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Tópico: Kia Sorento

  • #1729
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    [QUOTE=ffsias;2365773]junior_martins,

    Eu troquei o atuador, pois estava furado. Já fez outras verificações em busca de problemas, tirando a turbina?

    Caro FFSIAS, já verifiquei tudo e ela ainda esta fraca até os 2300 rpm, depois disso vai que vai, como faço pra verificar esse atuador.? Já me disseram ser ele tambem, mas o valor dessa peça não me permite erros, se não for ela vou gastar quase 2 mil e não resolver o problema. Em subidas é um sacrificio, muitas vezes coloco na reduzida pra sair. Att

  • #1730
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    Citação Postado originalmente por FELIPEMACHADO Ver Post
    Ola amigos , sou novo no forum. Tenho uma sorento 2009 2.5 TD. 170cv
    Relatei aqui no forum diversos depoimentos com o mesmo problema que eu passo atualmente. O famoso "apagão" ganho se quer fazer uma ultrapassagem e a "bomba ninja" de fumaça preta saindo pelo escape.
    Já anotei diversas coisas que devo fazer, como trocar filtros de combustivel, filtro de oleo, valvula de alivio, limpeza de tamque de combustivel e essa vedação da EGR para parar de alimentar esses gases poluidos.
    O meu grande problema é AONDE encontro uma oficina especializada e de confiança em sao paulo.
    Moro em barueri entao gostaria de pedir á vocês alguns contatos de oficinas boas.
    Desde já agradeço á todos e parabens pelo forum muito bom mesmo. Ja aprendi muito sobre meu carro lendo todas as msg.
    um abraço . Felipe
    Boa tarde Felipe, resolveu os problemas com a Sorento.? Se precisar de uma força me chama no whats 11 997320513
    Abraços.

  • #1731
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    [QUOTE=junior_martins;2373087]
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post

    Caro FFSIAS, já verifiquei tudo e ela ainda esta fraca até os 2300 rpm, depois disso vai que vai, como faço pra verificar esse atuador.? Já me disseram ser ele tambem, mas o valor dessa peça não me permite erros, se não for ela vou gastar quase 2 mil e não resolver o problema. Em subidas é um sacrificio, muitas vezes coloco na reduzida pra sair. Att

    Olá Junior,

    Para testar o atuador, retira a mangueira que saí da válvula solenóide até ele e faz sucção (chupa) com a outra ponta ainda conectada no atuador. Ele deve se mover. Caso o ar esteja fluindo sem resistência e sem mover a haste, é sinal que ele está com problema.

    Eu comprei no ML (Valvula Turbina Kia Sorento 170cv Pn 5303 970 0122 Crdi - R$ 500,00 no MercadoLivre). CCS não dá pra meter...é facada.


    A questão é que a troca deve ser feita com cuidado, marcando exatamente as posições de ajuste da anterior, para que não haja danos e a turbina trabalhe de forma correta.

    Abraço,

  • #1732
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    [QUOTE=ffsias;2373115]
    Citação Postado originalmente por junior_martins Ver Post


    Olá Junior,

    Para testar o atuador, retira a mangueira que saí da válvula solenóide até ele e faz sucção (chupa) com a outra ponta ainda conectada no atuador. Ele deve se mover. Caso o ar esteja fluindo sem resistência e sem mover a haste, é sinal que ele está com problema.

    Eu comprei no ML (Valvula Turbina Kia Sorento 170cv Pn 5303 970 0122 Crdi - R$ 500,00 no MercadoLivre). CCS não dá pra meter...é facada.


    A questão é que a troca deve ser feita com cuidado, marcando exatamente as posições de ajuste da anterior, para que não haja danos e a turbina trabalhe de forma correta.

    Abraço,
    Isso mesmo !
    Normalmente quando está com problemas a fuga de ar acontece na junção do guarda pó de borracha com a haste de acionamento.
    Se tiver com fuga de ar (nessa junta ou algum rompimento da borracha) o resultado é exatamente o que vc está percebendo em seu veículo.
    Caso esteja com fuga de ar nessa junção, vc pode tentar resolver amarrando a ponta do guarda pó com linha tipo "rococó" (o pessoal das antigas que soltava pipa sabe bem o que é...) ou abraçadeira de naylon bem fina, mas vai precisar tirar a caixa do filtro de ar pois o acesso é difícil.
    A vantagem é não precisar realizar o ajuste de um novo atuador, o que é muito difícil de fazer e pode trazer grandes problemas se mal realizado.
    Abçs
    Cezar - coc2002@gmail.com
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  • #1733
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    No meu caso, eu mesmo troquei o atuador, seguindo as orientações da literatura técnica da Kia. Inclusive comprei um vacuômetro para testar a peça nova depois de instalada. Prender só o guarda pó, não estava adiantando, até porque ele tem elasticidade diferente da membrana interna do atuador.

  • #1734
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    Instalação e ajuste do atuador da turbina VGT do Sorento.

    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    No meu caso, eu mesmo troquei o atuador, seguindo as orientações da literatura técnica da Kia. Inclusive comprei um vacuômetro para testar a peça nova depois de instalada. Prender só o guarda pó, não estava adiantando, até porque ele tem elasticidade diferente da membrana interna do atuador.
    Boa tarde ffsias,

    Há alguns anos, acessando um site técnico estrangeiro da KIA ( não lembro mais qual), li o procedimento deste ajuste e desde então tenho ajustado com uma pressão positiva de 0,5 Bares à 2500 rpm e com carga (acelerando tudo) na estrada.

    Tem dado bom resultado tanto em consumo quanto em rendimento do motor.

    Nas diversas experiências que fiz na época que estava avaliando o projeto do CRmapp, notei o seguinte:

    Quando colocamos pressão maior, o veículo fica com mais potencia e torque nas baixas rpms mas custa a subir de giro, ficando "amarrado" e o consumo dispara.

    Quando ajustado com pressão mais baixa, o turbo lag aumenta, custando a ganhar torque, o rendimento do motor cai e o consumo cai levemente.

    Gostaria, se possível, que você nos passasse o link dos procedimentos da KIA citados em seu post ou, se em papel, escaneasse e compartilhasse conosco.

    Abraços,
    Cezar - coc2002@gmail.com

  • #1735
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    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post

    Gostaria, se possível, que você nos passasse o link dos procedimentos da KIA citados em seu post ou, se em papel, escaneasse e compartilhasse conosco.

    Abraços,
    Cezar - coc2002@gmail.com
    Boa tarde Cézar,

    Segue os arquivos com o procedimento. Um extraído do GDS, o outro foi traduzido do idioma russo (peguei em um fórum deles), pelo Google Translate.

    Abraços,
    Kia Sorento Arquivos Anexos

  • #1736
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    Parabéns a todos que contribuem para este tópico! Estou namorando uma 2009 EX e devorei as paginas tentando conhecer mais o carro. Muita informação valioda. PArabéns a todos!!
    Estou avaliando o risco de pegar um carro deste nível incrível, porém de mecanica cara e confesso desconfiar da marca (sem a conhecer) .. Mas, o motor a diesel me encanta!
    Esta semana verei uma com 122k rdados único dono e outra 80k com revisões em concessionaria.

    Alguém o RJ poderia informar os valores de IPVA e seguro?
    Espero voltar aqui muitas vezes mais!
    Abraço a todos!
    TR4 2008 MT - Lift 2" / Bloqueio Traseiro Kaiser 100% / Quebra-mato 4WD / Guincho Warn Tabor 10k / Dunlop MT1 30x9,5r15
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  • #1737
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    Prezados, boa noite !


    Gostaria de pedir a ajuda dos senhores e/ou senhoras, possuo um Grand vitara, mas estou com uma forte queda para um sorento 2008/2008 170cv EX. Até ai tudo bem.


    O único detalhe do mesmo é a blindagem que ele tem, e é ai que estou preocupado, gostaria de saber sobre a questão do carro blindado afeta muito uma trilha ? Ou a potencia do motor compensa isso?


    Gostaria das opiniões e se alguém tiver o mesmo blindado que se manifeste.


    Grato !

  • #1738
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    IPVA e seguro RJ

    Citação Postado originalmente por isilva Ver Post
    Parabéns a todos que contribuem para este tópico! Estou namorando uma 2009 EX e devorei as paginas tentando conhecer mais o carro. Muita informação valioda. PArabéns a todos!!
    Estou avaliando o risco de pegar um carro deste nível incrível, porém de mecanica cara e confesso desconfiar da marca (sem a conhecer) .. Mas, o motor a diesel me encanta!
    Esta semana verei uma com 122k rdados único dono e outra 80k com revisões em concessionaria.

    Alguém o RJ poderia informar os valores de IPVA e seguro?
    Espero voltar aqui muitas vezes mais!
    Abraço a todos!
    Boa tarde isilva!

    Eu adquiri uma Sorento 2008/2009 EX diesel 170cv é o IPVA ficou em torno de 2000 reais esse ano e o seguro, com classe de bônus 9 e minha esposa como principal condutora ficou em 3200 reais em 5x.
    Sou morador de Niterói, já que o CEP influencia.

    Abraço e boa sorte na compra, pois é um excelente carro, muita força e silenciosa para um motor diesel.

    Sou ex proprietário de uma Pajero Sport 2005/2006, modelo japonês 2.8 com 38 Kgf e 145cv, mas a Sorento está em outro nível, muito superior em motor.

    Pessoal, prazer em participar deste fórum e esse é meu primeiro post aqui, adquiri a Sorento em abril, mas estou adorando o carro, pena a manutenção ser realmente salgada.

  • #1739
    Usuário Avatar de ffsias
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    Citação Postado originalmente por Beto4x4 Ver Post
    Pessoal, olá. Vou passar uma dica que peguei de um especialista que conhece bastante o motor da Sorento. Eu também passei por esse problema do apagão, tanto na 2005 como na 2008 que tenho hoje. Nesta última, foi feito limpeza no tanque, foi trocado o filtro do diesel, usei S50, S10 e mesmo assim tive seis apagões entre Porto alegre e Gramado e mais cinco na volta! kkkk.
    Não estou afirmando nada, mas talvez alguns "especialistas" estão diagnosticando trocar bicos, ou outras coisas caras para "valorizar o serviço", mas no entanto, a troca da válvula de alívio que fica na extremidade do "common rail" pode ser a solução do problema. As informações da peça estão nas fotos em anexo.
    Esta válvula de alívio vem de fabrica calibrada para abrir em +\- 1500 bar. No meu caso, estava abrindo em 400 bar, ou seja, mesmo o sistema "mandando ver" diesel para se chegar a potência que se quer, a tal válvula não deixa a pressão subir e esse desequilíbrio é detectado pela ECU que desarma o motor.
    Espero ter ajudado!




    Anexo 416035Anexo 416036 Anexo 416037Anexo 416038

    Fui resgatar este post do Beto4x4, pois existe uma diferença entre as versões de 140cv e 170cv. Esta válvula das fotos só existe na de 140cv, na de 170cv ele é eletrônica. Hoje pude comprovar olhando as "flautas" dos dois motores.

  • #1740
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    Citação Postado originalmente por lucianosj Ver Post
    Boa tarde isilva!

    Eu adquiri uma Sorento 2008/2009 EX diesel 170cv é o IPVA ficou em torno de 2000 reais esse ano e o seguro, com classe de bônus 9 e minha esposa como principal condutora ficou em 3200 reais em 5x.
    Sou morador de Niterói, já que o CEP influencia.

    Abraço e boa sorte na compra, pois é um excelente carro, muita força e silenciosa para um motor diesel.

    Sou ex proprietário de uma Pajero Sport 2005/2006, modelo japonês 2.8 com 38 Kgf e 145cv, mas a Sorento está em outro nível, muito superior em motor.

    Pessoal, prazer em participar deste fórum e esse é meu primeiro post aqui, adquiri a Sorento em abril, mas estou adorando o carro, pena a manutenção ser realmente salgada.
    Muito obrigado pelo relato! Achei o seguro caro, IPVA era o que esperava.
    A pajero Sport 2.8 Já esteve na minha mira também, mas o Sorento já a desbancou.
    TR4 2008 MT - Lift 2" / Bloqueio Traseiro Kaiser 100% / Quebra-mato 4WD / Guincho Warn Tabor 10k / Dunlop MT1 30x9,5r15
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