como voce ira sair dai no dia 2/1, possivelmente chegara no dia 3/1 a noite, visto que sairá de formiga, você pode vir direto ate ITAUNAS (tem o festival nacional de forro la, cidade muito bonita, uma vila de pescadores com um praia muito bonita).. Itaunas ainda é espirito santo, mas tem uma estrada la (que não existe na maioria dos GPS, que você atravessa para a Bahia beira praia, se haver chuvas, você pegara uma trilha leve no caminho ate Costa dourada/BA, são aproximadamente 40km de estrada de chão de nível leve)...Costa dourada tem falésias muito bonitas, legal para passar o dia...mas não tem mt entretenimento a noite... CUMURUXATIBA, uma vila muito aconchegante, aqui a agua começa a ficar azul...de Itaunas a cumuruxatiba é a costa das baleias, onde dos meses de junho a novembro vc pode ver baleias vindo para a reprodução, você pode ir de barco ve-las, mas também existe mergulhos para avistar ABROLHOS, um paraíso na terra!!!!
a Costa do descobrimento comeca logo apos CUMURU (cumuruxatiba). Na costa do descobrimento, tem o parque nacional do monte pascoal, TRANCOSO, corumbau, cabralha, ARRAIAL, PORTO SEGURO, santa cruz de cabralia. (em MAIUSCULO, coloquei os locais imperdíveis da costa do descobrimento). Em porto seguro, tem um bom movimento na passarela do alcool, mas sem duvidas o melhor da costa do descobrimento é arraial dajuda, procure a praia do mucuge (as barracas tem um preco melhor, e tem uma incrível piscina natural para mergulhar na beira da praia) se voce quiser mergulhar em alto mar, procure a operadora porto dive em porto seguro, procure cirley e fala que conhece francis e gobi, minha esposa tbm é mergulhadora e ja trabalhou la... acho que pode rolar um bom desconto hehehehe
como sempre, o melhor fica para o fim... você aumenta uns 400km e chega a região da costa do cacau, que fica na região de ITACARÉ e BARRA GRANDE. Itacare vale a pena passar 1 dia e meio, fazer umas trilhas a pe e conhecer as praias...la tem uma pracinha a noite onde rola um movimento a noite, com comidas típicas (prove as frutas mangostão e rambostao, são ótimas).
Em barra grande voce ficara admirado com as belezas naturais, o acesso é feito por uma estrada de chão de aproximadamente 50km e 20km de asfalto (70km de itacare la +/-)... procure a praia de taipu de fora, sem duvidas a melhor praia do brasil que eu fui (e ja fui em varias)... la tem uma pousada chamada ECO resort, ou algo do tipo... o preço é bom, mas você ira no verao, vale a pena agendar com antecedencia... Barra grande forma uma península, chamada de península do marau. existe varias pequenas vilas. entre elas recomendo, PONTA DO MUTA (ver o por do sol); Barra grande (onde rola o melhor movimento a noite, la você pode alugar quadriciclos para fazer as trilhas (vale muito a pena, subir o farol de quadriciclo, a vista é incrível!!)) .. ILHA DA PEDRA FURADA (linda) .. existe varias lagos que agora esqueci o nome....VAI E APROVEITE MUITO, se quiser alongar a viagem, você pode ir ate a chapada diamantina... também tenho ótimas dicas de la, abraço e boa trip!!!