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  • #1
    Usuário Avatar de zanettev
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    Post Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne




    Meus caros,

    Estou abrindo esse tópico pra agradecer por tudo o que já conseguimos aprender aqui, o que ainda vamos aprender e pra contar a história, que ainda está pra começar, da nossa Rural 4x4.

    Ela foi adquirida em dezembro de 2010 numa porra louquisse do Felipe Zanette (meu primo) que precisava de um sócio e me arrastou pra empreitada do jeito que estava nas fotos abaixo:





    Ela é 4x4, está com o BF161 e um câmbio de 4 marchas. O guincho ficou com o antigo dono. O parachoques enorme com essa mesa tá lá, aguardando um presentinho...

    Nossa idéia desde o início era montar algo que não temesse lama. Mas, como a grana é curta, em 2011 pouca coisa mudou nela. Ela apenas ganhou ignição eletrônica, um reparo no carburador (cujo ajuste rendeu um incêndio no cofre, hehehehehe) e uma revisão na elétrica. Os motivos de pouca coisa nela ter mudado são 2:
    - primeiro, estávamos procurando um motor a diesel que fosse barato. Sonhávamos com MWM Sprint, mas aceitaríamos qualquer coisa que pudessemos pagar... hehehehe...
    - perto de março ou abril de 2011, meu primo e meu tio iniciaram uma outra "aventura" (F-75 1969 Amarelinha) nesse mundo Willys.

    "Terminada" a amarelinha (terminada entre aspas, porque acho que carro assim nunca fica 100% pronto), levamos até as duas pra um pequeno ensaio erótico juntas:







    Bom, agora, pouco mais de 1 ano depois da compra, eis que a saga parece começar. Conseguimos um motor MB OM314 de uma Bandeirantes '64. Além do motor, o câmbio 4m (2 sincronizadas) e os eixos devem entrar no esquema.







    Só a título de curiosidade, a doadora dos órgãos foi isso aqui:





    O cara tava montando um Frankenstein em cima de uma Band e desistiu do projeto. Sorte nossa!

    Por enquanto, é isso. Temos que começar a desmontagem, que vai ser feita "no quintal de casa", sem pressa e com todo o detalhismo dos "chatos" que são o meu tio e meu primo.
    A amarelinha demorou uns 6 meses pra rodar. A Rural não deve ser muito diferente.
    Vou tentar manter esse tópico sempre atualizado.

    Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões, mandem ver! Como estamos aprendendo, boas idéias sempre são bem vindas!

    Abraços a todos!
    Valdeir Zanette

    Willys Pick-up Jeep 4x4 '65 / Ford Rural 4x4 '75

  • #2
    Usuário Avatar de junior888
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    05/10/2010
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    Humm, essa caixa e t-case nao tem reduzida, certo???
    E quando for botar esse motor, reforce bastante o chassi, pois esse motor é mais pesado e vibra muito mais que o motor original, se nao reforçar o chassi, vai começar aparecer trincas.
    Toyota Bandeirante, OM-364 Turbo, SPOA, Pneus 35" BF Mud... Em breve k16 + intercooler...
    Cotiporã - RS

  • #3
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    Citação Postado originalmente por junior888 Ver Post
    Humm, essa caixa e t-case nao tem reduzida, certo???
    E quando for botar esse motor, reforce bastante o chassi, pois esse motor é mais pesado e vibra muito mais que o motor original, se nao reforçar o chassi, vai começar aparecer trincas.
    É, a reduzida já era. A Band não tem. Tem só aquela "primeira" marcha cuuuuuurta...
    Sobre o reforço, valeu pelo toque! Quando começarmos a desmontagem eu vou atualizando aqui e pedindo palpites.
    Sobre a vibração, ouvi falar que se eu reduzir o número de coxins, a vibração diminui. A vida útil dos coxins também reduz, claro, mas acho que prefiro essa solução.
    Alguém sabe se essa informação procede?
    Valdeir Zanette

    Willys Pick-up Jeep 4x4 '65 / Ford Rural 4x4 '75

  • #4
    Usuário Avatar de Felipe Zanette
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    Atualizando

    Bem, abaixo seguem algumas fotos de como está o andamento do transplante de motor.

    Desmontando o carro, fiquei surpreso com a lataria da rural, que está em muito boa condição (nas regiões escondidas).

    Vimos que devido ao motor ser maior verticalmente, seria necessário um cuidado especial para que o cárter do mesmo não ficasse muito próximo do diferencial dianteiro a ponto de esbarrar. A solução encontrada foi fazer o SPOA, e cortar o painel traseiro do cofre para deixar o motor mais recuado, assim aumentando a distância do diferencial e equilibrando o peso (que é bem maior no motor diesel).

    Penso em fechar esse painel recortado com alumínio de piso de buzão, bem modelado e aparafusado na chapa do carro.

    No momento optamos por utilizar somente o motor e o cambio da Band e assim sendo os diferenciais dela estão sobrando. Creio eu que os eixos da rural irão aguentar tranquilamente.

    Sem esquecer de mencionar, foi feito um reforço no chassis, porém fotos só na próxima postagem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne-foto0681.jpg   Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne-foto0695.jpg   Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne-foto0705.jpg   Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne-foto0710.jpg   Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne-foto0713.jpg  
    " A vitória está reservada aos que estão dispostos a pagar seu preço. Se eu cair sete vezes, levantarei oito!"

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Felipe Zanette Ver Post
    Bem, abaixo seguem algumas fotos de como está o andamento do transplante de motor.

    Desmontando o carro, fiquei surpreso com a lataria da rural, que está em muito boa condição (nas regiões escondidas).

    Vimos que devido ao motor ser maior verticalmente, seria necessário um cuidado especial para que o cárter do mesmo não ficasse muito próximo do diferencial dianteiro a ponto de esbarrar. A solução encontrada foi fazer o SPOA, e cortar o painel traseiro do cofre para deixar o motor mais recuado, assim aumentando a distância do diferencial e equilibrando o peso (que é bem maior no motor diesel).

    Penso em fechar esse painel recortado com alumínio de piso de buzão, bem modelado e aparafusado na chapa do carro.

    No momento optamos por utilizar somente o motor e o cambio da Band e assim sendo os diferenciais dela estão sobrando. Creio eu que os eixos da rural irão aguentar tranquilamente.

    Sem esquecer de mencionar, foi feito um reforço no chassis, porém fotos só na próxima postagem.

    Felipe e Valdeir...

    É isso aeee....

    Coloca essa "Cayenne" pra rodar..

    Legal que ja reforçou o chassis, vai precisar mesmo, como nosso amigo falou... senão ele vai trincar todo..

    Não esquece de tirar o anuncio de venda dela la no rolo... Pq senão eu vou comprar pelo preço que ta lá..kkkkkk

    Te mandei uma MP... e ve ai e me fala...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #6
    Usuário Avatar de Felipe Zanette
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    AHUHuha por aquele preço não, a venda está pausada.

    ahushauhHUSH

    Abraços
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  • #7
    Pô, assim eu vou pro PROCON DOS 4X4, eu tb quero por aquele preço.

    HAHAHHAHAHAHA, Brincadeirinha. Vou acompanhar de perto essa adaptação pois quando mencionei que queria botar esse motor na minha me chamaram de louco, agora terei provas de que é possivel.

    Um abraço e muita sorte na empreitada.

  • #8
    Usuário Avatar de Denilsom
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    Eu ja vi um motor desse colocado numa Rural mas sem cortar a parede do corta fogo a questão do carter pegar no diferencial foi feito outro carter ficou muito bom.
    Defender 110 96
    Rural 4x4 76 Maxion 2.5




  • #9
    Usuário Avatar de Felipe Zanette
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    é, existe a possibilidade de se alterar o carter do motor,mas optei por trazer o motor mais pra traz, pra equilibrar o peso.
    " A vitória está reservada aos que estão dispostos a pagar seu preço. Se eu cair sete vezes, levantarei oito!"

  • #10
    Usuário Avatar de zanettev
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    Fala, galera!

    Depois de um bom tempo sem novidades por conta de problemas pessoais, decidimos aproveitar a oportunidade que surgiu de ficar com um Sprint e estamos mudando um pouco o projeto.
    Os eixos e alguns pedaços da Band já foram vendidos.
    O motor e o câmbio estão anunciado aqui, pra quem tiver interesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...l-da-band.html ([Vendo] Motor Diesel OM314 + câmbio 4m (original da Band))

    Instalamos os freios do Berga (4 discos com pinças duplas na frente e uma na traseira, mais freio de mão) e compramos DH de S10 pra instalar, mas ainda não sabemos exatamente como será isso... hehehehehe...

    Uma foto dos freios, tiradas ainda pelo Berga:



    Aliás, Berga, se você passar por aqui, valeu pelo serviço e atenção!

    Por enquanto é isso.
    Quando tivermos mais novidades, eu atualizo.

    Abs a todos!
    Valdeir Zanette

    Willys Pick-up Jeep 4x4 '65 / Ford Rural 4x4 '75

  • #11
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    14/11/2009
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    Fala Amigão...

    Que freio descolado é esse que você arrumou???
    Eu tô procurando algo desse tipo...
    Se puder, me manda um contato...

    Obrigado!!! Abs!!!

  • #12
    Usuário Avatar de Adir Danielsson (Berga)
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    E ai Valdeir,blz,
    Ainda bem que trocaram de motor,aquilo treme demais.
    Que bom que gostou do serviço,e se tiver qualquer duvida pode pedir,
    e uma pena que não tenho nenhuma rural pra tirar umas fotos da adaptação de uma hidraulica de s10 que coloquei numa,ou melhor,em varias,mas é bem simples,fica bem escondidinha atras do para choque.Tem um pessoal aqui no forun colocando ela por cima,fica horrível na minha opinião.Se conseguir te mando ok,mas não coloca por cima.Já falei uma vez aqui no forun mas o pessoal não acredita,então falo pra vc,a barra deslizante que vai do setor até a coluna pega da f250,é plug&play,sem emenda.
    Abraço.

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