Aumentando a massa não suspensa, molas e amortecedores sofrem um bocado, pois eles tem que suportar não só o peso do carro (massa suspensa) mas também as oscilações da massa não suspensa (o eixo, freios, rodas e pneus).
Lembram-se das primeiras Blazers e S10???? Aquelas com rodas de 6 furos???? Ao que eu sei é a versão pior em termos de conforto e estabilidade. Justamente porque o eixo trazeiro era muito pesado para o tamanho do carro. Posterior a isso diminuiram o peso, e puderam colocar molas mais macias e amortecedores mais suaves.
Por outro lado, água dentro dos pneus provoca um comprtamento bem singular. A água fuciona como um balanceador dinâmico, um amortecedor, e um acumulador de energia cinética. Isso pode até colaborar para a manutenção da velocidade, mas vai sacrificar a ação dos freios.
Por outro lado mais um inconveniente pode occorer. Com o aquecimento do pneu e consequentemente da água no seu interior, a manutenção da pressão interna do pneu vai ser crítica. Com aquecimento a água dilata e comprime o ar remanescente do pneu. Sob pressão, dificilmente vai evaporar, mas a simples dilatação já será suficiente para provocar alterações. Com isso, a pressão interma vai oscilar bastante e pode resultar em problemas para a manutenção do pneu.
Mais uma observação. A estrutura do pneu é projetada para se deformar diante da pressão do ar, que ocorre de uma maneira unifirme por todas as paredes do pneu. Diante disso sabe-se até quanto da superfície estará em contato com o solo com determinada pressão. É por conta disso que um pneu sofre desgaste irregular com pressão maior ou menor que a adequada.
Já com água dentro do pneu, a banda de rodagem assumirá um comportamento bem diferente, pois quem vai colaborar para a sua acomodação ao solo não é só a pressão interna, mas também o peso da água que será capaz de se distribuir de uma forma que o ar não consegue. Tentando entender melhor, com água no interior, o pneu se comporta mas semelhante a um esteira do que um pneus propriamente.
Assim, tração realmente melhora, mas é necessário observar sob quais circunstâncias.
Abraços