Olá galera do fórum!
Meu primeiro relato de viagem!!!
Pois bem, o planejamento recebeu contribuições de alguns amigos do forum!
Contribuições muitíssimo válidas, inclusive quanto ao trajeto e às visitas em Maceió!
Agradeço ao Rfdex, Jeisonk, Dimasi, Galeguito e nicksalgado!
Sério, muito boas as dicas de todos em especial o roteiro do Galeguito que ajudou bastante!
O objetivo da viagem, seria cruzar as rodovias do DF, GO, BA e SE, rumo a Maceió - AL, com parada estratégica em Lençóis - BA.
Portanto segui o seguinte roteiro:
Brasília – Planaltina – Formosa - Alvorada do Norte – Correntina - Santa Maria da Vitória – Ibotirama – Seabra – Lençóis – Itaberaba – Ipirá – Feira de Santana – Conceição do Jacuípe – Simões Filho – Camaçari – Estância – Porto Real do Colégio – Junqueiro – Teotônio Vilela – São Miguel dos Campos – Barra de São Miguel – Portal da Barra - Maceió.
Algumas informações sobre o roteiro:
O intuito de passar por Correntina - Santa Maria da Vitória - Ibotirama foi evitar carretas que passam por Barreiras.
Da mesma forma, Itaberaba - Ipirá - Feira de Santana, cortou um bom trecho de BR 116 que estava INFERNAL!
Após Feira de Santana, nos perdemos em Camaçari e decidimos seguir pela Estrada do Coco que foi uma ótima escolha!
Agora a viagem!
Saímos de Brasília em 03/05 e chegamos a Maceió em 07/05...
Saí de Maceió em 16/05 e cheguei em Brasília em 19/05...
Nossa saída foi às 05:00, ainda escuro!
A estrada até Correntina está boa, mas a partir de lá fica crítica, com vários buracos até Ibotirama.
Não sei se valeu a pena cortar este caminho, mas pelo menos não tivemos muitos caminhões para ultrapassar.
Após Ibotirama, pegamos a BR-242 que se encontra ótima, mas com alguns trechos em reforma.
Cuidado apenas com os treminhões e caminhões... percebi que na Bahia os motoristas assumem um comportamento homicida difícil de entender... ultrapassam em faixa contínua... por isso vale a pena fugir da rota dos caminhões sempre que possível!
A paisagem vai ficando linda... começamos a tomar altitude e chegamos a 1.050 m em relação ao mar!
Formações rochosas desenhando a paisagem da estrada e alguns picos muito bonitos aparecem!
Chegamos à Lençóis-BA no fim da tarde!
Ficamos dois dias na cidade que é muito bacana!
Vários butecos, comida boa e uma cachaça chamada "Fazendinha" que fez minha alegria!
Fora de temporada, não tivemos dificuldades em encontrar estadia.
Existe orçamento pra todo bolso... vimos uma pousada de R$ 350 a diária e outras que não passavam de R$ 50,00.
Ficamos no hotel "Tradição"... meio capenga, mas tinha ar condicionado, TV (Só Globo), chuveiro quente e frigobar (vazio).
Paguei R$ 48,00 a diária para uma pessoa, com café incluso e o pessoal do hotel era pra lá de gente boa!
A vista do quarto era essa:
Lençóis, Vale do Capão... enfim, Chapada Diamantina merece atenção!
Muitos lugares para visitar, trilhas para todos os gostos e cada lugar mais lindo que o outro!
No primeiro dia fomos aos locais próximos à cidade: Primavera, Cachoeirinha e Sertano.
Finalizamos o dia no Morro do Pai Inácio...
No segundo dia, fomos à Cachoeira da Fumaça que, diga-se de passagem, é longe bagarai!
Tivemos que sair de Lençóis, ir a Palmeiras e entramos numa estrada de terra para o Vale do Capão onde fica a trilha!
Demoramos bastante pois haviam bloqueios na BR em reforma.
Fizemos a trilha sem saber bem se era aquele o caminho e, depois de 6 km, com uma subida inicial intensa, chegamos a um abismo de 380 metros com uma visão espetacular!
Após este dia, saímos cedo e seguimos viagem.
Como havia dito, poupamos um trecho da BR-116 mas tivemos que passar por ela.
A travessia ao redor de Feira de Santana é caótica...
Tudo engarrafado, várias carretas e imprudência por todos os lados!
Trecho complicado em Camaçari...
Decidimos seguir pela Estrada do Côco e pegamos um belo trecho litorâneo!
Chegamos à ARACAJU à noite na hora de pico!
Comemos em um restaurante na praia de Atalaia (muito bonita).
Fomos a uma pousada que nos cobrou absurdos R$ 50,00 a diária .
Acordamos no dia seguinte, visitamos melhor a Atalia e seguimos viagem pela BR 101...
Este foi o ponto mais irritante da viagem...
A BR101 está repleta de desvios... estão duplicando a pista em múltiplos pontos.
Havia horas que tínhamos 6 a 8 caminhões e treminhões na pista para ultrapassar.
30 a 40 minutos para conseguir uma brecha, com uma ultrapassagem custosa de se fazer...
Finalmente, às 18:00, chegamos em Maceió-AL!!!
Infelizmente minhas fotos da viagem de ida estão escassaz.
Descobri da pior maneira que a apple não criou o iphone para mergulhos (Damn you Steve Jobs! ).
Perdi meu cel, minha câmera, minha agenda... e minhas fotos...
Na chegada à Maceió, ficamos em um hotel na Capital, próximo à praia de Pajuçara.
Preferimos ficar por lá pois tínhamos que buscar o pessoal no aeroporto no dia seguinte.
Esposa, sogro, sogra, filha e outros parentes chegaram no dia seguinte.
Trânsito caótico até o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
O Centro de Maceió fica complicado ao entre 12:00 e 14:00!
Família no carro, carros extras alugados pelos demais, seguimos para a praia de Ipioca, onde ficava a casa que alugamos.
O local é afastado do centro e fica difícil comprar coisas, mas é perfeito por ser calmo!
Existem várias vilas e casas beirando a pista e praias para banho em todo lugar.
A estrada que pegamos para visitar as praias e retornar para a base é a AL 101, estreita e movimentada com muitos policiais.
Pegamos chuva nos primeiros dois dias.
Então, ficamos em casa churrascando no primeiro dia...
No segundo dia, apesar do tempo, fomos para a Praia do Francês!
Ela fica do outro lado de Maceió no Litoral Sul.
Excelente praia! Como era dia de semana, não estava muvucada!
Achei caro o camarão R$ 48,00 na barraca onde estávamos.
Barraca essa que tinha uma trilha sonora distinta: The Rolling Stones, Cream, The President Of The United States of America (Isso é uma banda)... enfim ROCK!
Ótima pra banho, com ondas não muito fortes que vão ficando agressivas conforme a tarde avança!
Os salva-vidas estão sempre com placas, sinalizando o risco da maré...
Nos locais seguros, não há o que temer!
No dia seguinte, fomos à praia Sonho Verde que fica no Litoral Sul.
Próximo de onde estávamos hospedados!
Praia linda e rasa! Podemos caminhar metros de distância da praia que a profundidade não se altera.
Água morna e poucas ondas, perfeita para crianças!
A ducha para banho é uma bomba manual que drena água de um poço.
As barracas são limpas, têm bom atendimento e preço honesto!
Outra bela praia que visitamos, no litoral sul é a praia do Gunga.
Galeguito havia alertado sobre os perigos dessa praia.
Trata-se de uma praia que afunda muito rápido e com ondas consideráveis.
Mas a infra-estrutura do lugar é ótima!
Bom estacionamento, boas barracas e um mirante na entrada da praia muito bacana!
A orla é repleta de coqueiro que deixam o visual muito bacana!
Nos últimos dias decidimos visitar Maragogi e São Miguel dos Milagres.
Tivemos um deslocamento de 90 Km até Maragogi...
Estrada LINDA! Muito verde! Perfeita!
Maragogi é ótima, mar de cor azul, areia bem branca e águas-vivas!
Queimei a perna com uma!
De qualquer forma o lugar é ótimo!
Atenção para os guias... eles têm uma abordagem incomum.
Dois deles nos seguiram de moto e ficamos assustados!
Até entender que o cara queria guiar a gente, já tínhamos estressado... mas no fim deu tudo certo!
Por fim, fomos à São Miguel dos Milagres.
Andamos bem para achar essa, você pega uma entrada próximo à usina de açúcar (eu acho).
Depois atravessamos algumas cidadezinhas e chegamos à praia que tem muitas embarcações de pescadores e é linda!
Na volta tivemos situação inusitada... minha sogrinha, dormiu!
Bom genro que sou e preocupado com um possível torcicolo, decidi ajudá-la a ter um sonho mais confortável:
Infelizmente não deu certo...
Na quinta-feira, dia 16/05 deixei a família no aeroporto e segui viagem de volta SOZINHO.
Destaco o sozinho pois às vezes (qse sempre) é muito bom pegar a estrada só.
Se carro, seu itinerário, total liberdade!
Fiz o mesmo trajeto de volta... Dormi em Aracaju, Lençóis e Correntina.
Visitei mais alguns lugares mas me limitei a degustar cachaça e comer churrasco onde parei...
Cheguei em casa no dia 19/05 a salvo!
Foram 3200 Km rodados,
380 Litros de Gasolina gastos,
Um média de consumo de 8,5 Km/L,
NENHUM arrependimento!
A viatura estreou a estrada e se saiu muito bem!
Fomos bem acomodados!
A suspensão da S10 é macia, por isso alivia bastante as pancadas nas pistas.
Ponto negativo ficou para o motor que faltou em algumas ultrapassagens...
Mas nada que desabone o carro que foi excelente!
Fico feliz pela serventia das dicas e por ter gostado do passeio.
Se, e quando resolver voltar por aqui (vocês ou amigos seus) entre em contato para eu passar as dicas de trânsito e atalhos.
Grande abraço.
Com certeza vamos voltar! Quando formos eu, Leticia e minha esposa, apenas, mando mensagem pra gnt marcar um encontro!
Esse nosso grupo foi bom, mas deu um trabalhinho rsrsrsrs!
Parabens pela terra e pelo povo!
Bom demais!