Se o cardã esta quebrando por força do motor, use um tubo maior, ou aproveite de outro carro que tenha mais torque. Imagino que o cardã do Maverick encurtado deve resolver o problema, afinal eh dimensionado para o respectivo motor. Por outro lado se as rodas estao grandes demais, exigindo muita alavanca, ae vamos ter que realmente mudar o conjunto todo desde o inicio. Nao tem jeito, aumentou o motor, tem que aumentar a embragem ou ir p/ hidramatico. Ae a quebra passa pro cambio, depois pro T-case, depois pro cardã, depois pra coroa e pinhao, depois pro semi-eixo.
A minha opiniao (minha propria) eh que adapataçoes de motor deveriam ir pro lado do desempenho. Motor do jeep trocado por um 4cil de Ranger, ou AP, ou ainda, muito pouco procurado, motor do Alfa TI4. Aumenta-se a rotaçao de trabalho, com pouco aumento de torque e potencia. Ganha-se velocidade no dia-a-dia, economia no motor mais moderno e pouco aumento de peso e quase nada de "quebras".
sds