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  • #109
    Usuário Avatar de Newton Guerra
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    O mapa dos Viajeros não é roteável, então não cria a rota mesmo. Tem que fazer na raça ou usá-lo só como um mapa de fundo e ver em que ponto você está. Parece estranho nos tempos atuais mas é um belíssimo mapa, ajuda muito nas regiões mais remotas, que é onde o Eduardo "viajeros" vai. Quando fui para a região de Antofagasta de la Sierra sabia para onde levava cada estradinha, só olhando para o gps.
    Newton
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  • #110
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    Saquei; esclarecido. Valeu, Newton!

    Então eu não sou tão retardado assim hehehe Vou usar o Mapear pra traçar a rota e aí jogo o Viajeros por cima, já que meu GPS aceita vários mapas ao mesmo tempo. - e desabilitar o "rerotear" pra a rota não ir pro brejo.

    Valeu!
    Piotrek
    Vendo minha Pajero Full TDI 3.2 HPE 4p BF Goodrich AT 2005
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  • #111
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    E ai Piotrek, fez a viagem?
    Alguém foi para o Atacama e região esse ano? Com informações mais atualizadas?
    Estou querendo ir em julho, SPA, NOA e Uyuni. Alguém programando pra ir nesta data?

    Qualquer informação é bem vinda
    Júlio
    Troller 2.8 2005
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    4x4- Demora, mas quando empaca!!!!

  • #112
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    Fala Julio,

    Já fui em toda essa região.. tem muita coisa no meu blog , veja na minha assinatura.
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #113
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    Eu fui em setembro último.
    Qualquer coisa, prende o grito.

    Abs

  • #114
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    Citação Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    E ai Piotrek, fez a viagem?
    Alguém foi para o Atacama e região esse ano? Com informações mais atualizadas?
    Estou querendo ir em julho, SPA, NOA e Uyuni. Alguém programando pra ir nesta data?

    Qualquer informação é bem vinda
    Julio,

    Vc já deve ter lido, mas tem este colega nosso do forum que foi sozinho de Bandeirantes:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/re...ndeirante.html (Roadtrip - Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia - 12600 km sozinho de Bandeirante)
    Marcelo J. Manente

  • #115
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    Obrigado pessoal.
    Vicente, já tinha lido seu blog, mas estou lendo novamente. muito bom.
    Geovani, pode deixar que qualquer coisa vou perguntando, já segue umas abaixo.hehehe
    Marcelo, já vi este relato também, bem interessante.

    As minhas duvidas maiores são em relação ao inverno mesmo, ainda mais que isso é meio imprevisível, e não achei muitos relatos de gente que foi nesta época.
    Será que vou conseguir atravessar a cordilheira, o deserto (com as Lagunas) e o salar?
    O Salar estando seco estraga muito o carro? Ou é só lavar assim que chegar na cidade?
    Também estou na dúvida quanto a um segundo estepe, pois comprei uma pajero full a pouco tempo e foi difícil achar os pneus, pois são aro 18 e acabei colocando o geolandar 50/50, que não sei se são tão resistentes quanto os BF. Meu medo é ter um pneu rasgado pelas pedras, como vi em alguns relatos e não encontrar pneus deste tamanho por lá. estou pensando em de repente levar somente o pneu, sem aro mesmo. Qualquer coisa monto por lá. será que é necessário? Obs. Jé tenho um meia vida sobrando aqui.

    Abçs
    Júlio
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  • #116
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    Citação Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    Será que vou conseguir atravessar a cordilheira, o deserto (com as Lagunas) e o salar?
    O Salar estando seco estraga muito o carro? Ou é só lavar assim que chegar na cidade?
    Provavelmente vai ter problema em algum ponto, os Pasos Andinos costumam fechar no inverno quando tem nevasca. Neste caso é importante vc usar os Pasos mais movimentados, onde tem mais maquinas para limpeza da pista. O Paso Jama é um desses. Outro mais ao SUL é o Paso que liga Mendoza a Santiago (Paso Los Libertadores).

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Paso_I...s_Libertadores

    Andar no Salar seco é bem melhor para viajar nele no período de chuva, com água. Acho que um único passeio não vai danificar nada, de qualquer forma é importante lavar bem por baixo do veiculo, em Uyuni tem vários locais de lavagem (eles lavam os carros de turismo e estão acostumados com o trabalho)... O problema é a neve que pode encobrir buracos e valetas...

    Lembre-se que nessa altitude a noite a temperatura chega à -30ºC facilmente no inverno.... Em fevereiro peguei temperaturas negativas.... Peguei neve no Paso Jama....

    O caminho entre Uyuni e a Laguna Colorada tem alguns trechos complicados... sem estradas demarcadas, quando eu fui segui com gps e seguindo as trilhas de pneus no deserto... com neve deve ficar tudo coberto...

    Por outro lado essa região é muito seca e não chove muito, então, também não neva muito.

    Minha dica para andar no Atacama e Uyuni de carro, obter informações com os locais, ver se os passeios turísticos estão funcionando, e se possível ir junto com os veículos das operadoras de turismo.

    Citação Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    Também estou na dúvida quanto a um segundo estepe, pois comprei uma pajero full a pouco tempo e foi difícil achar os pneus, pois são aro 18 e acabei colocando o geolandar 50/50, que não sei se são tão resistentes quanto os BF. Meu medo é ter um pneu rasgado pelas pedras, como vi em alguns relatos e não encontrar pneus deste tamanho por lá. estou pensando em de repente levar somente o pneu, sem aro mesmo. Qualquer coisa monto por lá. será que é necessário? Obs. Jé tenho um meia vida sobrando aqui.
    Abçs
    Sim é bastante recomendável levar outro estepe, principalmente se for para a Bolívia. Levar o pneu desmontado é uma boa idéia.
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  • #117
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    Fala Julio e demais colegas!

    Perdão por não ter entrado mais aqui.

    Fiz sim a viagem. Foi S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E tenho MUITO a relatar aos amigos viajantes. Só não tive tempo de organizar as fotos, nem de iniciar os relatos.

    Foram 26 dias de viagem: 28 de março a 23 de abril. Mais ou menos uns 10.150Km. Nenhum pneu furado. Pajero Full intacta. O único problema foi descuido meu: numa obra na Bolívia, estrada de chão, já noite entrando, não vi uma pedra de uns 40cm escondida num facão enorme de terra no meio das obras. A porrada foi forte. Chegamos no hotel de sal e vi o estrago. Tudo intacto, pq tenho proteção de aço. Mas quem vendeu o kit não incluiu proteção pro tanque de combustível. Conclusão: amassou pra burro. Dos 93 litros que cabem, agora só entram 73 litros e o medidor quebrou. Depois relato isso, dia a dia, no meu blog e posto aqui, com fotos e tudo.

    Tenho MUITAS dicas. Muita coisa que falaram foi diferente. A viagem é beeeem tranquila. Noroeste da Argentina é suuuuper tranquilo. Viagem família. Exploramos praticamente tudo no NOA, incluindo a pouco explorada Antofagasta de la Sierra (não a do Chile). Fizemos caminhos pouco batidos, absurdamente ermos. Lindos. Comida ótima. Gente simples e amável. Todos indígenas.

    Passamos só 1 noite em SPA. Horrível, como previsto. Porque digo isso? Pq na ARG e na BOL, a língua é o castelhano (ou o chéchua, que é o idioma falado no dia-a-dia). A comida é típica. A tradição é local. Os preços são super acessíveis. Em SPA, a língua é o inglês. A comida é internacional. Os preços são salgados. A etnia não é indígena. Nada contra isso tudo. Mas não é o que nós buscávamos nessa região. Por isso tínhamos decidido não explorar SPA ou o Atacama em si.

    No NOA encontramos, por acaso, uma Subaru Forester de Londrina-PR. Ficamos amigos dos 4 integrantes e aí exploramos a Bolívia juntos. Eles queriam fazer SPA e Atacama. Fizeram sozinhos. Puderam, então, comparar. Confirmaram o que minhas pesquisas longas previram: Reserva Eduardo Avaroa, no sudoeste da Bolívia, é muito mais interessante, mais autêntica. Gêiseres são maiores. Águas termais mais quentes e mais gostosas. Povo mais acolhedor. Preços mais acessíveis. Etc. Mas enfim, isso é questão de gosto; claro.

    Sudoeste da BOL (Reserva Eduardo Avaroa) é sensacional !!! Mas aí a parte tranquila da viagem acaba. Só alojamento. Pouca comida. Sem banho. Frio infernal. Mal de altitude. Mas vale a pena. Paisagem incrível !!! E GPS off road é essencial. Levei um Garmin Montana 600, com mapa da Viajeros, traçado no Mapear - pq o Viajeros não é roteável; e com a função re-rotear desabilitada. Tinham 80% das rotas locais. Rotas que não são perenes. Mudam com o tempo. Sem GPS, há risco, sim, de se perder. Já no Uyuni, dá pra ir sem GPS. É super tranquilo. Basta conversar com os locais e seguir alguns pontos no horizonte. Uyuni é bacana, mas Reserva Eduardo Avaroa é muitíssimo mais linda.

    Postos de combustível em todos os lugares. Só na Reserva Pedro Avaroa é que não tem posto. Mas nos alojamentos tem combustível. Então, contrariamente aos relatos, é bem tranquilo. Mas, claro, ter galão reserva é o que vai te salvar num apuro.

    Os relatos que farei serão longos, com detalhes, muita informação útil.

    Adianto: vale muito a pena. Dá pra ir tranquilo, com carro próprio, sem guia, sem reserva de nada. GPS off road é essencial na Reserva Eduardo Avaroa.

    Se alguém tiver alguma dúvida pontual é só me mandar - que tento auxiliar antes de eu organizar as fotos e os relatos.

    []s
    Piotrek
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  • #118
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    Show heim Priotek... quero ver as fotos !

    Também achei o Sul da Bolívia (Reserva E.Avaroa) mais bonita que o Atacama...

    Mas gostei de San Pedro do Atacama... tem comida barata se souber procurar e tem uns passeios bacanas e fáceis de fazer (estrada asfaltada, ripio, dá pra ir até de 4x2)

    Eu quero fazer novamente Bolívia, atravessar o salar no sentido leste-oeste e seguir para o Chile (reserva Vicunas)

    Um dia quem sabe.

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  • #119
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    Pois é Vicente, minha preocupação é justamente a neve. Nunca dirigi na neve, meu pneu não é muito "agressivo". Acho que nem vou arriscar lugares com neve.

    Beleza Piotrek. De muita serventia as informações mais atualizadas. Ansioso pelos relatos. Tem que ficar pronto antes de eu ir heim...rsrsrs
    Ainda estou conhecendo o carro, nem peguei o manual ainda, nem sei o tamanho do tanque, mas pelo que falou gira em torno de 90 litros. Não acha isso suficiente? Deve rodar no mínimo uns 600km. Vc falou de levar um galão reserva.

    Abçs,
    Júlio
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  • #120
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    Citação Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    Pois é Vicente, minha preocupação é justamente a neve. Nunca dirigi na neve, meu pneu não é muito "agressivo". Acho que nem vou arriscar lugares com neve.
    Julio,

    Dirigir na Neve não é o problema, o ruim é dirigir no gelo

    A neve numa estrada de rípio ou de terra não gera muito problema, só se afetar a visibilidade da estrada... no caso de uma nevasca mais pesada, pode gerar 50cm ou 1 metros de neve e vc pode não conseguir ver o caminho...

    De qualquer forma vc terá que comprar e levar correntes (cadenas) pois é obrigatório circular com elas (na mala) ou no pneu (quanto há neve na estrada). Então se estiver numa estrada de rípio com correntes no pneu é bem traquilo, mesmo com neve acima de 20cm....

    Te digo isso porque dirigi um 4x2 na neve com corrente e não tive problemas, mas vi um sw4 sem corrente ficar patinando no mesmo lugar numa subidinha... (detalhe, ele parou para tirar fotos e na hora de sair não conseguia tracionar)

    No Atacama e Sul da Bolívia não chove muito e o inverno é uma época seca, acho que dificilmente vai nevar neste período, mas, por outro lado, a neve que cai não derrete e vai acumulando.

    De qualquer foram, não perca essa oportunidade... pergunte na cidade (UYUNI, SAN PEDRO, ETC,) se os passeios turísticos estão saindo para Uyuni, Lagunas, etc.... se estão é porque o caminho está viável. Converse com um guia ou com o motorista de um desses tours e combine de ir seguindo o comboio, pegue uma gorjeta que ele topará...
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