Postado originalmente por
jsaid
Gostaria de colocar o relato da minha experiencia com a Forester XT.
Estou com ela desde de fev 2022, comprei com 52 mil km, esta agora com 75 mil km.
Eh meu carro de uso no dia-a-dia, e tb para viagens com a familia.
Na cidade a suspensao absorve bem os buracos e o cambio CVT dao muito conforto.
Tem muito espaco interno para o tamanha externo.
Na estrada tem desempenho quase de um esportivo. Para referencia, eu tinha um Jetta Tsi anteriormente, e acho a forester XT melhor do que ele na estrada, principalmente na curvas.
E tem o uso off-road. Esse eh um capitulo a parte. Acabei de rodar 4000 km pelo sertao do Brasil, sendo uns 1000 km em estrada de chao. Subi de Goiania ateh Tocantins pelas Serras Gerais. Atravessei o Jalapao (sentido ponte alta a mateiros), fui ateh Bom Jesus no Piaui e atravessei os Canions do Viana ate Caracol, indo ateh Sao Raimundo Nonato. Alguns dos caminhos , nos relatos , eram indicados somente para carros 4x4 "raiz" e nao um SUV como o Forester. No jalapao na estrada para Cachoeira Velha, nem as agencias de viagens estao levandos turistas lah. A subida do Viana para Caracol, e a visita a parte "de tras" da Serra das Confusoes tb sao complicadas o suficiente para assustar a media dos motoristas com 4x4.
Meu veredicto nesses trechos mais complicado foi que o carro nem sequer tomou conhecimento que estava fora de estrada. Com o X-Mode ligado, as vezes piscava um pouco o diagrama de controle de tracaoo, mas na pratica nao cheguei nem a perceber que os pneus deslizavam ao passar por degraus com areia e muito cascalho. O carro passou por cima de tudo como se nao fosse nada! Isso com pneus de asfalto (os P3 e P4 MICHELIN) e com o carro quase na capacidade maxima de carga. Muito impressionante!
Logico o carro nao passou totalmente imune. Um dos amortecedores estourou (provavel efeito da carga e das costelas de vaca interminaveis), e na volta tiver que adaptar um pouco o roteiro. E eh a 2a vez que da problema na suspensao (a 1a foi ano passado indo para Chapada diamantina, qd um bucha da suspensao estourou). Tb arranquei o parachoque ao contornar uma arvore caida (efeito do baixo angulo de entrada, mas tb de barbeiragem, mais de quem estava indicando a linha- minha esposa- do que minha
) e vou ter que polir o carro todo (trilha tomada pela caatinga).
Mas acho que outros carros teriam problema similares.
Algo que gostaria de mencionar: no jalapao, ao levar uma guia em um dos atrativos, ela comentou o quanto o carro era macio. De fato, em relacao a pajero, TR4, Toro, HiluX, Amarok e Ranger (os que ja dirigi) , a Forester eh muito mais confortavel para os ocupantes.
Entao, para mim, o Forester continua sendo uma escolha ideal, por reunir atributos diferentes, acima da media.
Os contras jah sabem: assistencia, pecas e seguro, que tb nao esta barato. Mas ate nessa questao de pecas estou aprendendo a lidar. Inclusive , devo importar amortecedores Kayaba para meu carro, depois coloco aqui se deu certo.
Tb devo postar sobre essa questao da suspenscao que me deu problema pela 2a vez e tb outras impressoes, para quem quiser fazer um uso como esse meu, nao um off road radical (que precisaria de adaptacoes , como pneus fora de estrada ou suspensao mais alta), mas expedicoes serias e longas por areas remotas.
Abs
ps: editei tirando acentos e caracteres especiais, pq por algum motivo o editor trocou inicialmente