x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de snake
    Entrada
    04/11/2006
    Idade
    47
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Question Regulagem do motor BF-161




    Pessoal,

    decidi regular as folgas das válvulas do motor da minha Rural. Chamei um colega mecânico e fizemos assim:
    Seguimos a ordem de queima do motor: 1-5-3-6-2-4. A cada passo, medimos a folga das respectivas válvulas de admissão e escape, segundo o manual do mecânico.
    Para retirar o coletor de descarga foi necessário retirar um parafuso do cabeçote. Fizemos isso e rosqueamos ele no local, para evitar perdê-lo.
    Após a regulagem, ao retirar o parafuso do cabeçote para poder montar o coletor, saiu água do radiador pelo orifício do parafuso! Não entendi (sou iniciante em mecânica).
    Montamos tudo e viramos o motor. Foi só regular o ponto e ele está aparentemente bem.
    Estou evitando rodar com ele sem saber se alguma peça pode ser danificada, ou se há alguma problema no motor.
    Peço auxílio de alguém para esclarecer este mistério.

    Obrigado pela atençao.

    Abraço a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    53
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Salve Snake.

    Se sair aquela água e normal ou não, eu não sei (meu mecânico disse que é).

    Mas passei por situação parecida há uns 6 meses atrás: retirei o coletor e um dos prisioneiros saiu, saindo água atrás. Coloquei tudo no lugar e, até agora, nenhum problema (claro, não esqueça de completar a água que desceu... )

    Quanto ao parafuso do cabeçote, o ideal é arrumar um torquímetro quando for apertá-lo. Mas isso provavelmente você já sabe...

  • #3

    Wink parafusos e mais parafusos...

    Citação Postado originalmente por flaviovs Ver Post
    Salve Snake.

    Se sair aquela água e normal ou não, eu não sei (meu mecânico disse que é).

    Mas passei por situação parecida há uns 6 meses atrás: retirei o coletor e um dos prisioneiros saiu, saindo água atrás. Coloquei tudo no lugar e, até agora, nenhum problema (claro, não esqueça de completar a água que desceu... )

    Quanto ao parafuso do cabeçote, o ideal é arrumar um torquímetro quando for apertá-lo. Mas isso provavelmente você já sabe...

    Pessoal.

    É normal sim. Na verdade, isso se dá pelo fato de que durante a usinagem do bloco, o furo onde vai o primeiro parafuso do coletor, próximo a bomba d'agua, é passante, ou seja, o furo atravéssa a parede do bloco por completo até o canal por onde passa a refrigeração (água) do motor.

    Retirei o coletor da minha Rural para limpa-lo porque estava todo cheio de ferrugem. Também me assustei quando vi toda aquela água caindo. Logo percebi o que ocorria. Então retirei o coletor, limpei, passei desfosfatizante, pintei com tinta térmica e coloquei de volta. Utilizei um parafuso de inox no lugar onde existe esse furo para evitar a corrosão do mesmo. Tendo em vista que o parafuso original estava quase sem rosca devido a corrosão.

    Em relação ao parafuso do cabeçote, aconselho não só um torquimetro, mas também, um parafuso em aço novo. Ouvi falar que estes parafusos são submetidos ao limite extremo quando montados devido ao torque que são impostos. Isso pode fazer com que ele venha a se romper dentro da rosca do bloco do motor, se não ao ser reapertado, ao passar dos tempos.

    Já pensou? Um parafuso que deve custar não mais que R$2,50 quebrado dentro do bloco? Isso com certeza vai render muitas aspirinas!!!!


    Abraço.

  • #4
    Usuário Avatar de snake
    Entrada
    04/11/2006
    Idade
    47
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Agradeço a atenção de vocês!!!

    Felizmente, o parafuso estava coberto de uma camada de graxa e em bom estado. Como só tinha ele (e não tinha experiência) coloquei-o de volta.
    Infelizmente, para retirá-lo e colocá-lo no local, não tive acesso a um torquímetro. O aperto acabou saindo pela nossa sensação
    Por via das dúvidas eu não rodei com ela, ainda. Liguei hoje e o motor pega na primeira, o que é bom sinal.
    Descobrimos, também, que quatro balancins não estão sendo lubrificados adequadamente (em baixa rotação, pelo menos). Um colega meu indicou-me um produto para misturar no óleo a fim de retirar a "goma" que pode estar depositada pelo sistema. O motor gira por um minuto, mais ou menos, e depois se faz a troca do óleo e filtro.
    Vocês sabem algo a respeito deste procedimento?
    A propósito, Lama, esse desfosfatizante serve para tirar a camada de ferrugem do coletor antes da pintura?

    Forte abraço a todos!!!!

  • #5

    Thumbs up é bom mesmo!!!!!

    Citação Postado originalmente por snake Ver Post
    A propósito, Lama, esse desfosfatizante serve para tirar a camada de ferrugem do coletor antes da pintura?
    Isso mesmo. Pra falar a verdade o nome certo do produto (está escrito na embalagem) é P.C.F - Primer Conversor de Ferrugem.
    Primeiro vc elimina toda a sujeira e óleos que estão em contato com a superficie. Aplica o produto e a ferrugem que ficou grudada na peça é "convertida em uma camada protetora e dura" (segundo o fabricante).

    Comigo deu certo não só no coletor mas como em alguns pontinhos de ferrugem na porta do motorista e na calha de água do teto da Rural. O coletor eu pintei com tinta térmica e até hoje aparenta o mesmo estado de quando fiz o serviço (+ de 8 mêses atráz) e na lataria eu só apliquei o produto. Ele deixa uma camada meio esbranquiçada e nunca mais voltou a ferrugem para os pontos onde fiz a aplicação, mesmo sem pintar por cima.

    Abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de quetiver
    Entrada
    03/08/2006
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    parafuso do cabeçote espanado!

    Aproveitando o assunto...
    a rosca no bloco, onde ficam os parafusos do cabeçote, é passante, ficando a extremidade do parafusos dentro da água.
    Quando precisei tirar o cabeçote pra trocar a junta, vi que vários parafusos estavam corroídos, então resolvi trocar todos.
    A merda foi que uma rosca no bloco estava tão ruim que na hora do aperto espanou.
    Solução: a rosca original é 7/16 e passei um macho de 1/2 no bloco e uma broca de 1/2 no furo do cabeçote pra passar o novo parafuso.
    O parafuso é que foi difícil de achar. O do cabeçote do Opala tem a rosca ideal e o mesmo grau de dureza (G5), só que é 1 pol mais curto.
    Encontrei na RSimioni, no bairro do Ipiranga em Sampa.

    Saudações
    Vanderlei Ferreira

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade