Postado originalmente por
ricardopaulob
Olá,
Já tem um tempo que leio esse fórum mas nunca postei nada. Mas como a viagem dos meus sonhos se aproxima, vou registrar aos poucos um pouco do planejamento e pegar umas dicas com vocês.
A ideia inicial seria fazer essa viagem de moto, mas as coisas mudaram e vou levar esposa e filho (8 anos) junto. Então, dadas minhas condições financeiras, comprei o melhor que meu dinheiro pode, adquiri uma Pajero Sport HPE 2.8 ano 2004, com 160mil km. Já fiz várias viagens aqui pelo estado do ES e o carro está perfeito, não tive nenhum problema e adquiri bastante confiança nele. Próximo mês vou deixá-lo na revisão e trocar todos os óleos (inclusive transmissão) e fazer uma bela revisão.
A dúvida que tenho nessa questão é quanto aos fluÃ*dos anti congelantes. Acredito que vou precisar usar para óleo (motor e transmissão), diesel e lÃ*quido arrefecimento. Ainda estou pesquisando os melhores produtos. Mas agradeço qualquer dica que possa aparecer.
Bem, vamos ao roteiro resumido. Quando eu fechar o planejamento deixo aqui anexado uma planilha com mais informações.
SaÃ*da: Cariacica-ES
Objetivo final: Fim do Mundo
1) Saindo do Brasil. Do EspÃ*rito Santo direto para Uruguaiana, com paradas apenas para alimentação e pernoitar;
2) Da fronteira Paso de Los Libres, direto para Mendoza, onde planejo ficar 2 dias, para descansar e curtir um bom vinho;
3) Ruta dos Caracoles até Santiago do Chile. Provavelmente irei trocar o óleo do motor por aqui;
4) De Santiago até Valdivia para curtir uma praia do Pacifico, talvez fique 1 dia a mais se o clima estiver bom;
5) De lá, segue rota para Perto Montt e iniciar a Carretera Austral;
6) Seguir pela Carretera Austral, incluindo suas 2 travessias de balsa, passando por Caleta Gonzalo, Puerto Cadenas e seus diversos parques.
7) Sair da Carretera Austral em Puerto Guadal, até Chile Chico na fronteira com Argentina;
8) Seguir para Perito Moreno, conhecer suas atrações (incluindo a geleira e Museu de Gelo);
9) Seguir pela Ruta 40 até Rio Gallego
10) Último trecho até Ushuaia. O objetivo final, mas não o fim da viagem.
VOLTA
1) Direto pela Ruta Nacional, parando em algumas cidades para descanso e turismo. Mas como roteiro certo está a praia de Punta Tombo;
2) Seguida até Buenos Aires, talvez passar uns dias a mais, trocar óleo e uma revisão básica no veÃ*culo. E claro, aproveitar um bom show de Tango com vinho e parrilla (O que fazer com a criança nessa hora? rsrsrsrs);
3) Entrada no Brasil novamente por Uruguaiana, seguir até Porto Alegre.
4) A ideia seria voltar pela BR 101 inteira até o EspÃ*rito Santo e apreciar nosso tão belo litoral. Mas ainda preciso decidir isso.
Acho que é isso. Super ansioso para chegar logo o dia da partida.
Minha dúvida grande dúvida sobre a viagem paira sobre abastecimento na Carretera Austral. Será que existem postos de combustÃ*vel durante a Carretera? É certo que vou levar pelo menos um galão de 20 litros no bagageiro do teto, mas temo ainda não ser suficiente.
Acho que já escrevi muito, mas vamos lá continuar o planejamento e pesquisas.
Abraços,
Ricardo