Na noite do dia 2/1 os amigos chegaram em minha casa trazendo com eles um probleminha na viatura: um vazamento de óleo no diferencial dianteiro. Como eles haviam me avisado da ocorrência eu já tinha agendado parada na oficina aqui de Curitiba na manhã seguinte para verificação e correção. As 7:45 h estávamos lá e contamos com a boa vontade do pessoal, que chegou antes do horário normal para nos atender. O vazamento era no retentor, coisa simples que em uma hora foi resolvida.
Saímos da oficina pouco antes das 9:00 h, paramos para abastecer os carros e duas jerry can (uma deles estava vazando pela tampa, falha de preparação) na saída de Curitiba e pegamos a estrada. Iniciamos a viagem 2 horas mais tarde que o planejado, mas isto não foi problema.
Descemos a 116 até Santa Cecília, deixamos esta rodovia e seguimos para Passo Fundo por vias estaduais enfrentando pouco movimento. Fizemos apenas uma parada para abastecer e outra para um sanduíche frio a fim de economizarmos tempo e recuperarmos parte do atraso da saída.
Chegamos no início da noite em Santa Maria, abastecemos novamente e encaramos mais um sanduíche frio. De lá seguimos até Rosário do Sul, primeira parada da viagem.