x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    só umass perguntass......
    quem é mais forte (resitente) ?????
    um eixo rigido, maciço ou um tubo???
    pino de pistão é maciço????
    pensem num eixo torcendo (torque) quem vai guentar mais, um tubo ou um maciço????
    onde o tubo vai quebrar????
    e o maciço vai quebrar onde????
    vo toma mais um gole de cachaça com butiá......
    fui.....
    Caros Amigos,

Pelo que soube, o cardan tubular, ao invés do maciço se dá por economia de pêso e material (reduzindo custos), visto que a maior tensão ocorre justamente na superfície do eixo (tubo), sendo, portanto, desnecessário o seu "enchimento".

Abraços

Inercia

Quanto maior a massa do cardã, maior a inercia. Um cardã maciço pesaria muitas vzs mais que o tubular, o que comprometeria os rolamentos das cruzetas. Alem disso, o tubular eh realmente mais resistente, considerados o tanto de ferro envolvido. Um cardã que teria 1" maciço pesando 5kg seria muito menos resistente que o mesmo tanto de ferro distribuido em um tubo oco de 2" com parede de 1/4" pesando os mesmos 5kg, pelo fato de que distribui a tensao numa area maior. Eh mais ou menos o principio de fazer furo p/ parar a trinca.
    Se o cardã esta quebrando por força do motor, use um tubo maior, ou aproveite de outro carro que tenha mais torque. Imagino que o cardã do Maverick encurtado deve resolver o problema, afinal eh dimensionado para o respectivo motor. Por outro lado se as rodas estao grandes demais, exigindo muita alavanca, ae vamos ter que realmente mudar o conjunto todo desde o inicio. Nao tem jeito, aumentou o motor, tem que aumentar a embragem ou ir p/ hidramatico. Ae a quebra passa pro cambio, depois pro T-case, depois pro cardã, depois pra coroa e pinhao, depois pro semi-eixo.
    A minha opiniao (minha propria) eh que adapataçoes de motor deveriam ir pro lado do desempenho. Motor do jeep trocado por um 4cil de Ranger, ou AP, ou ainda, muito pouco procurado, motor do Alfa TI4. Aumenta-se a rotaçao de trabalho, com pouco aumento de torque e potencia. Ganha-se velocidade no dia-a-dia, economia no motor mais moderno e pouco aumento de peso e quase nada de "quebras".
    sds

Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    É o que o dudas_308w escreveu. Se considerarmos dois cardãs com a mesma massa, digamos 10 Kg, e, obviamente, o mesmo material, o cardã maciço terá uma resistência muito menor que o tubular, por causa da menor área superficial.
    Então, para aumentar a resistência do cardã, aumente o diâmetro do tubo.

[]'s
    4X4 Brasil
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

Cardan E Fusibeis

PESSOAL...T BOM? SOU NOVO POR AQUI..mas vou meter o bico ..tenho 50a.. muito novo comesei a trabalhar em mecanica de carros..nunca ouvi ..nunca souve...nunca vi..nem por imaginasao ..eso cardan fusibel..ou fazer ele pareser um fusibel ..simplesmente algo esta errado...simplesmente muito motor.. ja falavam si reforsamos o cardan..kd a caixa de marchas..vamos por uma caixa mas firme..kd o diferensial...vamos por um diferensial melhor..e os eixos..e os pneus..vao se desgastar muito ..e o disco de embragem.si um cardan ta reventando ...ja pensou nas molinhas q estao dentro do disco assim .etc.si um 292 areventa o cardan.. o carro esta pessado cardao de caminhao entao...agora cardan rigido tem muita torsao perdida.. pra nao ter torsao perdida ....cardan de duas polegadas de ferro maciso ja pensou no peso.....disculpa si atrapalhei mutio vcs

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Pessoal,

hoje fui fazer uma trilha a 70km daqui. Fui rebocando o Jeep com o cambão na Hilux até o último posto antes da trilha.

Pois bem, logo no primeiro obstáculo, tive que abortar.

Era um barranco bastante inclinada e longo, devia ter mais de 2 mts de comprimento. Dos 5 Trollers que estava na trilha também, apenas 2 subiram.

Como meu Jeep é bloqueado, achei que subiria também. Na primeira tentativa, as 2 rodas dianteiras foram pro ar, ele patinou e nao subiu. Na hora em que ele desceu o barranco de ré, a dianteira levantou novamente, e jurava que ele ia capotar pra trás.

Já na segunda tentativa, eu pisei um pouco mais, mas a dianteira levantou de novo e novamente eu perdia traçao.

Na hora em que eu estava descendo o barranco pela segunda vez, a traseira saiu do chao, e no momento em que as rodas tocaram o solo novamente, só escutei um baruho de ferro quebrando. Era o cardã traseiro. Ele dobrou igual papel!!!

Depois dali, andei uns 10km em BR com traçao dianteira, até chegar ao posto onde estava a Hilux.

Agora eu gostaria de saber, se náo tem como colocar um cardã mais resistente.

Eu estava pensando em comprar um carda de opala, c10 ou outra pkp e cortar as pontas e soldar no flange do Jeep. Será que daria certo??

Obrigado desde já!

TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Lucas, em alguns casos o cardâ é o fusível do sistema, se ele fosse mais resistente poderia romper um semi eixo, um pinhão ou uma engrenagem da tcase.

Infelizmente tem alguns lugares que não adianta forçar a viatura, é usar o guincho ou procurar outro lugar pra passar.

O cardan da C10 tem paredes mais resistentes e a flange tem as mesmas dimensões do CJ, ou seja, dá pra aproveitar um lado.

No tópico do Prateado tem algumas fotos do cardan da C10 com luva C10 e estria da D20, não sei em qual pagina está...

[]'s

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Não me pergunte porque, mas o de tubo é mais resistente do que o maciço.

[]'
    Parece esquisito, mas penso assim: o tubo é mais resistente pq é mesnos resistente....EXPLICO: o tudo admite certas torções pq não é maciço. Ele tem certa flexibilidade, maleabilidade. O maciço não.
    []'
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

Usuário Avatar de jijoe_78
    Entrada
    22/05/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Cardan maciço - vale a pena??

Ôpa!

Seguinte, se rígido ou oco é mais resistente é um tanto relativo, pois deve-se levar em cosideração a liga metálica aplicada, espessura de paredes, diâmetro, etc.
    Mas para entender o porquê de um ser mais resistente ou não é pelo fator de torcer, ser mais flexível em algumas situações absorvendo impacto/forças. Os cardãs maciços são muito rígidos e dependendo do esforço ou pancadas que recebe, pode aparecer pequenas fissúras e que resultarão em fraturas (quebras).

[]´s!

Olha, pelo que sei e concordando com o Ricardo o melhor cardã é o de tubo mas o de tubo de cardã, pois ele necessita ter flexibidade tbém, não pode ser tubo comum.É melhor pegar um cardã de outro veiculo tbem pesado tipo c10,d20, opala, ranger,etc e torneiro nele.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem