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Convex Datacenter
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  • #25
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    E só pra provar que é possível e necessário girar as bolotas de munhão e alinhar o pião dos diferenciais quando se eleva a suspensão, ou se faz spOa por exemplo
    No fórum CJ's hoje em dia isso é uma coisa comum, antigamente todo mundo achava q era algo impossível...

    uma boa explicação do Bill
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...p?t=7850#92391

    aqui o comentário foi meu
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...=asc&&start=20

    comentário do Mauro e do Mestre Leopoldo
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...ansor&start=40

    acho q tá bão.

    1 abraço.

  • #26
    Aí galera Arnaldo , Elmer, Loras Giovani.

    Elmer meu Brother, Nasci dentro da oficina que éra do meu avô, que agora é do meu Pai, e trabalho lá até hoje, parace que temos isso em comum, já vimos todos os tipos de serviços e gambiarras, concordo com vc que a adaptação é a saida para nós que gostamos destes carros velhos amamos mecanica e não abrimos mão do melhor desempenho possível, vamos continuar mudando tudo, algumas vezes dá certo e outras dá errado aí desmontamos tudo e começamos tudo de novo.
    agora o que é muito show é a oportunidade que temos de atravez deste forum trocarmos essas ideias e aprendermos com os erros e acertos da galera.
    Viva o forum e suas discussões e as opiniões dos amigos que enrriquecem o nosso conhecimento.

    Caramba tô parecendo politico
    [],s e bom final de semana pra galera

  • #27
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    rafaelsouza, concordo em gênero, número e grau.

    Vamos continuar adaptando, errando, acertando, inventando, inovando e o principal, COMPARTILHANDO EXPERIENCIAS E AJUDANDO
    Além de acabar com certos mitos, tabus e crenças que cercam esse segmento.

    abração.

  • #28
    Amigos, é importante conseguirmos perceber que ADAPTAÇÂO E GAMBIARRA são duas palavras bem diferentes , eu, pelo menos sempre que menciono a palavra ADAPTAR ou ADAPTAÇÂO, estou me referindo a mudanças "geralmente para melhor " que fazemos na viatura de forma segura e com o minimo de conhecimento técnico e que só indicamos para os amigos tentando ajudar e normalmente temos segurança ao faze-lo pois se não a fizemos já nós mesmos em nossas viaturas, somos testemunhas de amigos que se deram muito bem ADAPTANDO, e o resto é GAMBIARRA
    [],s

  • #29
    Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada, mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
    Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...

    Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
    -Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
    -Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
    -Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)

    Por favor, essa "conversa" está interessante, gostaria de continuá-la...mas sem esse papo de "- Ah, você está velho, porísso não aceita conceitos novos"...ou "faça do meu jeito que fica decente"...isso pode me levar a pensar que és destemperado...
    abs

  • #30
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    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Bem, tá aí, colocações feitas, respeito a opinião de todos, porísso é um fórum, se não me engano a pergunta do fórum era substituir ou não a suspensão original pela do Toyota Band...todo mundo deu uma sugestão, inclusive eu dei a minha...por alguma razão (não sei qual) o nosso amigo aí resolveu que melhor do que dar a sua opinião pessoal, sería melhor afirmar que a minha está errada,
    Bom dia, não sei porque o sr se ofendeu, voltei a ler a página anterior e em momento nenhum afirmei que sua opinião estava errada, considero como ultrapassada, apenas usei seu comentário "do contra" pra mostrar que existem muitos "prós".

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    mas daí já colocando uma outra questão que não foi perguntada (SPOA)...
    Tem certeza que não perguntaram sobre spOa
    Citação Postado originalmente por Serelepe
    Enviada: Seg, 16 Janeiro 2006 21:21h
    Em Tempo: Se alguém puder comentar um pouquinho sobre SPOA eu agradeço.
    Além de botar os eixos por baixo das molas o que mais precisa ser feito? Esta alteração é simples?
    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    depois esse papo de que sou velho...bla, bla, bla...
    Amigo, se o que eu falei está errado procure me mostrar onde...mas com argumentos...
    não vou me deter à nossas diferenças pessoais, já lhe pedi as devidas desculpas e gostaria de esclarecer que o termo "meu velho" é quando eu me refiro ao meu pai seja pessoalmente ou aqui no fórum como já escrevi em diversos tópicos.

    Então, vamos ao que interessa:

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Ví o seu Jeep com SPOA e jamais faria igual (critério pessoal) pode ser bonito, aumentou a distância livre do solo, aumentou o curso da suspensão, quanto a isso não discuto, se foi isso que o sr buscou, conseguiu, só tenho algumas dúvidas:
    -Como foi corrigido o nível do óleo do diferencial ? o bujão está no lugar original...
    O bujão está no lugar original, a tampa é original e o diferencial continua recebendo 1,5Lt de óleo que é o recomendado, só o que mudou foi a forma de abastecer os diferenciais pois é necessário subir numa rampa de aproximadamente 30° para nivelar os eixos dianteiro e trazeiro respectivamente.

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Como se dá a lubrificação do pinhão e dos rolamentos do pinhão ?
    Como em todo sistema diferencial a lubrificação é feita por salpisco, o movimento da coroa pulveriza o óleo em direção ao duto dos rolamentos do pião Mas como o sr é alguém experiente no assunto eu não preciso explicar esse processo.

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Como fez pra eliminar o contra golpe do cardã ? (Lí os links que o senhor indicou, entre eles uma explicação do Bill usando junta CV que é bastante coerente)
    Segundo o que o sr. falou na resposta anterior "tanto a saída da cx de transferência como o pinhão tem que seguir alinhamentos paralelos para evitar contra-golpe de cardã" nesse caso a explicação do bill não serve pra nada pois lá estamos falando de cardâs que funcionam inclinados e de acordo com o seu conceito "tem que seguir alinhamentos paralelos".

    O cardâ trazeiro do meu Jeep trabalha bastante inclinado/angulado/"forçado" e não deu "contra-golpe" mesmo quando a suspensão abre ao máximo(o que faz o cardâ inclinar ainda mais). E se o sr. não tivesse se ofendido com minha mensagem da página anterior já teria lido essa resposta quando escrevi que não tenho problemas com estrangulamento de cruzetas, ou seja durante a extensão máxima da suspensão os garfos da cruzeta não se chocam pois escolhi modelos com cavidade acentuada e que posteriormente foram retrabalhados por mim pra garantir o máximo de aproveitamento do movimento das cruzetas.

    E lembrando que:
    No caso de uma F75 com suspensão mais alta tanto a angulação do pião dos diferenciais quanto a inclinação dos cardâs será menor que no meu CJ5 justamente por causa da maior distancia entreeixos, o que ameniza grande parte dos possíveis problemas que já citei e que não encaro como impecílios

    Creio que a conversa continua "interessante"

    1 abraço.

  • #31
    Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
    Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
    Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
    -O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
    -Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
    -Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
    -Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
    -Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
    Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
    um grande abraço

  • #32
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Ok Elmer, não fiquei ofendido não...tá tudo certo...
    Vc me convidou a dar uma olhada nas fotos do seu Jeep, e ví ele lá...está muito bonito, um trabalho de 1ª bem caprichado, vê-se que tiveste um cuidado especial nos detalhes de acabamento, realmente muito bom, estás de parabens.
    Blzinha, obrigado pelos comentários e observações acho q agora entramos no espírito da coisa


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Permita-me fazer alguns comentários, não no sentido de crítica, eu mesmo é que sempre tive essas dúvidas e gostaria de aprender como fazer certo, e nada melhor do que perguntar a quem já fez.
    -O high steer que vc instalou não dá problema de arrasto de pneus nas curvas ? Uma vez que não foi possível (por falta de espaço) abrir mais o braço de direção afim de ficar dentro do princípio de Jeantaud ?
    Certamente dá arrasto sim e como vc notou não tinha espaço mesmo pra fixar os terminais um pouco mais pra fora, tanto por causa do próprio high steer que deixa os terminais acima da linha de centro da roda, também pelas dimensões dos terminais(bem maiores que os originais) e ainda por causa das rodas 15x10 são largas pros dois lados da face de montagem. Resumindo, nesse caso não está perfeito, mas me satisfaz plenamente


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Será que virando-se os braços de direção para trás, fechando mais os ângulos e encurtando a barra de direção, não resolveria esse problema ? (a barra de direção passaria por trás do eixo e por cima do pião, ao invez de passar pela frente) aí seria necessário inverter a caixa.
    Pois é, também analisei essa possibilidade até pelo fato de que a barra de direção ficaria mais protegida, mas pra não ter que mexer na caixa e em várias outras coisas resolvi montar da forma que está. Até porque se fosse fazer com todo capricho que procuro ter aliado ao pouco tempo disponível para tantas modificações acredito que ainda não estaria pronto, ah e ainda tem o meu velho que embaça pra caramba, mas no final aceita as novidades e sempre me ajuda


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Você não deve ter notado, mas deve vibrar sim os cardãs...
    O cardâ anterior(que enrolou) vibrava desde o primeiro dia, com esse já cheguei à 120 normalmente e fiquei esperando pelo barulinho que o outro fazia e até agora nada, certamente trabalhando nessa posição as cruzetas não tem a mesma durabilidade, quando der sinal de vibração creio que será o desgaste prematuro das cruzetas.


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Ainda acho que falta lubrificação nos rolamentos do pinhão, principalmente no último, talvez aumentar o nível do óleo resolva issso, não sei...
    Eu também não


    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    -Os pneus apesar de bonitos, deve causar muita força de alavanca, visto que estão pra fora da linha dos pinos mestres, e podem quebrar os parafusos do braço de direção (os 4 do pino mestre superior) se a roda bater com força num buraco (perigoso)
    Pensando nisso foi que construí meus eixos híbridos, carcaças de F75 com bolotas de munhão da toyota, estas são maiores que as originais do Jeep/F75, assim como rolamentos, pinos mestres, carcaças de munhão, mangas de eixo, cubos de roda, etc...
    Ah, e sobre os parafusos de fixação dos pinos mestres, na toyota são 4 prisioneiros 14mm, bem mais resistentes que os 3/8 da linha Jeep

    E mais, to louco pra colocar pneus maiores, 37" ou 38"
    Aguenta
    Não sei, vou saber na prática

    Cara, vc tem que conhecer uma galera q roda de pneu 36 e até maior com eixos originais...

    Citação Postado originalmente por Arnaldo Tomazetti
    Assim que der, coloco fotos das minhas viaturas pra vc ver
    um grande abraço
    ok, faz um tópico na na FROTA 4X4 BRASIL pra gente ver tuas viaturas.

    1 abraço.

  • #33
    Se instalar pneu maior fica até melhor, pois atenua o braço de alavanca
    Obs: maior no diâmetro, não mais largo

  • #34
    Loras, rafaelsouza, Arnaldo Tomazetti, Jipeiro_RR,
    Bem pessoal, por falta de informação não é que vou deixar de fazer um bom trabalho na suspensão.
    Não pretendo fazer alterações muito complexas e também pretendo manter ao máximo a originalidade.
    O carro não vai pegar trilha pesada; o máximo é rodar numas estradas de terra de péssima qualidade no interior de São Paulo e um pouco na cidade.
    - Vou colocar os feixes originais da F-75; talvez indo mais ou menos na linha de raciocínio do amigo Arnaldo que é manter a originalidade.(MolasFF também indicadas pelo amigo Loras, e também o melhor preço)
    - Vou colocar jumelos de 11 cm na dianteira e 13 na traseira; medidas utilizadas pelo amigo Rafael.
    - Vou pesquisar um pouco mais na questão das cunhas que corrigem o ângulo do cáster, pois fiz esta pergunta para o fornecedor e ele, apesar de ter as cunhas para vender não me respondeu se realemnte preciso colocar. Disse que o certo é trocar os feixes, depois rodar pra ver se realmente vai haver a necessidade de se colocar as cunhas.
    - Ahh! A roda libre também já comprei; contando com as dicas dos amigos. R$ 285,00 na mod.401 cromada.
    Abraço e obrigado a todos

  • #35
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    Arqueamento feixe de mola



    Serelepe;

    Comprei uma F-75 a pouco tempo e a primeira coisa que eu fiz foi o arqueamento dos feixes de mola. Pra mim resolveu e muito, pois acabei colocando pneus 265/75 R16 e rodas de F1000 R16. No arqueamento troquei todas as buchas dos jumelos e os dois feixes dianteiros por feixes usados e em ótima condição de outra F-75. O serviço junto com as peças ficou em R$ 460,00 e ela ainda continua em pé.
    Agora vou partir para a troca do embuchamento e colocar freios a disco. A carroceria é de madeira, mas já tirei, estou encurtando ela, deixando do tamanho do chassi.
    Falow.

  • #36
    Arquear feixe é um recurso que funciona, depende de quem faz o serviço e depende também do estado geral dos feixes (tem alguns que não dá). Tem que ser feito a frio, o cara arqueia os dois feixes simultaneamente (vai formando os dois feixes lado a lado) mantendo criteriosamente a mesma altura e mantendo também o mesmo raio em todas as folhas, de forma que tenham contato por igual de cabo a rabo.
    Pra que os feixes não cedam prematuramente, tem que observar se os jumelos estão na vertical, conforme desenho abaixo, isso depois de tudo montado, com o peso do carro já sobre a suspensão, se der pra dar uma volta (pra assentar) melhor ainda...é importante que os jumelos fiquem na vertical...
    Não menos importante é que o jumelo seja no formato "H" (como nos caminhões)
    O ângulo de caster recomendado na F-75 é 3° positivo, se os jumelos ficarem na vertical, provavelmente o caster estará nos necessários 3° e não precisa de cunha (provavelmente, tem que conferir)

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