Pessoal, boa noite!
Sou novo aqui no Fórum.
Meu pai comprou uma Mohave 2011 a Diesel. Estou com dúvida em relação ao óleo do motor que deve ser utilizado. Observei em alguns posts que não possui uma viscosidade definida para o motor a Diesel. É isso mesmo?
Essa Mohave veio sem manual. Então, baixei da web, mas só fala dos motores a gasolina (V6 e V8). Do motor a Diesel não comenta nada sobre o óleo.
Procurei no site da Mobil e eles recomendam o Mobil Diesel 5W30. Acabei colocando o óleo da GM, o Dexos 2, 5W30 (utilizado na nova S10). O que vocês acham?
Outro detalhe, no site da Mobil havia a especificação de 7,4 litros. O mecânico colocou somente 7 litros.
Já procurei muito na internet sobre essas informações, mas não consigo encontrar! Alguem pode me ajudar?
Obrigado!
Pessoal, boa noite!
Sou novo aqui no Fórum.
Meu pai comprou uma Mohave 2011 a Diesel. Estou com dúvida em relação ao óleo do motor que deve ser utilizado. Observei em alguns posts que não possui uma viscosidade definida para o motor a Diesel. É isso mesmo?
Essa Mohave veio sem manual. Então, baixei da web, mas só fala dos motores a gasolina (V6 e V8). Do motor a Diesel não comenta nada sobre o óleo.
Procurei no site da Mobil e eles recomendam o Mobil Diesel 5W30. Acabei colocando o óleo da GM, o Dexos 2, 5W30 (utilizado na nova S10). O que vocês acham?
Outro detalhe, no site da Mobil havia a especificação de 7,4 litros. O mecânico colocou somente 7 litros.
Já procurei muito na internet sobre essas informações, mas não consigo encontrar! Alguem pode me ajudar?
Obrigado!
Respondendo seus questionamentos, a escolha do óleo lubrificante está correta, 5w30 sintético da Total é o que as concessionárias utilizam. Quanto a quantidade são 7,4 litros de acordo ao descritivo no manual.
Meu palpite é que os ~400ml sejam referentes ao filtro de óleo, caso ele não tenha sido trocado.
Sobre a especificação: Eu uso o 15W40 Diesel da Total mas já verificamos anteriormente que as concessionárias costumam usar 5W40 e 15W40 de marcas variadas dependendo da disponibilidade deles, geralmente Mobil e ELF/Total.
Respondendo seus questionamentos, a escolha do óleo lubrificante está correta, 5w30 sintético da Total é o que as concessionárias utilizam. Quanto a quantidade são 7,4 litros de acordo ao descritivo no manual.
Boa sorte,
Paulo
Só para complementar quanto a especificação do óleo. 30 seria para temperatura externa (ambiente) de até 40C, e 40 para temperatura externa de até 50C. Um óleo mais viscoso tem mais resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, é mais difícil de escorrer, mas tem maior capacidade de se manter entre duas peças móveis, formando uma película protetora. O “W”, de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor “bate” ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.
Só para complementar quanto a especificação do óleo. 30 seria para temperatura externa (ambiente) de até 40C, e 40 para temperatura externa de até 50C. Um óleo mais viscoso tem mais resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, é mais difícil de escorrer, mas tem maior capacidade de se manter entre duas peças móveis, formando uma película protetora. O “W”, de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio. Quanto menor esse valor, mais fácil ele percorrerá o motor na partida a frio, diminuindo o tempo que o motor “bate” ao ligar, quando o óleo ainda não chegou a todas as peças.
Paulo,
Fiquei com isso na cabeça desde minha última postagem e acabei não tendo tempo de voltar ao tópico mais cedo.
Suas considerações estão certas, apenas faço uma ressalva quanto às especificações de temperatura:
Vendo a diversidade nos relatos do pessoal que usa a CSS para suas revisões e/ou trocas de óleo podemos dizer que os óleos 5W30, 5W40, 15W30 e 15W40 são adequados para nossas viaturas.
Esqueci de comentar, na semana passada estava bem corrido aqui no trabalho e pedi para meu pai levar minha viatura ao mecânico para trocar as pastilhas de freios que já estavam pela hora da morte há alguns dias.
O serviço todo saiu por R$350 (dianteiras + traseiras + mão de obra) e para quem precisar da informação, são as mesmas pastilhas da Santa Fé. Teoricamente mais fáceis de encontrar e mais baratas.
Caro Eduardo, de fato com o gráfico dá maior clareza no entendimento das variaveis dos lubrificantes. Quanto as pastilhas de freio que substituíste de tua viatura, por curiosidade, qual a marca destas.
Caro Eduardo, de fato com o gráfico dá maior clareza no entendimento das variaveis dos lubrificantes. Quanto as pastilhas de freio que substituíste de tua viatura, por curiosidade, qual a marca destas.
Obrigado & abraços,
Paulo
Paulo,
Dianteira: Ecopads
Traseira: S.Y.L
Ambas as marcas são bem conceituadas e sem amianto.
Postado originalmente por AugustoBaião
boa tarde. muitas informações importantes no fórum, muito obrigado a todos.
Alguém já trocou correia e tensores?
lembram valores pagos?
Augusto,
Já troquei mas faz algum tempo, não lembro de valores mas não foi nada exorbitante senão certamente eu teria na memória...rsrs.
neste final de semana fiz a troca em oficina de confiança. polia tensora 78,00, correia comprada pela internet de uma loja de sao paulo 45,00 mais frete de 13,98, e mão de obra de 80,00 reais. em contra partida só a correia e a polia na ccs ficariam por 1100,00 reais sem contar a mão de obra.
neste final de semana fiz a troca em oficina de confiança. polia tensora 78,00, correia comprada pela internet de uma loja de sao paulo 45,00 mais frete de 13,98, e mão de obra de 80,00 reais. em contra partida só a correia e a polia na ccs ficariam por 1100,00 reais sem contar a mão de obra.
Boa! Eu lembrava que tinha sido bem barato mas não quis arriscar um valor pra não errar o chute