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Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
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    Luz do óleo acendendo por culpa da válvula termostática na RURAL/73. ORIGINAL




    O meu problema é “simples”:
    A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
    O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

    Ajuda aê, galera....

  • #2
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    Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
    Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
    O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
    Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

    abraço

    Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    O meu problema é “simples”:
    A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
    O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

    Ajuda aê, galera....

  • #3
    Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    O meu problema é “simples”:
    A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
    O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

    Ajuda aê, galera....
    Desculpa desvirtuar mas como faço para lhe enviar uma MP?

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
    Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
    O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
    Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

    abraço
    Um paleativo é trocar oleo, colocar oleo pra alta quilometragem, as vezes dá certo. Quando o motor aquece o oleo afina e tem menor pressão. Com oleo mais grosso é mais dificil. Mas o amigo tem razão, não deve acender de qualquer forma.

  • #5
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
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    Salve, galera!!

    MATRAKAUM: tenho poucas postagens e ainda não posso receber "MPs", parece...
    Roger e igtoth, reconheço que a luz do óleo não deve acender em hipótese nenhuma...mas, o que fazer...Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade...
    O que me chateia é que sem a válvula termostática, a RURAL não apresenta o problema e faz 5,2 km/l...com a obrigatória válvula, o problema aparece e o consumo aumenta para 4 km/l... Tá difícil de decidir, mas continuo com a termostática em uso. Vou dar mais pressão na bomba de óleo, seguindo instruções de participantes do site (aumentar a extensão da mola/por calço para fazer mais pressão, etc..)

    Valeu...obrigado pelas dicas.

  • #6
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    [QUOTE=JPEDROSA2;1839895]
    Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade..."

    Pedrosa, essa informação não procede. Mesmo óleo para motores diesel também diminuem a viscosidade quando aquecidos. O problema maior de usar óleo para diesel em motores do ciclo OTTO(gas/álc) é que esse óleo tem na sua formulação um aditivo chamado detergente dispersante cuja função é de limpeza da fuligem provocada pela queima do diesel. Quando se usa esse óleo em motores gasolina/álcool não ocorre essa limpeza e a formação de depósitos, a famosa borra, é muito intensa já que o óleo não cumpre sua função. A borra que se forma quando se uso o óleo inadequado é tão grande que chega a obstruir o filtro/peneira da bomba de óleo.
    Além de não resolver o problema, em breve você está adicionando outro ao seu motor.
    Como o colega disse, o ideal seria você usar óleo de alta quilometragem,porém, se for desgaste de bomba só a sua troca e se for interno só retífica resolverá.

  • #7
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
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    Valeu o toque, Roger!

    Ocorreu um problema: queimou, ou melhor, estragou a junta do cabeçote...fiquei cabreiro e quando substitui a mesma, voltei a usar o óleo indicado pelo fabricante. O interessante é que após o conserto a luz do óleo não está mais acendendo!!!! Será que a junta do cabeçote tinha culpa no cartório???

    Abs. a todos!!!

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