TENHO UMA RURAL WILLIS 4X2 COM MOTOR MWM, FEIXE DE MOLAS NA DIANTEIRA, COM CAMBIO CLARK DE 4 MARCHAS, QUERIA TRANSFORMA - LA EM 4X4, SABENDO - SE O CARTER DO MWM NAO PERMITE A PASSAGEM DO CARDÃ PARA O EIXO DIANTEIRO, ME AJUDEM COM ORIENTAÇÃO E ONDE ENCONTRAR AS PEÇAS.
UM ATÉ BREVE E UM TRÍPLICE FRATERNAL ABRAÇO.
ANTONIO LUCIANO.
É fundamental que o motor seja instalado levando-se em consideração que um diferencial volumoso será instalado logo abaixo dele.
Tive uma F1000 com motor MWM e de fato ele é bem alto desde o fundo do carter até as tampas de valvula.
De três uma:
- O motor vai ter que subir... ou...
- O motor vai ter que ser recuado... ou ...
- O motor var ter que subir, ser recuado e a Rural vai ter que ficar mais alta com um lift(SPOA, Jumelão, ou mesmo calços altos para a carroceria)
Eu alterei o conjunto propulsor de minha Rural recentemente, e na ocasião tudo foi baseado no espaço existente no cofre, naquela ocasião já com o diferencial dianteiro em ordem...
Aparentemente no seu caso quando o MWM(baita motor) foi instalado não havia do diferencial dianteiro, fazendo com que o motor fosse instalado abaixo dos limites impostos pelo Diferencial...
Quanto a comprar as peças... Bem... Só em ferro velho.
Aliás... Foi minha maior dificuldade, apesar de que aqui em Belo Horizonte haver um bom número de Jeeps rodando, o material anda hepervalorizado... Assim qualquer pecinha fica fácio em 200, 300, 500 e assim por diante...
Paguei por uma caixa de redução para reforma: R$ 300,00 enquanto uma em bom estado custava +- R$ 900,00
Paguei por um conjunto diferencial diantéiro completo, até mesmo com freio a disco, más precisando trocar as juntas R$ 1.200,00
Sem falar na novela que foi adaptar a caixa de redução no câmbio que eu havia escolhido, um de C10 com 3 marchas...
Acabei por instalar a caixa de redução no meio do chassis, separadamente da caixa de marchas, utilizando para tanto três cardans...
Olha, um trabalhão !!!
Hoje eu não compraria um 4X2 para passar para 4x4 pelo tanto de trabalho que me deu... Más quero deixar claro que esta é a minha opinião...
Aqui na nossa região Jeeps e Rurais 4x4 estão com preços muito inflacionados(boas a gasolina em torno de 10 a 12 mil) e como eu já tinha uma Rural 4x2 a mais de 10 anos resolvi incrementa-la ao invéz de troca-la por outra. Más eu não faria de novo, afinal entre desmontagens, montagens, testes, peças, dinheiro e mecânicos enrolados eu gastei mais de R$ 5.000,00 afinal, apesar de conhecer do riscado, não dava para gastar todos os finais de semana mechendo na viatura, pois a esposa e os meninos reclamavam...
Hummm...possível é...mais dá um trabalhão...e $$$ também...
-Trocar o eixo rígido dianteiro por um diferencial completo, c/ roda livre e cardã dianteiro
-Tirar o canhão traseiro do câmbio e colocar uma caixa de transferência
-Trocar o diferencial traseiro (na 4X2 a bola é central, na 4X4 é deslocado pra direita) tem que ser os dois com a mesma relação
-Adaptar as alavancas de acionamento da tração e reduzida
-Mudar a saída do cabo do velocímetro
Não tenho certeza se tem que mexer no comprimento do cardã, e acho que tem que desviar o escapamento também
A grosso modo deve ser isso aí...
abs
Amigo Valmor, como disse o amigo Arnaldo da pra fazer sim, só não dá se ela for as de mola aspiral na frente, aí não dá pois o chassis é diferente
NÃO PASSA VONTADE PÕE 4X4 NESSA VIATURA !!!!!
tive uma oferta de uma F75 4x2..mas como pretendo usa-la em estrada de lama .....fica complicado.
Parece que é melhor procurar uma 4x4 mesmo...
Obrigado pelas respostas
...sou completamente leigo em F75
-Trocar o diferencial traseiro (na 4X2 a bola é central, na 4X4 é deslocado pra direita) tem que ser os dois com a mesma relação
Cara to ferrado
Eu comprei uma rural 62 4x2 e estamos transformando 4x4, e agora compramos o diferencial dianteiro, como ela esta em fase de montagem, eu ainda nao tinha pensado nesse problema do diferencial trazeiro, é com a bola no meio. não aguento mais gasta nessa rural.
O importante é que vai fica show
Qual é a melhor solução para o meu problema????
Fala Nado2, blz ?? dá uma olhada na seção de venda de peças. . tinha um cara vendendo um eixo traseiro de F75 com a bolota deslocada, sem relação. . . daí vc vende o seu. . .
Cara to ferrado
Eu comprei uma rural 62 4x2 e estamos transformando 4x4, e agora compramos o diferencial dianteiro, como ela esta em fase de montagem, eu ainda nao tinha pensado nesse problema do diferencial trazeiro, é com a bola no meio. não aguento mais gasta nessa rural.
O importante é que vai fica show
Qual é a melhor solução para o meu problema????
Nado2
Não precisa comprar outro diferencial para o eixo traseiro, pois como a rural é mais comprida e também a bitola (distânica entre as rodas) é maior que do jeep. Em todas as rurais a bola(deferencial) fica no centro.
A bola do eixo dianteiro fica à direita do motorista se voçê estiver usando a caixa de transferencia/redução willys. O que voçê deverá observar é que os dois eixos tenham a mesma relação(11:41 ou 12:47 ou
8:43 ou 9:44) Estas relações vão depender do tipo de motor e cambio que voçê colocar e também o emprego que estiver pensando para sua rural(cidade/trilhas/lama/pedreirasubir no coqueiro etc)
Obs: o cardã ficará meio angulado, não se preocupe, pois vem de fabrica assim mesmo.