito aí é que é compatível para engrenagens (gear), não para caixa de transmissão, pois essa além de engrenagens possui metal amarelo dos anéis sincronizadores que é atacado pelos aditivos do GL-5.
    nunca ouvi falar sobre isso...não estou dizendo que não é verdade, apenas que nunca ouvi falar.

    quem metal é essa que é atacado por aditivos do óleo?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #9
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Se é amarelo tem cobre. Pode ser uma liga de cobre e zinco, tipo latão. Pode ser que seja bronze também (liga-leve). Também não sabia. Foi o Wolf Gauer que postou essas informações no tópico SX4. Conversei com o distribuidor de óleos para minha região e ele também me confirmou que o GL-5 vai atacar os anéis rapidinho. Nós vamos saber no futuro qual será o resultado... Eu perguntei pra ele desse óleo 75w90 GL-4 e falou que dificilmente acharemos aqui no Brasil. Talvez para motocicletas... Parece que a Texaco tem um 80w90 GL-4 que poderia ser usado. Mas estamos precisando de informações mais precisas... Alguém?

    O que o Wolf postou é corroborado também por este artigo que achei na net (em inglês) que diz insistentemente para não usar GL-5 ou GL-4/GL-5 se o manual pede GL-4, mostrando inclusive fotos dos anéis sincronizadores de transmissões.

    http://www.google.com/url?sa=t&rct=j...L-U9Eg&cad=rja

    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    nunca ouvi falar sobre isso...não estou dizendo que não é verdade, apenas que nunca ouvi falar.

    quem metal é essa que é atacado por aditivos do óleo?
    4X4 Brasil

  • #10
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Se é amarelo tem cobre. Pode ser uma liga de cobre e zinco, tipo latão. Pode ser que seja bronze também (liga-leve). Também não sabia. Foi o Wolf Gauer que postou essas informações no tópico SX4. Conversei com o distribuidor de óleos para minha região e ele também me confirmou que o GL-5 vai atacar os anéis rapidinho. Nós vamos saber no futuro qual será o resultado... Eu perguntei pra ele desse óleo 75w90 GL-4 e falou que dificilmente acharemos aqui no Brasil. Talvez para motocicletas... Parece que a Texaco tem um 80w90 GL-4 que poderia ser usado. Mas estamos precisando de informações mais precisas... Alguém?

    O que o Wolf postou é corroborado também por este artigo que achei na net (em inglês) que diz insistentemente para não usar GL-5 ou GL-4/GL-5 se o manual pede GL-4, mostrando inclusive fotos dos anéis sincronizadores de transmissões.

    http://www.google.com/url?sa=t&rct=j...L-U9Eg&cad=rja

    Amigos, ratifico: GL 4 75w90 é vendido nos postos Ipiranga. Peça ao frentista para abrir o catálogo. O catálogo o redirecionará à prateleira correta.

    Não adianta chegar e perguntar se tem.... o cara nem vai olhar no armário (justamente por quase ninguém pedir).

  • #11
    Usuário
    Entrada
    24/10/2011
    Local
    cjs/SP
    Posts
    913
    Agradecimento: 1
    Show Marco!

    Vou procurar... Se for 100% sintético melhor ainda. Outro dia eu vi um cara esgotando o óleo do motor pra trocar. Era óleo mineral. Incrível porque fica vazando um tempão aquele fio de óleo. Como uso sintético, o meu esvazia muito mais rápido e pinga pequenas gotas no final. Ou seja, muito mais fino. E o preço pode ser o dobro, mas dura o dobro também com um óleo melhor.

    absss

    Citação Postado originalmente por mas.marco Ver Post
    Amigos, ratifico: GL 4 75w90 é vendido nos postos Ipiranga. Peça ao frentista para abrir o catálogo. O catálogo o redirecionará à prateleira correta.

    Não adianta chegar e perguntar se tem.... o cara nem vai olhar no armário (justamente por quase ninguém pedir).

  • #12
    Citação Postado originalmente por thix4 Ver Post
    Show Marco!

    Vou procurar... Se for 100% sintético melhor ainda. Outro dia eu vi um cara esgotando o óleo do motor pra trocar. Era óleo mineral. Incrível porque fica vazando um tempão aquele fio de óleo. Como uso sintético, o meu esvazia muito mais rápido e pinga pequenas gotas no final. Ou seja, muito mais fino. E o preço pode ser o dobro, mas dura o dobro também com um óleo melhor.

    absss

    O meu mecânico (ex-Suzuki-concessionária) afirmou que foram inúmeros casos de carros com problemas nos diferenciais (barulhos, marchas arranhando [no caso das caixas] pelo uso do GL-4).

    Ele recomenda o sintético e, segundo a própria Suzuki [outra informação passada por ele, quando trabalhou na empresa], mesmo constando no manual, colocam o sintético GL-5 para 'corrigirem' esse 'problema' que descobriram. E, ainda, que isso tinha resolvido essas questões de barulhos e marchas com dificuldade de engate.

    Moral da história: o mecânico recomenda SIM, o GL-5 sintético em todas as litragens (caixas + diferenciais).

    Valor do litro: R$ 75,00
    Quantidade (no caso, Grand Vitara 1.6): 7 litros

    Mesmo com essa recomendação dele, estou usando o GL-4 [caixas] e o GL-5 [diferenciais] pois quando ele me falou, eu tinha acabado de trocar os óleos.

    Na próxima troca, vou usar o GL-5 sintético em todas as litragens pra ver e sentir o funcionamento (recomendado por ele).
    Se eu perceber qualquer alteração [pra pior], volto com o GL-4 (caixa + tração).

    O que vai doer serão os R$ 525,00 só de óleos....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Troca de óleo Caixa de Transmissão
      Por jiuliano no fórum Niva
      Respostas: 26
      Última resposta: 25/03/2014, 22:01
    2. Óleo caixa de transmissão Freelander 2005
      Por annacaruso no fórum Land Rover
      Respostas: 5
      Última resposta: 03/09/2011, 13:45
    3. Caixa de Transmissão - Troca de óleo
      Por Fabio-Erechim no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 11
      Última resposta: 07/10/2010, 19:24
    4. sobre o oleo da caixa de transmissao
      Por pomarolla51 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 11
      Última resposta: 28/04/2008, 08:51
    5. Respostas: 20
      Última resposta: 06/07/2007, 23:56

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade