Caro Gabriel;
Acredito piamente que este forum em geral dispoe de todas informaçoes e tenta ajudar todos os amantes de veiculos 4x4 e ai que a coisa pega, a meu modo de ver, na sua viagem.
Acho tremendamente temeroso voce encarar uma viagem dessas em uma Ecosport, pois embora diriamos que 90% do trajeto não requerer tração, voce vai sim deparar-se com situaçoes em que isso é absolutamente indispensavel e necessário. Eu não estimulo; não aconselho e jamais iria a uma viagem dessas sem um carro 4x4.
Não há...repito...não existe...camping em toda a região patagonica e andina seja argentina ou chilena, aberto no inverno.
Nunca faça contas com despesas exatas pois o item que mais consome é aquele chamado de imponderavel que são aquelas despesas que nunca imaginamos que possamos ter.
Desejando que sua viagem traga bastante alegria e ótimas fotos e recordaçoes , sinceramente, com os pés no chão, aconselho com a melhor das intençoes que voce possa juntar mais dinheiro...acredito que uns 5 mil mais do que voce projeta, para não ficar em enrascadas e sem dinheiro no bolso.
Para planejamento de sua viagem...duas dicas:
1) Consulte o site: Argentina - Turismo aventura y viajes - Mapas - Rutas - Hoteles é um site argentino que contem coisas utilissimas e muito mais preciso que o Google para definir rotas, calcular despesas (inclusive de pedágios), hotéis e etc..etc.. dá uma olhada lá!
2) Defina sua rota para entrar na Argentina, saindo por Fray Bentos no Uruguay, direto a Gualeguaychu na Argentina, pois voce evita grande parte das estradas do norte da argentina, que alem de serem nada turisticas, são infestadas de caminhoes e tambem onde está (ainda!) a maior parte dos policiais corruptos na Argentina...(olha ai o imponderavel!), que vão tentar arrancar tudo que puderem do seu rico dinheirinho. Esse trajeto inclui uma ponte, que é a fronteira entre os dois paises, e diferente do que o Goggle informa, ela está aberta!
Voce diz que pretendem cozinhar, o que eu acho uma ótima idéia, mas me diga se voce já cozinhou em lugar aberto, em temperaturas que muitas
vezes com certeza vão beirar o zero grau, ou o que é pior...abaixo disso? É coisa pra alpinista louco! Será viavel mesmo? Não se preocupe...pois não falo do fogo...o frio não impede, mas o tempo de cozimento no minimo dobra e a exposição do corpo humano nessas condiçoes é algo muito dificil e complicado de se lidar, como por exemplo o nariz e a ponta dos dedos, que começam a congelar e podem trazer riscos graves.
Não é exagerado dizer que as temperaturas mais extremas serão corriqueiras, diria que abaixo de Comodoro Rivadavia e dando uma olhadinha no site de previsão climática, dia 12 de abril...é considerada a possibilidade de zero grau de minima e 6 de máxima.. em Ushuaia .e estamos no outono.
Pra finalizar realmente, meu prezado Gabriel.... amo viajar...talvez seja dos maiores prazeres da vida por tudo que envolve, mas viagem deve trazer sómente boas recordaçoes e fotos. Pensa bem! Pensa muito!
De qualquer forma, eu como todos aqui, embora com opinioes distintas e é para isso que o forum existe, estamos todos a sua disposição para o que for do nosso conhecimento e experiencias nessas viagens, possamos ser uteis a voce. Disponha sempre!