Postado originalmente por
Luiz Santos-Blues guy
Confrades do fórum 4x4. Eu possuo um kia sorento 2008 a gasolina, 3.8 v6 automatico, como 68 mil rodados. Neste momento, enfrento um problema no meu automóvel que caminha para um desfecho terrível. O problema: meu carro simplesmente passa a Quinta marcha antes dos 60 quilômetros e não reduz depois disto de jeito nenhum. Ou seja, se feito o kickdown, o carro simplesmente ignora e mantém a quinta marcha aplicada. Só muda isto, quando o carro é parado, sendo engatada então a primeira marcha. O problema acontece de maneira aleatória, e normalmente quando desligado o veículo e aguardado alguns segundos, o veículo volta ao normal. Acontece frio e quente. Certas vezes, já na primeira ligação do dia, ocorre, em outras situações acontece depois de certo tempo de uso. Como ocorre do nada, já me aconteceu em meio a ultrapassagens, onde a 60 km/h ou 80 km/h de quinta marcha, solicitei a redução e o veículo não reduziu. Imaginem. O tiptronic, funciona, mas passa as marchas automaticamente as 3000 mil rotações em média até atingir a quinta marcha. Quando solicitada a redução as vezes reduz as vezes não. Tenho todas as revisões em dia, não há luz de anomalia, já foi scaneado inúmeras vezes e a conclusão a que a kia chegou foi que não há o que fazer. Em fóruns dos Estados Unidos, local onde a motorização 3.8 v6 é mais comum, já encontrei alguns casos. Nenhuma resposta de como resolver e diversos proprietários seguindo para a justiça. Aqui no fórum, existe o relato de um proprietário de um veículo 3.8 v6, que descreve exatamente a mesma coisa "o carro só reduz quando quer". O veículo a diesel possui uma caixa de 5 marchas, que julgo ser a mesma do veículo a gasolina, logo acho que vale o aviso. Ah sim, oleo do câmbio está vermelho, sem cheiro de queimado e no nível. Como a fábrica nao tem ideia do que ocorre, pelo jeito irei a justiça. Fica o aviso caso algum confrade se depare com este defeito. Abraços.