Acordamos às 6:50h, arrumamos a barraca e fizemos o café da manhã. Fazia alguns dias que não fazíamos o café cajubá (café da minha cidade) então foi um café da manhã com aquele sabor de casa. Nossos amigos não encontraram um hostel para ficar na cidade, acho que pelo fato de ser pós temporada já não tinha tanta disponibilidade assim. Então ficaram em um hotel, talvez o mais estruturado da cidade, muito bonito. Buscamos eles às 8:30h. El Chaltén é uma cidade nova, acho que é mais nova da Argentina, tem a minha idade, foi criada em 1985 para estabelecer a soberania do país nas fronteiras com o Chile, e hoje é considerada a capital do trekking no país. Se há algum arrependimento na minha viagem sem dúvidas foi não ter ficado mais tempo aqui.
Nesse dia optamos por fazer o trekking laguna de los tres, saindo do hotel El Pilar. Até lá fomos de carro, deixei estacionado no início da pequena estrada que segue até o hotel. Iniciamos a caminhada e na medida que avançávamos o tempo mudava. A trilha é bem leve, tranquila, a floresta é magnífica, nas cores amarelo, vermelho e verde, bem típicas do outono. As árvores contorcidas e espaçadas.
O dia não estava muito favorável. Na medida que avançávamos começava a chover, ficar mais nublado e muito vento. Não avistávamos as torres do Cerro Fitz Roy e isso dava um certo desânimo. Estávamos cansados dos dias anteriores, o trekking W foi bem desgastante e naquele momento já não era tão motivador sair caminhando por aí kkkkk, ainda mais com um clima hostil.
Chegamos até o mirador do glaciar piedras blancas, nesse momento os ventos e chuva intensificaram. Acabamos tomando a decisão por voltar, pois não iríamos ver nada. Foi uma decisão ruim, mas naquele momento eu já havia percebido que 2 dias em El Chaltén não seriam suficientes, então optei inclusive por abortar o segundo dia lá, já que segundo a previsão do tempo iria continuar daquela forma nos próximos dias. Um dia, quando eu voltar, vou ficar mais tempo em El Chaltén.
Ficamos no camping a tarde toda, Dayane cozinhou carne de panela que compramos no minimercado em frente e comemos com pão. Tomamos cerveja e aguardamos o horário do ônibus de Ricardo e Marcus. Foi um momento bem relaxante.
Depois da saída dos dois amigos, Ricardo que iria encontrar com a namorada em Bariloche e Marcus que iri seguir até Buenos Aires para pegar o voo para Salvador. Preparamos um ravioli e em seguida prontos para dormir. Antes disso aproveite o céu estrelado para fotografar em longa exposição. Aquele clima nublado e chuvoso só existia no meio das montanhas, pois na cidade estava tudo limpo, com vento forte.