Sempre digo que o Tracker é um carro honesto: sem luxos, motor de potência média, mecânica simples, muito robusto, valente e um pouco gastão (7 km/l no trânsito pesado e 9 km/l a 110-120 km/h na estrada, sempre com ar ligado). O meu GV, carregadaço e automático, fazia uma média de 8 km/l nessas viagens. É extremamente confiável, muito difícil de deixar na mão. O meu ex-GV está chegando aos 200.000 km com um primo, muito inteiro ainda.
A grande vantagem dele para viajar pela América do Sul é que é um carro muito comum em todos os países, com boa assistência técnica. Não tenho dúvidas que onde há menos Suzukis é no Brasil.
Se for comprar no Rio, tente ver se o Zézuki, mecânico que mais manja de Suzukis por aí, não conhece nenhum à venda. Hoje em dia você acha Trackers zerados por preços muito bons. Tenta dirigir um antes de comprar. Tem um pessoal muito legal do Clube do Tracker, tenho certeza que podem te ajudar.
TR4 praticamente não existe fora do Brasil (não acho um carro ruim). X-trail não sei, mas vi muito pouco lá fora.
E blindado não compraria nunca. Usado, então, nem pensar. Você sabe que um blindado é muito mais perigoso em acidentes, principalmente em estradas? A deformação da carroceria muda completamente, prejudicando a absorção de impactos. Quanto maior a velocidade, pior. Conheço um cara que tem muita grana aqui em Sampa. Ele só anda de blindado na cidade e só viaja em carro sem blindagem. Pra quem pode, hehehe.
Abraços