Postado originalmente por
Marcelo_Taz
Valeriano, estou acompanhando seu tópico, em junho de 2009 iremos para o Ceará - resolver problemas familiares - eu, minha parceira e nosso Pedro de 5 anos, que terá praticamente 6 na época.
Nosso caminho será quase igual a sua Expedição, saindo do RJ, parando ns Chapada dos Veadeiros, Jalapão, Fortaleza - quem sabe Lençois - Jeri e praias até Canoa.
Não iremos no verão por causa do guri - muito quente - mais vou aproveitar as tuas experiências na expedição.
Bandinho amigo, não pode ir em junho conosco?
Abraços
M Taz
Marcelo,
se vc não vai em janeiro por causa do calor, vou logo avisando: Em junho é 3 vezes pior!
Em janeiro é época das chuvas lá, o que alivia bastante o calor. Claro que ainda não fica um clima 100% amigavel, mas já melhora um pouco. Em junho/julho é época das secas. Isso acarreta em vários problemas.
1) O calor triplica por causa da falta de chuvas
2) As atrações ficam com bem menos água.- Eu acho meio brochante chegar numa cachoeira e ver uma queda fraquinha.
3) As cores não ficam tão fortes.- Como é época das secas, muitas plantas e flores do cerrado morrem, o que tira um pouco do colorido contrastante, que dá uma beleza extra.
4) O areal fica bem pior de passar.- Com as chuvas, a areia fica mais compacta e o carro não sofre tanto. Na época das secas, a areia fica muito fofa, forçando bem mais o carro e gastando mais combustivel, claro.
5) Tem muita pedra!- As chuvas ajudam a "lavar" as pedras do caminho. Um conhecido meu de Brasilia (LAPS) foi ao Jalapão nas duas épocas (secas e chuvas) e disse que na época das secas é muito pior. As pedras pontudas ficam no meio da pista, esperando pra furar seu pneu. Ele furou 2 pneus na epoca das secas e só saiu de lá pq estava com carro de apoio. Se vc estiver na lista de Toyoteiros nacional, deve ter lido algo por lá.
Em todo caso, pretendo documentar a viagem toda, com videos, fotos e relatos, exatamente para passar minha experiência para futuros viajantes.