estou de volta de viagem e começarei a aprofundar a pesquisa para a viagem.
Inicialmente estou fazendo um levantamento de hospedagem na região do Atacama. Amigos meus que estiveram lá relataram ser bem caro. E realmente os preços destoam um pouco do que estamos acostumados mesmo em locais turísticos no Brasil.
Estou fazendo a pesquisa por meio de sites como o ebooking, considerando 4 diárias para casal em San Pedro de Atacama no período de 8 a 12 de fevereiro, que seria o período aproximado em que estaríamos lá caso o início da viagem seja em 02 de fevereiro e fiquemos alguns dias na Argentina (Salta).
Em Hostel as 4 diárias, com café da manhã, ficariam entre R$ 900 e R$ 1100, ou seja, algo próximo de R$ 250 por diária. Estou falando de Hostel, sem nenhuma comodidade além do quarto e do café da manhã. Pelo menos a maioria tem internet wi-fi. Gostei do Hostal Quinta Adela.
Em termo de hotel, tendo quartos um pouco mais requintados e pelo menos uma piscina, é de R$ 1.700 para cima as 4 diárias para casal no mesmo período, com café. E aí vai até R$ 9 mil para quem quiser.
Informação importante (pelo menos eu não sabia) foi a seguinte: De acordo com a legislação tributária local, os cidadãos chilenos (e os estrangeiros que permanecerem por mais de 59 dias no Chile) devem pagar uma taxa adicional de 19%. Por favor, observe que para usufruir da isenção de impostos, os viajantes estrangeiros devem pagar em dólares americanos e apresentar o cartão de migração fornecido na chegada ao país.
Em breve postarei mais alguns dados.