Marcelo : Esse é um mistério mesmo ! Qual o diesel a ser colocado no tanque de um Korando, seja ele 2011/2012 ou 2012/2012, uma vez que ele teria motor que obedeceria à norma Euro 5 (exigindo combustível com menor quantidade de enxofre, S-50 e daí para menos) ?? Existe uma ausência de oferta desse combustível, acredito, na maior parte do país. Em minha cidade, Caxias do Sul, ainda não consegui encontrar, e estamos em abril ! O que eu notei é que estamos, aqui no interior do RS, conseguindo, isso sim, agora, encontrar o diesel metropolitano ou amarelo, ou S-500, em lugar do vermelho(ou do interior ou S-1800/2000), que no frio daqui, no inverno do ano passado, obstruiu(compostos parafínicos e algo mais advindo do biodiesel) o filtro de combustível de meu Kyron 2,0 a tal ponto de o carro funcionar em modo de segurança, acendendo a lâmpada de check engine(amarela) e impedindo aplicar carga ao motor(acelerar forte/subir serras), porém permitindo-me chegar até a ccs para verificação e posterior troca do filtro .
E o motor do Kyron é ainda afeto à norma anterior, Euro 4 (permitiria maior quantidade de S ou noutras palavras, aceitaria um combustível não tão elaborado) . E o vendedor, ao eu tirar o carro da loja, alertou-me que usasse sempre o diesel comum !!!! Depois do acontecido, passei a usar o amarelo(S-500), aditivado(para preservar sistema de injeção) . Não sei se o motor do Korando foi adaptado para o nosso combustível. Observar que o Freelander 2 Diesel e o MB ML tiveram de ser adaptados ao nosso diesel e não possuem o mesmo desempenho(km/l) do que obtém la´em seus países de origem.
Diante deste fato, entendo o melhor é garantir a manutenção do sistema de alimentação/injeção do motor utilizando um diesel confiável de postos de boa bandeira e que tenham boa movimentação de venda (para não ficar muito tempo parado no tanque dos postos esse diesel) . Aí por BH deve existir hoje apenas, do S-500(amarelo) para cima(qualidade), S-50 e não mais o S-1800, justamente por ser metrópole e devido ao Proconve 7, ele está sendo retirado/substituído no interior do país inteiro.
Abs a todos.