Postado originalmente por
White Tumbler
Senhores,
Obviamente não li todos os comentários sobre a excelente Kia Sorento, mas usei a ferramenta de pesquisa e nada retornou, portanto me sinto à vontade para abrir este novo tópico.
Tenho uma Kia Sorento EX 3.8 V6 (gasolina), ano 2009 (última deste modelo), minha desde zero Km, com todas as revisões feitas na concessionária, durante todos os 05 anos da longa garantia. Atualmente com 55.000 Km.
O veículo NUNCA apresentou qualquer defeito... até terminar a garantia.
Comecei a sentir que o pedal do freio descia quase até o assoalho do veículo, desde que fosse apertado suavemente. Em uma freada mais brusca não descia. Quando descia, ao mesmo tempo trepidava, como se o ABS estivesse agindo, geralmente isso acontecia em velocidades baixas e em piso irregular.
Feita reclamação para a concessionária, inicialmente não acharam nada, disseram que era assim mesmo, etc, mas eu ponderei que não, que durante 5 anos isso nunca havia acontecido. Então eles chegaram à conclusão de que eram... os pneus!
Ora, logo os pneus (que sempre receberam rodízio a cada 10.000 Km, conforme orientação da própria concessionária), e que nem perto estão das marcas TWI (ou coisa que o valha), as quais indicam o limite de segurança e o momento da troca? Não há desgaste irregular em nenhum deles, enfim. Não engoli essa.
Pedi ao mecânico que dá manutenção aos nossos (meu e dos amigos jipeiros) Trollers e ele disse (o que me pareceu óbvio) que os pneus não teriam nenhuma influência nesse sintoma.
Verificou que o cilindro mestre do freio estava com um dos estágios avariado, deu um passe nos discos de freio, trocamos as pastilhas e (por não ter conseguido um novo a um preço razoável), aceitei recondicionar o cilindro mestre, pois o mecânico me disse que ele estava acostumado a fazer esse time de serviço em automóveis antigos, importados ou não, que lhe chegavam com a intenção de manter a originalidade visando obter placa preta. Segundo ele, o sistema tende a estragar muito mais em carros que andam pouco do que em um carro de uso diário. E se o recondicionamento servia para aqueles, com muito mais razão serviria para mim.
Feito o serviço, voltou ao normal por menos de 01 semana e voltou tudo a ocorrer, da mesma forma.
Reclamei a ele, que enviou o cilindro-mestre recondicionado para o recondicionador (na garantia do serviço) e este, teoricamente, refez o serviço, mas lhe disse que não havia encontrado problema no cilindro-mestre.
Recolocado o cilindro-mestre, normalizou, por uns outros poucos dias, e estou até agora com o mesmo problema, e já achando que possam ser... os pneus!
O carro não fica sem freio, não passa a sensação que não vai parar, mas é muito desconfortável aquele pedal lá no fundo, uma vez que conheço o carro e sei que ele não era assim.
Feita essa longa e cansativa explanação, pergunto: alguém já teve esse problema com sua Sorento OU alguém com expertise no assunto pode me dar uma luz?