Postado originalmente por
SERGIO AUGUSTO
Fala Pablo:
A respeito de sua duvida, possivel é sim, porém fica caro, porque tem que trocar o conjunto de engrenagens, e o CARRETEL(CONTRA EIXO), porque este cambio tem o contra eixo com as engrenagens motoras das marchas, fundidas nele. Mas tem um jeito de voce "melhorar" o escalonamento das marchas de sua camionete, baseado no que fala, que gostaria de uma primeira marcha mais curta(maior torque de arrancada), e a quinta mais longa;
Voce pode trocar o seu 2405 por outro, que por exemplo pode ser o FSO2405E(num. EATON 3360037), que equipa os TRLLER a aprtir de 2006, porém UTILIZANDO AS ENGRENAGENS DA QUINTA MARCHA(elas são "soltas", tanto no eixo principal, como no contra eixo), DO FSO2405K, QUE EQUIPA AS S-10 ELETRONICAS. Conheço em Goiania, um local, que o pessoal monta um cambio do jeito que quer(ou pretende), e negocia com voce a base de troca, no seu.
Este exemplo que te dou, voce vai ficar com um cambio assim, em relação ao seu:
PRIMEIRA MARCHA - 20% MAIS CURTA
SEGUNDA MARCHA - 11% MAIS CURTA
TERCEIRA MARCHA - 0,2% MAIS LONGA
QUARTA - IGUAL(não tem com ser diferente, a quarta marcha é prise direta 1,00:1)
QUINTA MARCHA - 15% MAIS LONGA.
Agora resta voce avaliar realmente se vale a pena(custo benefício). Eu conheci o BAIANINHO CAMBIOS, em Goiania, quando tava pensando em trocar motor e cambio da Dakota, e andi fazendo umas pesquisas pra equalizar um CUMMINS 4BT, cambio e diferencial, pra ter um bom desempenho.
Os telefones dele são:
0xx62 3878 9565
0xx62 3878 9556
0xx52 3558 2758.
Veja os anexos, que entenderá a questão.
No catalogo do FSO2405, tem as especificações de um FSO2405M, que no CATÁLOGO DE PEÇAS EATON(tenho o eletronico), não acho aplicação dele em nenhum veículo, e este tem uma primeira bem curta, 4,994:1, como verão no anexo, este, com as engrenagens de quinta do 2405 K, ficaria bem legal.
Abraço
Sérgio