Postado originalmente por
Robram
Andre,
Blz?
Vou postar minhas onsideraçoes, apos ja ter estado algumas vezes na regiao, de moto ou carro e sempre por lugares diferentes.
1. Algum motivo especial para parar em Curitiba? Se nao tem, continue rodando, depois de Curitiba, vc vai ter bons lugares para dormir em Irati, Guarapuava, Cascavel, Foz...
2. Depois de Foz, e feito os tramites aduaneiros, alem de Corrientes, ha muitas cidades com bons lugares para dormir, no mapa Mapear, tem muitas opcoes, basta entrar com a opcao de mostrar dados proximo a minha rota no GPS...
3. Se for so para dormir, nem entre em Salta, siga direto para San Salvador de Jujuy, tambem ha cidades proximas para dormir.
4 De uma passadinha por Purmamarca, tem uma estrada por tras da cidade que se chama Paseo de Los Colorados, tem no mapear, tambem, e esqueça a placa q diz: Calle sin salida...Aqui ja da pra sentir um pouco da pressao da altitude, comer pouco, mascar folha de coca, e tomar muito cha de coca, ajuda no mal estar. Continuando subindo ainda tem Tilcara e suas ruinas de Pulkara, abasteça nesta cidade, nem sempre tem combustivel em Humahuaca e o posto tem q entrar na cidade. Abasteça tambem em Abra Pampa, quase sempre os postos em La Quiaca, nao tem gasolina, nao sei diesel...Se vc dormiu em San Salvador Jujuy, da pra fazer tudo isso, e ainda passar a fronteira em La Quiaca para Villazon. Quando chegar na Aduana, integrada, nao va para o estacionamento, tente colocar o carro bem proximo, como vou te explicar...Vamos pensar assim a aduana tem o lado de saida da Argentina, e este lado tem 2 lados, o lado direito deste bloco é para passageiros de onibus, e o lado esquerdo para quem viaja por meios proprios, nao confunda com o lado de quem vem da Bolivia...parando o carro bem proximo do lado de onde vc vai estar fazendo os tramites, facilita quando for fazer a aduana boliviana, q so faz se o carro estiver ali na frente.
5 Se achar q da pra continuar va domir em Tupiza, tem um hotel bomzinho e com bom preço, e perto de uma com varios restaurantes, e lebre-se na Bolivia vc vai pagar 3X mais pelo combustive, nao ache ruim, concorde, pague e pronto, se vai achar ruim, nem entre na Bolivia ! Outra coisa, se por acaso vc for chegar domingo em Uyuni, leve combustivel, pq o posto em Uyuni fecha aos domingos e segunda feira a fila é kilometrica, isso qdo ainda tem combustivel...
6 Ate Tupiza é asfalto, de Tupiza a Uyuni a estrada ate Atocha (106 km)é horrivel (claro depende do ponto de vista, para os meus padroes amei...kkkkk), aproveite e faça um lanche no El minero, no fim da avenida principal, depois os outros 103 km ate Uyuni "amelhora".
7 Um dia é o suficiente para conhecer o salar e oq tem em Uyuni, veja se tem a feira livre na rua, bemmmmmmmmmmmmmm legal!
8 Esta foto do seu nick é de verdade, ou so pra bonito???????? Pega essa viatura e poe no deserto!!! Vou te explicar todo roteiro e depois te convencer q vc consegue. Siga pelo Mapear, pela estrada do lado do posto, aquele q vc passou qdo veio de Tupiza, pegue a direita em direcao a San Cristobal tem um posto de combustivel mas nao conte com isso, ja leve seu combustivel para todo trajeto, passe por Alota, tem lugar para domir. E depois saia da otima estrada principal q ate parece um asfalto d tao compactada. Continue em direcao a Laguna Hedionda, se for tarde, ou se houve algum imprevisto dormi aqui, tem um bom hotel com restaurante, se ainda é cedo mude o trajeto para Laguna Colorada, siga sempre o melhor caminho, quase sempre eles levam ao mesmo lugar, quase...Em direcao a Laguna Colorada ainda ha hospedagem no Hotel Tayka del desierto, e um ahospedaria coloetica na LAguna Colorada e outra a alguns km a frente. Leve uma lona e cubra o motor, por causa do frio.
9 Da Laguna Colorada, siga em direcao ao Geyser de la Manhana, a estrada vira uma principal muito boa, ate vc chega em Hito Cajon, ha nao esqueça de fazer a aduana e migracao de saida da Bolivia em Uyuni.
Depois é so descer para San Pedro de Atacama.
Eu e meu filho de 19 anos, fizemos este trajeto, com quase 100 kg de bagagem cada um, toda gasolina desde Tupiza, e alguns litros dagua, se um menino de 19 anos, de moto, carregada ao extremo, conseguiu, vc acha q nao consegue ????
So uma ressalva: Se a neve estiver alta, esqueça, so faça se as empresas de tour estiverem passando, senao, esqueça e va por Allague, e fique sonhando com o Deserto...
So tem um rio para Cruzar no primeiro dia, desça do carro e de uma olhada, as vezes pode estar fundo.
9 Visite primeiro San Pedro de Atacama, acho q 2 no maximo 3 dias, sao suficientes, depois Iquique, q de bom so tem uma Zona Franca, e ver o lindo azul do Pacifico.
10 Pq nao voltar por Copiapo, margeando o Pacificio ate Santiago? Sao 2 dias de viagem.
11 De Santiago subir, conhecer os Caracoles, a neve a beira da estrada, Uspallata, Mendoza, e dai voltar para casa...
Desculpe se escrevi demais.
Abraço