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  • #25
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    Olá Wolf,

    Obrigado pelas informações. Aqui em São José dos Campos eu já fui em TODOS os postos Ipiranga (uns 10) e nada de achar o 75W90. Catálogo de óleo? Simplesmente não existe...

    O que eles tem sempre é o Ipirgerol SAE 90 (monoviscoso) que é GL-4. Não sei se é o mesmo, mas desconfio que o 75W90 só encontra em galões de 20 litros e o pessoal vende a granel nas oficinas. Agora sintético nessa especificação só encontrei no eBay mesmo. Mais ou menos $100 o litro (vem dos EUA).

    abraços,

    Thiago

    Citação Postado originalmente por Wolf Gauer Ver Post
    Companheiros de São Paulo,


    acabei de comprar o oleo de cambio 75W90 GL4 (Ipigerol) na oficina do jipeiro Emerson que atende carro 4x4 (mecânica, pneus, oleos).
    (O litro custa R$ 28,00).


    Endereço: Garage 4WD Off Road
    Av. Roque Petroni Jr., 170 (100 m do cruzamento com a av. Sto. Amaro, no lado oposto do troca oleo grande)
    F. 5531 5346 e 7896 2544 (sem "9" no inicio)


    Fui verificar no manual de oficina do Vitara (=Tracker): Recomendam expressivamente colocar o GL4 75W90 no cambio (1.5 l) e também na caixa de transferencia (1.7 l)!


    abs


    Wolf

  • #26
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    a suzuki recomenda o 80w90 para diferenciais e cambio. Troco tudo a cada 10000 e sempre sai limpinho...abc

  • #27
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    Para o Jimny o óleo de câmbio e caixa de transmissão é o API GL-4 SAE 75W-90 e dos diferenciais API GL-5 SAE 80W-90. Está no manual e neste tópico também.

    Porque a cada 10k? Ce tá viajando cara, me desculpe...

    abssss

    Citação Postado originalmente por Rogê Ver Post
    a suzuki recomenda o 80w90 para diferenciais e cambio. Troco tudo a cada 10000 e sempre sai limpinho...abc
    4X4 Brasil

  • #28
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    Boas!

    Seguindo a discussão: afinal, pode ou não pode o Lubrax Gold na caixa de câmbio e na da transmissão? Ele é GL-5, mas atende também Gl-4.

    Abç.

  • #29
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    Eduardo,

    onde tem metais amarelos, como anéis sincronizadores, não pode ir GL5. Os aditivos do GL5 atacam estes metais.

    No caso do Jimny e Vitaras, ambas as caixas possuem anéis sincronizadores. Não sei quanto a caixa de tranferência dos Samurais. Fato é, em câmbios, é só GL4 e alguns veículos somente os lubrificantes proprietários, como é o caso dos Defender TDI e Td5, que usam óleo MTF94.

    Nos eixos GL5 é ok, e para o clima do Brasil o 90 serve bem. Ainda assim ficaria com 75W90 que garantiria uma mínima vantagem no consumo.... Muito mínima mesmo....

    Abs

    Clemente






    Citação Postado originalmente por Eduardo AC Ver Post
    Boas!

    Seguindo a discussão: afinal, pode ou não pode o Lubrax Gold na caixa de câmbio e na da transmissão? Ele é GL-5, mas atende também Gl-4.

    Abç.
    Land Rover Defender 110 SW 300tdi 2005

    www.cgauer.com.br / vimeo.com/gauer / flickr.com/cgauer / 4explorers

  • #30
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    Obrigado pelo esclarecimento Clemente.

    Porém, o Lubrax Gold é GL-5 mas a embalagem diz que atende TAMBÉM GL-4. Será que este produto ainda assim ataca os metais amarelos mesmo atendendo também GL-4?

    Alguma dica de óleo GL-4? No posto de troca onde fiz a minha não tinha e o atendente disse que a produção do GL-4 vai parar, que este "misto GL-5/GL-4" o substituiria. Conversa de vendedor?

    Abraço.
    Eduardo

  • #31
    Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.
    4X4 Brasil

  • #32
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    Sandro,

    a caixa não está vazando?

    Abs

    Clemente

    Citação Postado originalmente por sandro-natal Ver Post
    Acabei de completar o nivel de oleo da caixa de marcha do meu Jimny modelo 2001. Pegou quase um litro. Nao troquei porque o oleo estava de boa qualidade e eu tinha trocado a menos de 5 mil km. Consultei o manual do Jimny e la dizia 75W90 GL4, e a tabela do manual permitia o uso ddo 80W90 para temperaturas ambientes acima de - 20 graus Celsius. Como no Brasil so tivemos essa temperatura na ultima era glacial, optei pelo Esso GP-D 80W90 GL4, ao preco de R$ 10,25 a garrafa de um litro. Vou acompanhar semanalmente o nivel, pois ter perdido a metade do oleo em poucos meses de uso e estranho.
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  • #33
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    Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

    Abç


    "Saudações Sr. Eduardo,


    A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

    Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

    Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Paulo Cesar
    Engenheiro Mecânico
    ***********************************************************
    Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
    0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
    Petrobras Distribuidora S/A"

  • #34
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    Caros,

    pelo amor ao câmbio dos nossos carros; MUITA atenção!!

    O engenheiro está correto, "se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5" errado! A Suzuki recomenda o GL4!

    Se a caixa tiver anéis sincronizadores, este óleo LUBRAX GOLD SAE 75W/90 GL5, será incompatível. O Lubrax Gold é feito para caixas com engrenagens hipóides (diferencial) e tem os aditivos de extrema pressão EP que atendem as normas GL5, que são justamente aqueles aditivos incompatíveis com os anéis sincronizadores em metal amarelo presente em câmbios e muitas das caixas de transferência da marca.

    Leiam este PDF com atenção (segue um trecho):

    "
    1. When we use a GL-5 product in a transmission that requires GL-4, we normally find 2 to 4 times asmuch copper in the used oil as we would with a GL-4 product. Eventually the synchronizers wear tothe point that they no longer make contact with the other half of the cone, bottoming out beforestopping the opposing gear. "





    http://www.widman.biz/uploads/Transaxle_oil.pdf


    Lubrax Gold:


    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...-auto-gold.pdf


    A BR fábrica óleo correto para transmissão, este GL4:

    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...auto-trm-4.pdf


    Vejam o FAQ da Petrobras:

    lubrax - Petrobras Distribuidora

    22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 em vez de GL-4?


    "......A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão em vez do GL-4 irá gerar problemas de engate e “arranhamento” durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas"

    Espero que a dúvida não se perpetue!


    Resumindo: Nos diferenciais coloquem GL5, nas caixas GL4.


    Abraços

    Clemente


    Citação Postado originalmente por Eduardo AC Ver Post
    Colegas, somente para complementar a informação, segue a resposta do engenheiro da Petrobrás sobre o uso do Lubrax Gold nas caixas do Samurai.

    Abç


    "Saudações Sr. Eduardo,


    A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

    Em atendimento à sua consulta, informamos que se a Suzuki recomendar um lubrificante com viscosidade SAE 75W/90 e API GL-4 ou GL-5 para os compartimentos descritos, então o LUBRAX GOLD SAE 75W/90 poderá ser utilizado, para troca completa, pois o produto atende simultaneamente as duas classificações, não havendo risco de incompatiblidade.

    Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Paulo Cesar
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  • #35
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    Olá Clemente.

    A dúvida quanto ao lubrificante a ser usado nas caixas está sanada. Tem que ser o GL-4. E nos diferenciais GL-5.

    A dúvida que resta é se o Lubrax Gold que é GL-5 e GL-4 ao mesmo tempo pode ser usado.

    Abç

  • #36
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    Aumentando a confusão:

    Perguntei novamente ao sac da petrobrás ressaltando a especificação do manual da Suzuki para GL-4.

    Minha pergunta:

    "Prezado Eng X

    Em consulta ao manual da Suzuki para o Samurai 1997, constatei que o
    lubrificante recomendado para a caixa de câmbio e para a caixa da
    transferência (reduzida) devem ter excusivamente especificação *GL-4*. E
    não *GL-5*.

    Ou seja, não recomenda-se usar lubrificante GL-5 nestes compartimentos.

    Ainda assim posso usar o Lubrax Gold por atender GL-5 e GL-4?

    Obrigado.
    Eduardo"

    A resposta veio assim:

    "
    Prezado Sr. Eduardo,

    Como no manual da motocicleta recomenda API GL-4 e restringe o uso API GL-5, neste caso, não se deve utilizar o LUBRAX GOLD, evitando risco de incompatibilidade com os materiais da caixa de transmissão.

    Atenciosamente,

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    Motocicleta Samurai, alguém já viu?!? Só por aí já deu pra sacar que os caras não estão muito atentos. Contrariando a resposta anterior, não recomenda o Lubrax Gold.

    Outra, o manual não restringe o uso do GL-5, mas recomenda o uso do GL-4. Porém, sabemos que lubrificantes GL-5 exclusivamente não servem para cx de transferência e câmbio, sendo indicados para diferenciais. Na
    cx de transferência e câmbio só GL-4.

    Mas e no caso de lubrificante que atende as duas especificações ???????? Se atende as duas, não pode ter restrições para uma delas, não é?

    Desculpem insistir nesta questão, mas preciso decidir se troco novamente os óleos das caixas, pois coloquei Lubrax Gold.

    Uma questão prática : o problema gerado pelo lubrificante GL-5 é notado imediatamente? Ou demora um tempo?

    Abç
    Eduardo



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