Postado originalmente por
alex.neves
Olá, o tópico é um pouco antigo, mas eu gostaria de adicionar minha experiencia pessoal.
Tive oficina mecanica , no interior de São Paulo, por muitos anos. Faziamos um pouco de tudo, mas principalmente importados e preparação em motores diesel.
E uma coisa posso afirmar, sem qualquer duvida, nada resiste a falta de cuidado do dono. Já vi motor Ford V8 (Mustang) com bloco trincado, Audi A3 1.6 completamente desbielado, MWM Sprint 4cc e 6cc quebrados, BMW , Mercedes, só para citar alguns.
Quanto mais potencia e torque, mais o dono tende a abusar, e diferente de eletronicos e outros equipamentos do mundo moderno, carros não são totalmente resistentes a falta de cuidando e atenção no uso.
Por outro lado, já fizemos motores Sprint 6cc com 500 hps que rodam por anos sem quebrar. Eu mesmo andei milhares de km em um Sprint 4CC com 300 hps e nunca quebrei nada.
Falando sobre a RAM, eu tive uma 2006, e como pontos positivos acho que o principal é a robustez do motor Cummins. Eu conseguia , com frequencia, consumo de 9 km/l na rodovia, andando dentro do limite de velocidade.
O que eu acho extremamente negativo é a falta de conforto, e o custo da manutenção.
Somente fiz as manutenções preventivas na minha, nunca tive o azar de uma quebra.
Por ter familia e amigos nos EUA, e ter trabalhado na area por muito tempo, comprar peças nos EUA sempre foi facil para mim. MAs entendo que para a maioria das pessoas isso nao é uma realidade. E obviamente, dependendo do que quebrar, a espera é longa.