A possibilidade de veículos com câmbio na coluna dar problema não é raro, não. E, normalmente, apresenta o problema nos piores momentos e lugares possíves;
É comum nos veículos Willys, e as antigas C10 também costumavam ter este problema;
Quando comprei, a minha Rural 1.965, era toda original e tinha o câmbio na coluna, com 3 marchas;
Um belo dia, indo a uma pescaria o danado do câmbio "encavalou" as marchas em cima de uma ponte de madeira sobre o Ribeirão dos Patos, afluente do São Francisco. Ainda bem que junto estava um amigo pescador e mecânico. E um pedaço de arame resolveu o problema;
Não tive dúvida, comprei uma tampa com alavanca e passei o câmbio para o assoalho, e nunca mais me preocupei. Posteriormente troquei o conjunto por um Clarck 2215A;
Ainda tenho, guardado em MG, o que foi tirado do câmbio na coluna. Se alguém precisar é só falar.
O meu coroa teve um Opala 1976 4 portas com cambio de 3M na coluna, era verde Dinossauro mesmo, ficou 20 anos com o carro até o meu irmão botar as mãos e dar pau até desmanchar. Pois é, depois de 20 anos, a viatura era até relíquia, o meu irmão conseguiu torcer o monobloco do Dinossauro! Mas realmente, o câmbio na coluna tem vantagens ergonômicas, tem charme e faz sucesso! Tenho saudades das noitadas a bordo do dinossauro, eu um parceiro, e 4 gurias dentro! A farra era garantida!
Renato...
não me xinga, mas o mecânico colocou tudo no lugar antes que eu me desse conta. Dá pra fotografar algum detalhe ainda, mas só montada. Serve?