x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário Avatar de JPEDROSA2
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Agradecimentos: 3

Luz do óleo acendendo por culpa da válvula termostática na RURAL/73. ORIGINAL

O meu problema é “simples”:
    A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
    O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

Ajuda aê, galera....

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
    Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
    O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
    Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

abraço

Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post
    A marcha lenta da minha RURAL/73, cujo motor é o original BF-161, está acendendo quando o motor aquece. O problema começou quando instalai uma válvula termostática na rural. (válvula do opala a gasolina – tem maior vazão que a original, dizem!). Os mechânicos da minha cidade dizem que é assim mesmo e que o motor não tem nenhum problema. Na medição, a bomba fica dentro dos parâmetros normais..
    O que faço? Retiro a válvula termostática e fico feliz para sempre ou mantenho a válvula e morro do coração? Concordo que a válvula termostática faz\ parte da mecânica do carro e que o lugar dela não deve ficar sem nada, mas...e agora?

Ajuda aê, galera....

Citação Postado originalmente por JPEDROSA2 Ver Post

Ajuda aê, galera....
    Desculpa desvirtuar mas como faço para lhe enviar uma MP?

Usuário
    Entrada
    08/05/2011
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Pedrosa, não é normal acender a luz de óleo em marcha lenta depois do motor aquecido nem em hora alguma.
    Se a luz acende significa que pouca pressão chega ao marcador que no seu caso é luminoso. Essa pouca pressão é causada pela fuga de óleo pelas bronzinas/virabrequim desgastados,bomba de óleo, válvula de alívio da bomba, ou ainda pelo interruptor de pressão(cebolinha) defeituoso.
    O fato da desse problema aparecer depois da instalação da termostática se deve ao fato de que o motor passou a trabalhar mais aquecido e com isso, a dilatação do aumentou.Mesmo tirando a válvula pode esperar que mais cedo ou mais tarde você terá que mexer nele se for bronzinas/eixo.
    Você disse que medindo a pressão ela está dentro dos parâmetros, então troca a "cebolinha" que pode ser ela!

abraço
    Um paleativo é trocar oleo, colocar oleo pra alta quilometragem, as vezes dá certo. Quando o motor aquece o oleo afina e tem menor pressão. Com oleo mais grosso é mais dificil. Mas o amigo tem razão, não deve acender de qualquer forma.

Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Salve, galera!!

MATRAKAUM: tenho poucas postagens e ainda não posso receber "MPs", parece...
    Roger e igtoth, reconheço que a luz do óleo não deve acender em hipótese nenhuma...mas, o que fazer...Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade...
    O que me chateia é que sem a válvula termostática, a RURAL não apresenta o problema e faz 5,2 km/l...com a obrigatória válvula, o problema aparece e o consumo aumenta para 4 km/l... Tá difícil de decidir, mas continuo com a termostática em uso. Vou dar mais pressão na bomba de óleo, seguindo instruções de participantes do site (aumentar a extensão da mola/por calço para fazer mais pressão, etc..)

Valeu...obrigado pelas dicas.

Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimento: 1
    [QUOTE=JPEDROSA2;1839895]
    Já estou usando óleo diesel 40 no motor, uma vez que este tipo de lubrificante não afina quando quente e não perde a viscosidade..."

Pedrosa, essa informação não procede. Mesmo óleo para motores diesel também diminuem a viscosidade quando aquecidos. O problema maior de usar óleo para diesel em motores do ciclo OTTO(gas/álc) é que esse óleo tem na sua formulação um aditivo chamado detergente dispersante cuja função é de limpeza da fuligem provocada pela queima do diesel. Quando se usa esse óleo em motores gasolina/álcool não ocorre essa limpeza e a formação de depósitos, a famosa borra, é muito intensa já que o óleo não cumpre sua função. A borra que se forma quando se uso o óleo inadequado é tão grande que chega a obstruir o filtro/peneira da bomba de óleo.
    Além de não resolver o problema, em breve você está adicionando outro ao seu motor.
    Como o colega disse, o ideal seria você usar óleo de alta quilometragem,porém, se for desgaste de bomba só a sua troca e se for interno só retífica resolverá.

Entrada
    07/08/2012
    Local
    SAQUAREMA/RJ
    Valeu o toque, Roger!

Ocorreu um problema: queimou, ou melhor, estragou a junta do cabeçote...fiquei cabreiro e quando substitui a mesma, voltei a usar o óleo indicado pelo fabricante. O interessante é que após o conserto a luz do óleo não está mais acendendo!!!! Será que a junta do cabeçote tinha culpa no cartório???

Abs. a todos!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Valvula termostatica
      Por Nava no fórum Kia Sportage
      Respostas: 55
      Última resposta: 10/04/2016, 23:27
    2. Válvula Termostática 4 CC OHC
      Por simtesch no fórum Jeep Willys
      Respostas: 17
      Última resposta: 05/06/2013, 16:14
    3. Valvula termostatica
      Por Denilsom no fórum Ford
      Respostas: 6