Postado originalmente por
CAPT GOTTLIEB
Mapas úteis para viajar pela Serra da Canastra
Este mapa mostra bem o relevo da Cachoeira da Casca D'Anta. A parte alta é atingida pela portaria de São Roque de Minas e a parte baixa p, ela portaria 4 (São José do Barreiro). O Rio São Francisco despenca 186 metros e o poço chega a ter 19 metros de profundidade. A meu ver a paisagem é maravilhosa, tanto do alto como da parte baixa, mas o poço não é agradável à natação, pois a água é agitada por pequenas ondas. NÃO existe um caminho onde um 4x4 possa ir da parte alta à baixa ou vice-versa. A trilha existente é considerada longa, íngreme, difícil e recomenda-se um guia local. Coisa para trilheiros bem treinados. É o principal cartão postal da Canastra.
Dois caminhos saindo de São João Batista do Glória para chegar a São José do Barreiro e depois a portaria 4 da Casca D'Anta (parte baixa). Eu fui com um JIPÃO Bandeirante bem preparado usando a rota do Vale dos Canteiros, onde estava hospedado. A outra rota passa pela Serra Branca e parece ser mais difícil. Não cruzei com viva alma nesta empreitada e depois agradeci a DEUS que nada de errado aconteceu, pois procurar socorro mecânico naquelas paragens iria me obrigar a andar muitos quilômetros. Recomendo ir em dois ou três 4x4. As estradas são padrão Canastra, bem mal conservadas. E se chover complica. Veículos de passeio podem até rodar por lá com tempo seco, mas irá maltratar o carro e o risco de quebra é grande. Cuidado com o combustível, pois o posto de gasolina em São José do Barreiro está desativado. A solução é ir até Vargem Bonita (20 Km).
Para quem curte trilha, barro, lama e outras aventuras a melhor época é o verão e faz muito calor. Eu sou idoso e prefiro ir no início da primavera, pois a água das cachoeiras permitem a natação e ainda chove pouco. Em compensação a poeira parece querer entrar até nos ossos.
A Canastra é imensa e tem muita coisa dentro e fora do parque nacional (zona de amortecimento - fazendas particulares). As principais cidades em torno da Canastra são: Delfinópolis, São João Batista do Glória, Vargem Bonita e São Roque de Minas. São José do Barreiro é apenas um distrito e um tanto precário. As cidades de Passos e Piumhi são as praças comerciais mais desenvolvidas da região.
Rota pelo Vale dos Canteiros
Rota pela Serra Branca e Rolador (mais difícil)
Estando em Vargem Bonita vale a pena visitar a Cachoeira da Chinela, pois é de fácil acesso e bastante bonita e agradável.