Estou com uma parte da tarde livre então abordaremos mais um tópico...
Estava pensando em: Mitos, Lendas e Afins...
O que quero dizer com isso???
Quando saímos de Recife estávamos com algumas idéias formadas em relação ao trajeto e o que encontraríamos de problemas em termos de falta de infra-estrutura, policia e dificuldades em estradas.
Policia:
Tínhamos algumas declarações de amigos do Fórum, amigos pessoais que já fizeram partes desta viagem e muitas outras declarações negativas a este respeito.
Brasil - Para nossa surpresa o único inconveniente que tivemos foi na Policia Rodoviária na saída de Rio Branco, quando um patrulheiro, ainda por cima conterrâneo, teve a cara de pau de procurar qualquer problema nas viaturas, pra que não sei!!! Para se ter uma idéia o agente da lei quis ver o triangulo, tínhamos dois, macaco, tinhas uns 2 por carro e eu ainda mais o Hi-Lift, o extintor (estávamos levando de 5kg) e por ai vai, até chegar ao absurdo que dizer que o meu reboque estava fora da nova lei, impossível pois fazia apenas 30 dias que havia colocado e fora feito uma vistoria no veículo no DETRAN-PE para troca do documento, que estava com o nome escrito errado. Finalizando o cara queria achar pêlo em Ovo. O mais engraçado erro os companheiros dele, dentro do posto, se abrindo e rolando de rir, sem falar que quando ele mandou parar eu fechei logo a estrada, pra engarrafar um pouquinho a vida dele !!!
Peru - Em Cusco fomos abordados por um agente do governo que informou nossos nomes, nossas placas etc. e nos deixou um numero de celular e de uma central, caso acontecesse algo ou precisássemos de auxilio em relação a policia, nos informou que desde Inãpari sabiam de nossa entrada e que até a fronteira com a Bolívia estávamos sendo monitorados para nossa proteção, e que isto é comum quando estrangeiros entram no Peru. Ou seja, estavam cuidando de nós !!! Um fato importante em nossa entrada no Peru é que fomos abordado por um engenheiro de seguraça, o Cristobal Corpancho, que nos deu uma aula sobre a carretera, que está em obras, falando de todo o nosso trajeto até Cusco, melhores horarios, etc...Gente de primeira e um apaixonado pelo Brasil:
Bolívia - Na Bolívia um guarda veio nos pedir os documentos, isso quando estávamos estacionados em uma praça, mas logo chegou um cidadão e nos perguntou se o policial estava nos chateando e dissemos que não e para o guarda demos um CD da banda de nosso amigo Carlinhos e ele esqueceu os documentos.
Chile - Nosso primeiro encontro com a Aduana, lá nos ferramos literalmente, pois tivemos de desmontar os carro, as bagagens e deixar um lindo cachorrinho farejar tudo, acompanhado de uma gostosa Chilena com um traseiro de deixar nós boquiabertos, claro sem que nossas patroas vissem, por falar em gostosa a da Aduana em San Pedro na saída era outra coisa de deixar qualquer um louco. Sim mais voltando a Aduana da entrada, nosso amigo Carlinhos tinha feito um churrasco no dia anterior e deixou o resto da carne no carro e declarou como todos nós que não transportava produtos de origem animal nem vegetal, esquecemos todos da carne, das laranjas e outras coisas, pense na confusão. O policial quando viu a carne deu voz de prisão pra Carlinhos e o chamou de mentiroso, mesma coisa comigo por causa de duas laranjas, mas uma conversinha e U$S 40,00 tudo resolvido e nossos amigos chilenos fizeram um churrasco naquela noite regado a Pitu, pois ainda demos umas latinhas de presente. Na realidade devesse declarar que tem, mesmo que não tenha, você alega que esqueceu que tinha comido, você não precisa se preocupar com multas e ser processado por perjúrio e o máximo que vai acontecer é ter de entregar a mercadoria encontrada.
Como no Chile a coisa é muito mais civilizada, coisa de primeiro mundo, o guarda ia metendo uma multa por excesso de velocidade, mas conversamos e ai o grupo foi chegando e tal e ele deixou a multa pra lá...vou dizer Madrinha sofre!!! É multa, é pneu furado, é se arrombando nos buracos, voando nas passagens, etc...Mas é pra isso que servem as madrinhas, parafraseando Carlinhos – “isso não uma madrinha é uma mãe!!!”. Voltando ao policial, ele não aplicou a multa, mas tive de escutar que no Chile as coisas são sérias e que temos de respeitar, com certeza!!! Porém acho que ele fez pouco de nossa policia, será que tem fundamento????
Argentina - Não tivemos problemas, no máximo perguntavam de onde vínhamos e para onde vamos. Tudo nas paz de Deus!!!
Brasil - Entramos no Brasil via Argentina, poderíamos estar trazendo drogas, armas, contrabando e outros e simplesmente entramos no Brasil e nada, não temos fronteira fechada, e vimos a mesma coisa na saída, pra entrar no Peru tem uma burocracia, mas no lado brasileiro qualquer um entra e sai sem ser incomodado !!!
Impressões de tudo isso:
Por estarmos em 6 carros, todos adesivados, por sermos em 12 pessoas, acho que isso influenciou positivamente na abordagem da policia e evitou algum abuso. Principalmente naqueles locais mais falados.
A propósito segue foto do forista que vos fala: