Fui fazer o test drive hj, já pedi a avaliação do meu carro e estou aguardando a cotação do seguro da Chubb, mas me deram uma previsão de R$3800.
A concessionária que fui testar tem a Tiguan 2011, só pequenas mudanças internas (pomo do câmbio, inserções pratas e o volante do Passat CC - carne de vaca, até o fox pode ter) e o logo 4motion na tampa traseira. Mas o que achei estranho é que apesar de bem completas (teto, couro, park assistance, etc) nenhuma delas veio com xenônio e consequentemente sem lavador nos faróis. No modo sport o motor é violento! O computador de bordo é lotado de recursos. A suspensão é a mais dura dos 3 que testei hoje. Mas o preço é uma facada no estômago 135 mil! Preço de uma Freelander SE. Apesar de espetacular, o forro do teto solar é bem transparente e deve fritar os miolos ao meio-dia. É a única 2011 do trio que testei hj.
Depois fui fazer test drive na GVIII (2010), o preço está ótimo, mas depois de andar num carro repleto de recursos achei a GVIII pelada demais! Bancos com ajustes manuais, retrovisores externos não rebatem, não tem sensor de estacionamento, nem luz de cortesia nos parassóis. O motor é bastante silencioso, a suspensão é mais confortável, e o V6 responde bem, o acabamento é bom, mas o da VW é bem superior. O preço das revisões é relativamente baixo. É a única com reduzida.
E por último a Forester XT (2010), o motor é espetacular mesmo com 4 marchas, a suspensão é a mais confortavel dos 3, a visibilidade é excelente, mas é escassa de recursos e tem plástico duro demais no acabamento (o que me fez temer o surgimento de barulhos diversos) o teto solar é enorme, abre por inteiro e tem o forro tradicional que veda completamente a luz. É a mais barata dos 3. São 25 mil de diferença com a Tiguan.
Apesar de cara, a Tiguan conseguiu reunir tudo o que eu procurava, motor potente, tamanho compacto, ótimo acabamento interno e lista de equipamentos opcionais (frescuradas) extensa. Fiz e refiz minhas contas e devo fechar o negócio ainda esta semana. Serão 15 dias torturantes de espera.