![Citação](https://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png)
Postado originalmente por
LuizPR
Boa trade, gobi10. Fiz em Abril viagem semelhante à que você quer fazer, e passo a seguir alguns comentários que podem ser úteis em seu planejamento.
- Creio que seria melhor você programar duas viagens para melhor conhecer o Altiplano. Uma para NOA e Uyuni e outra fazendo Peru e Atacama.
- Estive algumas vezes na Transpantaneira e esta estrada é um espetáculo. Não estou atualizado, mas quando estive por lá havia hospedagem em Poconé, em uma pousada ecológica a uns 30 km e no Porto Jofre, final da rodovia, a 120 km de Poconé. Gastávamos 6 horas para chegar no Jofre, onde há a pousada de pesca do Jamil, muito boa. Se ainda hoje você só tiver estes pontos para dormir é necessário organizar bem seu passeio pela Transpantaneira. Rodar por ela à noite tem seus riscos: atropelamento de animais cruzando a pista pode causar estragos nas viaturas.
- O problema de fazer só o Peru é a viagem de retorno, a meu ver. Ir e voltar pelo Acre deve ser um saco, muito deslocamento. Retornar cortando a Bolívia, principalmente com mulher e crianças, acredito não ser uma boa. Não estive neste país ainda, mas os amigos que participam deste fórum poderão opinar sobre a infraestrutura de hotéis, restaurantes etc., uma vez que para a família isto é importante, normalmente. Para melhor aproveitar o retorno voltar pelo Chile é uma boa.
- Rodei pouco mais de 10.000 km para ir de Curitiba a Cusco via Acre, de lá para o lago Titicaca, de Puno a San Pedro de Atacama via Arica, e de San Pedro para Curitiba pela Argentina, pelo Paso Jama. Só tínhamos 19 dias, portanto deixamos de passar em locais interessantes, mas o tempo foi suficiente para vermos os principais pontos das regiões de Cusco e de SPA.
- Concordo com os amigos que escreveram que alguns de seus deslocamentos são ambiciosos. Tenho uma 110 e rodar mais 12, 14 horas por dia mata qualquer um, principalmente depois de alguns dias. Se você tiver 30 dias para fazer Peru (Cusco e Nasca) e Chile (Atacama) faça no máximo 12 horas de direção por dia, das 7:00 às 19:00 h. Você vai rodar de 700 a 1.000 km, dependendo da estrada e do tempo das paradas para comer etc. Vai dar para conhecer quase tudo sem se matar.
- A rodovia nos estados de Rondonia e Acre estava péssima em Abril, com crateras de 1 metro de diâmetro e 30 cm de profundidade. Neste trecho não viaje à noite. Aliás, só viaje à noite se for muito necessário. O risco de cair em uma panela é grande e o estrago pode acabar com a viagem.
- Viajar pelo interior do Peru é tranquilo. As rodovias são excelentes. O único senão é que hotéis e restaurantes decentes você só encontra nas cidades maiores. Nunca usei camping neste país, mas baseando-me no que vi esta não deve ser uma opção a ser considerada. Programe chegar no final do dia em cidades maiores. Eu viajo com hotéis reservados, mas isto fica a seu critério. Leve alimento e bebidas para o caso de não achar nenhum lugar para comer. Só cuide com o que pode passar pelas fronteiras. No Chile só entra alimento industrializado. E os caras levam a sério esta restrição.
- Ir de Assis Brasil a Cusco em um só tiro não é uma boa ideia. Você vai estar à noite no alto da cordilheira, perdendo algumas das melhores vistas da viagem, cansado e praticamente sozinho na estrada. Durma em Puerto Maldonado, há bons hotéis nesta cidade, saia às 7:00 da manhã e suba a cordilheira sossegado. A subida é um dos pontos altos da viagem e merece ser curtida, com muitas fotos e paradas. Às 18:00 h você estará em Cusco.
- Faça com calma também o trecho do altiplano peruano, tanto entre Cusco e Juliaca como entre Puno e Moquegua, a caminho do Pacífico pela Interoceanica. As paisagens são muito bonitas.
- Se decidir ir ao Atacama e se for retornar ao Brasil pela Argentina, venha pelo Paso Jama e pare para descansar em Purmamarca. É uma mini SPA, vale a estada. Há salares no caminho, também.
Se tiver interesse posso lhe mandar mais detalhes de minha viagem. Bom planejamento e boa viagem. Abraços.