Pra mim um dos pontos fortes da Forester XT, depois do motor é a suspensão dela. Nunca andei num carro TÃO confortável na minha vida. Santa Fé por exemplo é uma pedra de tão dura se comparada a Forester, e deveria ser o contrário já que é um carro um pouco maior. Eu não mexeria nem um milímetro no conjunto suspensão/roda/pneu da Forester.
A roda não tem um desenho muito agressivo mesmo. Mas o acabamento dela é muito legal, se prestar atenção nas partes "internas" ela tem um acabamento de material fundido, levemente rugoso, e na superfície "externa" tem um acabamento usinado/brilhante. Quando a luz/sol bate nela vc percebe melhor esse contraste dos dois tipos de acabamento.
Vc citou a TR4... pra mim (que já tive TR4 2010), as rodas R17 foram uma das grandes M. que a Mit já fez. São lindas mas..... Quem compra o carro com intuito de usá-la no off-road já começa com um carro mais duro devido ao perfil baixo, e se quiser colocar pneus para lama fica sem opções pois não existe pneu MUD aro 17 que caiba na TR4, sem contar que custam muito mais caro que um pneu MUD aro 15 ou 16.
Já tive tb Honda New Fit 2009, modelo top (EXL se não me engano). O carro era perfeito, motor com potência de sobra, câmbio automático com 5 marchas tiptronic, desenho agradava bastante, espaço interno ótimo mas..... Acho que um dos carros mais duros que já dirigi. Dava dó de andar com o carro. Acredito que era por causa das rodas aro 16. Vendi o carro pois aqui onde moro não tinha condições de usá-lo.
A Forester em si não tem um desenho muito interessante, acho que não faz muito sentido mexer nas rodas dela. Pra mim é um dos carros mais low-profile que existem, é um desenho estritamente funcional (vide porta-malas tipo caixote). Se quer um carro realmente bonito tem Freelander, XC60, BMW X1, Tiguan, IX35, entre outros, que pra mim tem um design/estética melhor que o da Forester. Não que a Forester seja um carro feio.
O único motivo para mexer nas rodas da Forester seria pela estética, aí vai do gosto de cada um mesmo.