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Tópico: SPOA com kit???

  • #1
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    SPOA com kit???




    Bom dia, Srs . Tive a oportunidade de ver um kit feito p/ passar os feixes de mola para cima dos eixos . O interessante era que o sujeito não precisou fazer solda no eixo, o que me deixou muito animado.
    A peça a que me refiro era presa por grampos ao eixo, como o feixe de molas, apoiando-se sobre este e fazendo encaixe com o platô de apoio original das molas, por debaixo do eixo. Com isso o conjunto não poderia girar, ficando bem firme em seu lugar, exatamente como fazemos p/ fixar as molas originais.
    Achei a idéia muito original , e gostaria de saber dos Srs. se alguém conhece esse kit, e o que poderiam me aconselhar? É bom?
    Abraço.

  • #2
    8) Aí Comboy, achei interessante, mas
    se tu erguer a viatura, o mais correto seria
    mudar o ângulo dos cardãs ( girando ). Pelo
    que entendi este sistema gira 180 graus
    deixando o cardã desalinhado.
    Opinião de um relis mortal

  • #3
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    Não sei se entendi o que você quis dizer. O kit não alterou o eixo.
    Ele é constituido por uma peça que se adapta por cima do eixo, através de grampos e se estabiliza através do contato com o platô inferior do eixo, aquele que apoia originalmente as molas. Por ter uma superfície reta, não permite que o eixo gire em torno de sí, mantendo o conjunto firme.
    Com relação ao alinhamento do canhão do diferencial com o cardã, isso poderia ser resolvido com a colocação de cunhas.
    Ainda não sei se consegui explicar, mas de qquer forma, obrigado pela dica.

  • #4
    Acorda cedo em Comboy
    Dá uma pesquisada em SPOA, que tu vais entender
    melhor o que quero dizer com cardã desalinhado
    quando é feito spoa. E outra que não tinha me dado conta,
    o custo para se fazer um spoado simples, somente
    suspensão e cardãs, deve ser mais em conta que
    comprar um kit.

  • #5
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    Valeu, Dick!

  • #6
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    kit SPOA?

    Fala Gente....

    Fuja de "kits" prontos e "fáceis" de adaptar...


    não existe isso... é lenda...


    []'s

    Eugênio
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  • #7
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    Bom dia, Monge. Valeu pela dica. Tenho lido bastante sobre SPOA, aqui na 4X4, pois não tenho muito conhecimento sobre o assunto. Vejo que vocês fazem trabalhos exelentes, nas suspensões.
    Tenho lido em algumas revistas (inclusive na 4x4 &Cia) que o SPOA enfraquece a suspensão, além de outros problemas já previsíveis devido ao aumento do centro de gravidade. Não compreendo porque então algumas montadoras já lançam seus veículos com esse sistema originalmente. Em que estaríamos enfraquecendo a suspensão?
    Na última edição, a 4x4 & Cia, chega mesmo a afirmar que " o ponto questionável da adaptação é o feixe de molas por cima do eixo, pois tira a robustez do conjunto além da estabilidade", referíndo-se ao jeep do leitor.

  • #8
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    Cowboy,

    Tem que pensar no SPOA, como uma alteração, toda alteração, trás prós e contras. Dependendo do objetivo desejado o SPOA pode ser prejudicial sim. Mas se o objetivo é ganhal altura e flexibilidade para transpor obstáculos, o SPOA em conjunto com outras medidas, costuma ser muito benéfico.

    Abraços Du.

  • #9
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    SPOA

    Fala Gente...

    Pois é Cowboy, tem que ver pra que vc quer o jeep pra então saber o que fazer com ele.

    Se vc quer um jeep de arrancada, ou velocidade, prega ele no chão, envia um V8ão nele, blower, nitro e que mais for preciso pra acelerar.

    Se vc quer um jeep pra passear tranquilo, algumas trilhas leves, algumas viagens, vai de CJ todo original. E curta a nostalgia de andar num puro sangue.

    Agora que vc quer um melhor desempenho em trilhas, existe infinitas adaptações, a uma das mais consideráveis é o SPOA. Mas lembre-se para a regra, todo ganho OFF ROAD, vc perde em ON ROAD e vice versa.

    Quanto a 4x4 & Cia, não dê muito crédito no que eles escrevem, eu pelo menos me contento em apenas ver as fotos da revista, quando vejo.

    Para uma revista que elogia os kits Extreme, JR4x4, e outos, o mínimo que vão fazer é malhar o SPOA pra poder ajudar nos kits. Tem uma edição dela, das mais antigas, que mostra como se faz o SPOA, e acredite, ela fala bem da adaptação.

    Um dos poucos contras do SPOA realmente é o maior CG que ele vai proporcionar, mas isso se compensa com os pneuzões que vc pode colocar e eixos mais largos, como o da rural.

    É como eu disse no começo, tem saber o que quer, pra saber o que fazer.

    Eu já tenho 3 anos que rodo com SPOA, e nunca passei por nenhuma situação adversa que eu não tenha passado quando meu jeep era SPUA.


    []'s feliz da vida com meu SPOA.

    Eugênio
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  • #10

    Re: SPOA

    Citação Postado originalmente por monge
    Tem uma edição dela, das mais antigas, que mostra como se faz o SPOA, e acredite, ela fala bem da adaptação.
    Monge vc lembra o numero da revista que mostra alguma coisa de SPOA , não me lembro de ja ter visto algo de tão interessante numa 4x4ecia
    []'s

  • #11
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    num lembro

    Fala Gente...

    Beto, não me lembro, pois eu tenho apenas uma foto retirada da revista que mostra o "bracinho" da direção.

    Eu fiz meu SPOA em 2001, e a revist já havia rodado há algum tempo.... então infelizmente esta informação eu não tenho.


    []'s

    Eugênio
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  • #12
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    Valeu, pessoal. É bom poder contar c/ a experiência de vocês. Vou continuar pesquisando. Estou reformando a minha F-75, e isso é um plano que tenho p/ o futuro.
    Tentarei seguir o conselho de vocês. Vou desenvolver o meu próprio "KIT", e tentarei evitar a solda no eixo.
    A propósito, no site da ASKBY, tem vários kits para essa adaptação, mas são todo$ importado$$.
    Abraço a todos.

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