Acabei de fazer o motor do meu primeiro carro a diesel motor Perkins Q20-B e já andei uns 300km.
Foi feito tudo, motor completo, Também bicos, bomba, troquei o Turbo novo, filtro de ar etc...
Mas desde o dia que montou que sai fumaça azul até em marcha lenta só diminui um pouco quando o motor esta bem quente e quando acelero sai também tuchos de fumaça preta .Falei com a retifica e me disseram que tenho de rodar mais para acentar os anéis, que só acentam com 10.000KM. Também sobe e vasa oleo pelo cano das vareta de de medição. Estou bém preoculpado pois
gastei uma nota e não sei isso é normal, se realmente é o que a retifica me falou. Peço ajuda de vcs. Alguem sabe me dizer se isso é normal ?
Deixa o motor em marcha lenta e abra a tampa do óleo no cabeçote, sen retirá-la. Ela deve ficar balançando ali no lugar mas não pode sair.
Se sair ou tá vazando compressão pra baixo, aneis/pistão, etc ou vc pode ter o respiro do carter entupido. Aquela borracha ali da tampa de vávula. Verifique pois geralmente o problema vem da peça mais barata e vc descobre isso comprando todas as caras antes.
Realmente não era pra ter vazamento nenhum...
Mas a retífica de motores a Diesel é assim mesmo, ande mais uns mil km (verificando o óleo) pra vc ver se aparece mais algum problema.
A segunda etapa vc vai procurar a retífica que te deu garantia do serviço (certo?) e aí eles vão dar uns reapertos no motor, tirar os vazamentos e dar um olhada na bomba injetora, fazendo isso seu motor sai de lá afinado!