Estive no Jalapão em dezembro/20, eu, minha esposa e meu filho de 12 anos, de camionete a partir do RJ e, os pontos que tenho a comentar são :
- Rio Azuis, vale muito a pena conhecer, passei um meio dia lá e gostei muito. No dia anterior dormi em Campos Belos/GO, numa pousada bem legal, com um custo razoável, não lembro o nome, mas, é fácil de achar, fica na rua principal e, é a principal da cidade.
- Lagoa da Conceição, simplesmente fantástico, apesar de ser pouco conhecida da maioria das pessoas que vai ao Jalapão de pacote, a partir de Palmas (porque fica longe dos roteiros tradicionais e não compensa pra agências esticar até lá $$$), é sem dúvida, um dos lugares mais lindos da região (que na verdade fica nas serras gerais e não no parque do Jalapão). Recomendo fortemente passar um dia todo lá, porque é lindo demais.
Para os demais locais, não tenho dicas, porque fiz um roteiro diferente, indo da Lagoa da Conceição pra Ponte Alta, fazendo o Jalapão no sentido horário, até Mateiros e depois voltando pro Rio via oeste da Bahia e norte de Minas.
O total rodado off road foram 800 kms em uma semana dentro do Jalapão, tudo sem nenhum problema, usei apenas o google maps off line. Também não reservei nenhuma pousada em toda viagem desde o RJ, como sempre faço e não tive nenhum problema.
Infelizmente, não me programei pra passar na Chapada dos Veadeiros, pois, fui próximo ao natal e minha agenda estava apertada, mas, pretendo voltar lá em breve pra conhecer.
No meu blog tem fotos e um pequeno resumo e dicas de toda a viagem :
Viajar e trocar a roupa da alma (Mario Quintana).
Grande abraço !