Sempre que vou para o sul do país não consigo deixar de passar na casa dos meus primos Thais e Maicon, saudades de quando moravam em Uberlândia e nos víamos todo final de semana. Agora é longe então não dá para perder a oportunidade, mesmo que por um dia.
Saímos de Uberlândia às 18h de sexta-feira, 31/03/17, logo depois do trabalho, com a vontade de não perder 1 minuto sequer e aproveitar o máximo de tempo possível nas estradas da Patagônia. Como a distância para Capinzal é mais de 1.200km dormimos em Ourinhos/SP, e chegamos por volta de 16:30h no sábado. A ovelha assada estava pronta, comemos, conversamos bastante e fomos dormir quando já não dava para ficar com os olhos abertos mais. Temos que fazer o câmbio, trocar Real por pesos Argentinos e Chilenos, e a ideia é fazer em Uruguaiana/RS, cidade fronteira com Argentina.
Para viajar pela América do Sul, países do Mercosul, basta levar o RG (CNH não tem valor de identidade), desde que não tenha sido expedido por mais de 5 anos. Em caso do RG estar com validade expirada a opção é possuir um passaporte atualizado, inclusive acho a melhor opção, tanto que nem me preocupei com RG. Atualizamos o passaporte, pois os nossos estavam vencidos, e tive a surpresa de que o novo documento possui validade de 10 anos. Antes eram 5 anos.
Segundo relatos de outros viajantes é comum na província de Entre Rios na Argentina (província que faz fronteira com o Brasil e Uruguai) a presença de policiais corruptos. Fazem pressão para receberem uma propina e normalmente abordam após a barreira policial, onde não tem movimento de pessoas. Essa era uma das nossas preocupações do segundo dia.
Um agradecimento especial para meus primos, nos receberam e nos deram mais energia ainda para prosseguirmos com nossa expedição. Se sobrar tempo quero passar novamente quando voltarmos, para deixar uns vinhos ou cervejas artesanais Patagônicos.
------------------------------------------
KM rodado no dia: 1.254,1km
Litros: 148,84 litros
Preço Médio Diesel S500: 2,97
Média km/L: 8,43
Local de hospedagem e preço: Ouro Hotel (Ourinhos) R$ 110,00 casal e casa de meus primos
KM rodado acumulado: 1.254,1km