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  • #1

    KIT DE SUSPENSÃO TOYOTA PARA F-75




    Continuo fazendo meu orçamento para a restauração da minha F-75 e encontrei esse kit de suspensão completo da Toyota para F-75.
    O preço que tão pedindo(Não vô colocar o site aqui porque não conheço bem aas regras do fórum) é R$ 1.690,00.
    Será que o preço é esse mesmo ou tá caro?
    Como vocês estão vendo o Serelepe não dorme de toca não.
    Ele é meio lerdinho no assunto mas também num vai sair gastando a torto e direito sem saber se tá gastando no lugar certo; e por isso eu gostaria mais uma vez da ajuda dos amigos. Será que esse trem tá com um preço justo ou seria mais conveniente eu arquear aquelas molas enferrujadas mesmo, ou comprar em separado?
    OUtra pergunta: Quais as surpresas que eu terei quando desmontar tudo pra trocar a suspensão? Tipo terminal de direção, eixo. Será que um embuchamentozinho resolve parte do problema?

  • #2
    Amigo,

    A suspensão da Azulinha eu sempre faço na Molas FF aqui de Sampa, conceituada empresa que só trabalha com suspensões de caminhões.

    Recomendo!!!

    www.molasff.com.br

    Dá uma orçada lá... não é barato, mas o serviço é de primeira.

    Abraço,

    =Loras=
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #3
    Loras,
    Obrigado pela dica.
    Eu descobri um moleiro agora de manhã.
    Fica na ponte do Socorro (Santo Amaro-SP).
    O orçamento que ele me passou é de R$ 430,00 para arquear e reforçar os 4 fechos de mola (R$ 200,00 os fechos dianteiros e R$ 230,00 os fechos traseiros).
    Este preço não inclui a mão de obra de montagem e desmontagem.
    Como o carro está a 400 km de São Paulo, eu desmontaria os fechos, traria pra São Paulo e depois montaria.
    Tô estudando ainda se esta é uma boa alternativa.
    Abraço,

  • #4
    Hum... arquear os feixes nunca é uma boa alternativa...

    Pesquise com calma no fórum e encontrarás os porquês. Em seu lugar, eu investiria de vez em uma mudança mais definitiva, ao invés de apenas "remediar" a situação.

    Abraço,

    =Loras=
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/09/2003
    Local
    Santo Antonio da Platina/PR
    Posts
    425
    Agradecimentos: 0
    e facil montar um kit com molejos de toyota, use os suportes de mola do caminhao 608, cabe certinho no chassis, somente o dianteiro que vc tem que aumentar os chacis em cerca de 20 cm, mas fica show de bola, estou pra fazxer na minha pick up. so falta um pouco de coragem $$$ e sai bem mais barato que esses 1600$$$ pedidos.

  • #6
    Ai amigo Serelepe, ainda não vi as adapt de mola de toy nas F 75 mas por experiencia própria, arquear mola da certo só no primeiro dia, vc dorme e quando acorda a viatura tá torta pro lado

  • #7
    rafaelsouza, DinoGuimaraes, Loras,
    É pessoal,
    Pelo que vi a questão do arqueamento dos feichos de mola é unanimidade (Não funciona).
    Definitivamente esta hipótese já está descartada.
    O que surge agora é uma dúvida cruel com relação a levantar o carro para que eu possa colocar os pneus maiores.
    Eu ví que existem várias opções para levantar a carroceria, mas neste quesito parece não haver unanimidade. As opções que consegui levantar são:
    01) Trocar os calços da carroceria
    Pergunto: Esta é uma boa opção e com isso eu ganharia quanto em altura sem prejudicar a carroceria?
    02) Colocar jumelos maiores
    Pergunto: O que mais me preocupou nesta opção é aquela questão do eixo dianteiro ficar fora de ângulo e o pneu tombar. Será que todo mecânico sabe deste problema?
    03) SPOA (que é colocar os eixos por baixo dos feichos de mola
    Pergunto: Esta parece ser a opção mais votada, mas qual seria o custo aproximado para esta alteração e como funciona isso?
    Será que qualquer mecânico consegue fazer este serviço ou é coisa para especialista?
    Outra pergunta:
    Com a desqualificação do arqueamento eu vou colocar feichos de mola novos (custa R$ 200,00 cada um dianteiro, o traseiro eu ainda não cotei).
    Como eu defino os amortecedores? Posso comprar os originais sem problema ou vai depender da definição da altura?
    Desculpem esse monte de pergunta, mas como sabem eu sou um analfabeto no assunto, mas tô animado com a questão da restauração do carro e preciso muito da ajuda dos companheiros.

  • #8
    Algumas informações interessantes que o fornecedor me passou com relação ao KIt:
    "Os jumelos que acompanham são jumelos de Toyota (mais altos que o original da Toyota).
    A altura comparando com o da F75 é a mesma.
    O feixe da toyota normalmente fica mais plano (mais baixo) do que o da F75, mas isso depende do quanto está arqueado.
    Ou seja, vc pode deixar o carro mais alto, mas se quiser bem mais alto a melhor solução é colocar os eixos pra baixo dos feixes."

    Em Tempo: Se alguém puder comentar um pouquinho sobre SPOA eu agradeço.
    Além de botar os eixos por baixo das molas o que mais precisa ser feito? Esta alteração é simples?

  • #9
    E aí Serelepe, vamos lá
    1- Com relação aos calços de carroceria é praticamente inevitavel vc vai precisar levantar um pouco pra isso eu te aconselho os kits www.topkits.com.br sou representande deles é o que tem de mais moderno em matéria de calços veja comentarios
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&&start=40
    2 - Esse negocio de jumelos maiores é relativo acho que não podem ser muuito maiores aí da problema, com relação ao angulo da roda vc pode colocar uma cunha no suporte que ele vai ficar no angulo certo

    3- com relação ao SPOA vou te falar é MUITO complicado e provavelmente mais caro e precisa ser feito por um especialista e não é todo especialista que manja heim !! se ficar bem feito é uma boa opção

    os amortecedores precisam ser redimensionados com certeza

    essa é minha opinião
    espere os comentarios dos amigos

  • #10
    rafaelsouza,
    Amigo Rafael,
    Decididamente eu vou colocar 4 feixos de molas novos (e com reforço). Já estou concluindo a cotação.
    Vou também colocar jumelos pouco maiores que os originais e aí vai a minha primeira dúvida:
    Não sei quais os tamanhos dos jumelos. Preciso medir o que tem nela que deve ser original para definir qual colocar.
    Decididamente também vou trocar os calços da carroceria (são 15 calços ao todo).
    Preciso dimensionar exatamente o tamanho dos jumelos e o tamanho dos calços de carroceria para não correr o risco de levantar o carro demais ou de menos. Acho que de 10 cm a 15 cm seria o suficiente visto que os feixes serão novos, correto?
    Eu sou meio oreiudinho pra fazer conversão de unidade de medida, mas calços de 2 polegadas levantariam a carroceria em 5 cm, é isso?
    Neste caso eu colocaria qual dos jumelos? Você pode me ajudar?
    E para concluir, qual é o custo destes calços que você representa? Gostei da garantia de 4 anos.
    Abraço pro amigo,

  • #11
    Serelepe meu amigo,
    Sobre os 4 feixes novos que vc vai colocar, vou te dar mais uma dica,sei que teu carro tá bem longe daqui e sei também que vc tá fazendo uma cotação de preço MAS considere o fato de comprar os feixes na MOLAS FF, como indicado pelo nosso amigo LORAS, vou te dizer porque: primeiro porque eles são revendedores autorizados FABRINI que é a melhor marca que vc vai encontrar, segundo porque as vezes as molas mesmo novas dão uma pequena diferença de altura e se vc comprou com eles, eles te darão assistencia com relação a isso
    Agora falando dos jumelos, tenho que medir os da berinja, mas vc vai encontrar praticamente um padrão quanto a esse assunto no mercado,mas prometo que amanhã ou melhor hoje te dou a medida e te indico onde comprar
    Falando dos calços agora não me lembro que altura de pneu vc vai colocar mas vou considerar que vc vai colocar uns 33" que fica show de bola realmente vc vai ter que subir a carroceria uns 15 cm e talvez ter que fazer uns cortinhos na lata é, não se assuste é quase imperceptivel só umas pontinhas onde o pneu vai pegar por causa da largura, voltando a falar dos calços eu te aconselho a (se for possivel) esperar um pouquinho mais pois estaremos lançando em breve uma solução para essas alturas na faixa das 3" deixa eu te explicar porque, a ideia é trazer os seus suportes de chassis mais para cima e utilizar uma quantidade menor de calços, evitando oefeito alavanca, comercialmente falando quanto maior a quantidade de calços eu vender, melhor para mim,mas como procuramos vender soluções em body lift e não"calços de carroceria" seria no minimo desonesto da minha parte,.Logo teremos um kit realmente "plug and play" de suportes de carroceria com calços especiais para situações como a sua, VAI FICAR SHOW
    sua conversão é por ai mesmo 1"= 25,4mm
    quando tiver o preço do kit vc postarei no topico
    até

  • #12
    rafaelsouza,
    Grato Rafael,
    Estou com um orçamento em mãos, de uma loja aqui de Santo Amaro e já solicitei dois novos orçamentos, um para o Josewal e o outro para MolasFF. Vou estudar a melhor alternativa quando estiver com os 3 orçamentos em mãos.
    Quanto ao Jumelos quando puder você me fala.
    Quanto aos calços também não tenho tanta pressa.
    Estou fazendo as coisas com muita calma e com todo o tempo do mundo; assim que vocês lançarem o novo kit você me conta.
    Abraço pro amigo.

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