Postado originalmente por
fpandur
Quanto aos campings da volta, estou subi até Torres del Paine, passei para a Ruta40 e agora estou na Carretera. Não sei se irá fazer esse trajeto, mas se ajudar, segue a lista de onde passei até agora:
- Puerto Natales: Camping Josmar 2, CHP$4000 /pessoa. camping bem pequeno, com um pequeno estacionamento interno para deixar o carro. O local da barraca ("parcelas", como falam por aqui) fica em um box separado por cercas fechadas de madeira, fica muito protegido do vento. O portão do estacionamento se fecha as 21 Hrs, depois desse horário só entra e sai a pé. Junto do camping tem um restaurante, comemos um prato simples e bem servido de purê (ou fritas) + milanesa (ou salmão), a escolher, R$ 20 cada pessoa.
- Torres del Paine: Camping Las Torres, CHP$ 6000 pessoa. Não entra carro, somente para descarregar, escolhemos esse pois fica na entrada da trilha das Torres, que fizemos no dia seguinte. Sofremos demais com o vento aqui, na 1ª noite achamos que a barraca ia desmontar toda. No dia seguinte mudamos o local da barraca e amarramos ela inteira nas árvores e em pedras no chão, melhorou bastante .. rs, rs, Tem o Camping do Lago Pehoe, com mais proteção contra o vento e o carro fica ao lado da barraca, CHP$ 8000
- El Calafate: Camping AMSA, ARP$25 pessoa, fica na rua que sai defronte ao YPF de entrada da cidade, do lado da delegacia policia. Pode estacionar carro ao lado barraca, se ficar na fileira de parcelas atrás dos banheiros ficará muito bem protegido do vento.
- Gobernador Gregores: camping municipal está fechado, ficamos na Hospedage/Alojamento Alberdi, mas porque estamos em 5 pessoas e ficava mais barato, para menor quantidade de pessoas há outras opções na cidade. Neste local venta demais e o tempo todo, mesmo que o camping estivesse aberto acho que não iríamos ficar nele.
- Cochrane: camping Cochrane, meio quarteirão da praça central, único camping que achamos na cidade, CHP$ 3000, área protegida do vento, mas estrutura muito modesta, dá para o gasto de 1 noite e olhe lá. Mas tem várias opções de hospedagem na cidade.
- Villa O' Higgins (onde estou agora): acabamos ficando na hospedage El Mosco, tem área de camping mas sem qualquer proteção para vento. eles tem quarto compartilhado para até 6 pessoas, como estamos em 5 "fechamos" um quarto somente para nós. Aqui ficou caro se comparado com o resto da viagem, CHP$ 9000 pessoa. A cidade é minuscula e com estrutura modesta.
Sobre camping com quartos para alugar, essa realmente fico devendo pois não era nosso foco então nem procurei por este tipo de opção. De todos os que fiquei, que me lembro que tinha foi em Puerto Natales e no Rio Pipo (Ushuaia) vi uma construção que presumi que fosse quartos, mas nem perguntei. Sobre alimentação, estamos nessa de pão com frios quase todos os dias no almoço, variando com empanadas e "cup nuddles", e na janta cozinhamos. Apesar de eu ter trazido minha própria cozinha, com fogareiro e utensílios, todos os campings que passei tem cozinha a disposição para usar.